Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 1 de abril de 2013

680 - Discos da Minha Vida: "...Famous Last Words...", do Supertramp

Estou iniciando mais uma série de postagens aqui no nosso blog, desta vez sobre discos que marcaram definitivamente a minha história, seja pela alta qualidade musical ou simplesmente pela influência emocional que teve em minha trajetória.
Supertramp foi uma banda de rock britânica formada em 1969 com o nome inicial de Daddy, mais tarde renomeada no início dos anos 1970. Ficou conhecida pela sua competente atuação no rock progressivo, com as lindas e harmônicas composições de seus líderes Rick Davies and Roger Hodgson, como também pela voz destacada e inconfundível deste último nas interpretações. Uma das suas características era o uso constante em suas músicas do piano elétrico Wurlitzer e memoráveis solos de saxofone. A banda vendeu mais de 60 milhões de álbuns em toda a carreira, com destaque para o disco de 1979, "Breakfast in America", que foi o seu maior sucesso comercial, com mais de 28 milhões de cópias vendidas. 
Realmente este álbum é fantástico, com grandes sucessos como "The Logical Song", "Take the Long Way Home", "Goodbye Stranger" e "Breakfast in America". 
Mas o disco que eu mais gosto é o sétimo da banda, "...Famous Last Words...", lançado pela A and M Records em outubro de 1982, o último com a participação do vocalista, guitarrista e tecladista Roger Hodgson. É um dos álbuns que entraram definitivamente para a minha história de vida.
O meu prazer já começa ao ver a capa, com a belíssima fotografia do equilibrista em cima da corda sob a luz do holofote e a mão que segura a tesoura pretendendo derrubá-lo. Lindíssima capa!  
Cada música deste disco agrada consideravelmente o meu coração, com suas melodias harmoniosas, as interpretações espetaculares dos músicos e a voz maravilhosamente sedutora de Hodgson. Quando o coloco para tocar, é um êxtase completo. Cada nota, cada som, cada palavra cantada me deixa extremamente feliz e sereno. Gosto de todas as músicas, mas ainda mais de "C´est Le Bon", "Know Who You Are" e "Bonnie". A abertura de "Don´t Leave Me Now" é simplesmente fantástica, eletrizante, mágica.  Não conheço absolutamente nada de teoria musical, sigo tão somente aquilo que me acaricia a mente e a alma e me afaga o coração, e isso este álbum do Supertramp me afeta profunda e maravilhosamente bem. É o que vale e isso já me basta.
Um grande abraço espinosense.

Todas as músicas foram compostas por Rick Davies e Roger Hodgson
Lado A
Crazy - 4:44
Put on Your Old Brown Shoes - 4:20
It´s Raining Again - 4:23
Bonnie - 5:38
Know Who You Are - 5:00

Lado B
My Kind of Lady - 5:16
C´est le Bon - 5:33
Waiting So Long - 6:35
Don´t Leave Me Now - 6:24

Ficha Técnica
Banda Supertramp
  • Rick Davies - teclados, voz principal nas faixas (A) 2, 4,(B) 1, 3
  • John Helliwell - saxofone, teclados
  • Roger Hodgson - guitarra, teclados; voz principal nas faixas (A) 1, 3, 5, (B) 2, 4
  • Bob Siebenberg – bateria
  • Dougie Thomson – baixo
Pessoal adicional
  • Claire Diament - voz de apoio em "Don't Leave Me Now"
  • Ann Wilson e Nancy Wilson - voz de apoio em "Put On Your Old Brown Shoes" e "C'est Le Bon"
Produção
  • Produtores: Peter Henderson, Russel Pope, Supertramp
  • Engenheiro de som: Peter Henderson
  • Engenheiro assistente: Norman Hall
  • Masterização original: Doug Sax, Mike Reese
  • Remasterização da edição de 2002: Greg Calbi, Jay Messina
  • Som dos concertos: Russel Pope
  • Técnico de som: Bud Wyatt
  • Arranjos de cordas: Richard Hewson (em "Know Who You Are")
  • Direção de arte: Mike Doud, Norman Moore
  • Design da capa: Mike Dowd, Norman Moore
  • Conceito da arte da capa: Mike Dowd
  • Trabalho de arte: Mike Dowd
  • Fotografia e foto da capa: Jules Bates, Tom Gibson
  • Fotografia do encarte: Tom Gibson
Fonte: wikipedia.org

679 - Pérolas do inigualável humor caipira

Descobri dia desses no You Tube, um vídeo hilário daquelas velhas histórias bem peculiares de caipira. O matuto goiano Geraldinho Nogueira participou do Programa Som Brasil, na época apresentado pelo ator Lima Duarte, e contou uma história engraçadíssima sobre o seu relacionamento com uma bicicleta, naquele maravilhoso e tão nosso conhecido sotaque do homem da roça.
Geraldo Policiano Nogueira, o Geraldinho, era um morador da pequena cidade goiana de Bela Vista de Goiás, onde nasceu no dia 18 de dezembro de 1918, na Fazenda Aborrecido. Viveu grande parte da sua vida na Fazenda Nuelo. Foi casado com Dona Joana Bonifácio e teve oito filhos.
Ele mesmo se definia como um "rachadô de arueira", um "capinadô de roça" ou um "derrubadô de mata". Analfabeto, ele animava toda a redondeza nas quermesses, festas e reuniões da comunidade, contando os seus "causos" com toda a malícia e irreverência de matuto. Depois de ter o seu talento artístico descoberto, ele foi levado para os palcos por Hamílton Carneiro que criou o show "Trova, Prosa, Viola", em que ele contava as suas histórias, ao lado da dupla sertaneja André e Andrade, que fazia a parte musical. Também se tornou garoto-propaganda da Caixego, extinta instituição financeira do estado de Goiás, e se apresentava em programas na televisão.
A sua autenticidade era tão presente, que não há como não cair na risada com o seu linguajar tão característico do homem simples do sertão, tão rico de beleza e bom humor.
Geraldinho faleceu em 5 de dezembro de 1993, devido a uma trombose intestinal.
Eu me diverti à beça assistindo aos seus vídeos e tenho certeza de que vocês também irão gostar.
Um grande e risonho abraço espinosense.
Estátua em homenagem à Geraldinho Nogueira em Bela Vista de Goiás

 

678 - Lugares Maravilhosos do Mundo: Cachoeira de Seljalandsfoss, na Islândia

A Islândia é um país pequeno, uma ilha com uma população de apenas 300.000 habitantes, dois terços deles moradores da capital Reykjavik. Mas ao mesmo tempo um lugar encantador, com inúmeros cartões-postais espetaculares. Um deles, que se localiza na parte sul do país, é a Cachoeira de Seljalandsfoss. A imensa queda d´água do Rio Seljalandsa é de espetaculares 62 metros de altura sobre a falésia e fica a 125 km da capital Reykjavik. Pode-se entrar por detrás da cachoeira, através de uma trilha, e apreciar a imagem estupenda da beleza da Natureza. Mais uma maravilha da Islândia, cenário de geiseres, vulcões, lagos, cachoeiras e visuais inacreditáveis. Para conhecer esta maravilha, é só dar uma olhada nas fotografias publicadas abaixo.
Um grande abraço espinosense.