Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 19 de março de 2013

668 - A diferença entre Messi e Neymar

Um vídeo postado no You Tube faz uma comparação entre os craques do futebol Lionel Messi e Neymar Júnior. Entretanto, no vídeo, não se comparam as qualidades, habilidades e talento de dois grandes expoentes da arte de jogar futebol no mundo, mas como eles se comportam em campo nos lances em que são constantemente incomodados pela fortíssima marcação adversária. O que faz a diferença é a vontade clara de Messi em prosseguir nas jogadas, mesmo sofrendo faltas dos jogadores adversários. Neymar, ao contrário, em muitas e muitas jogadas, prefere o lamentável recurso de se jogar, simulando a ocorrência de faltas nem sempre reais, o que lhe custou por muitas vezes a pecha de "cai-cai". 
Este por sinal, é um dos piores males atualmente no futebol brasileiro: a tentativa corriqueira de alguns atletas de tentar ludibriar os árbitros para conseguir marcações de faltas e penalidades máximas, não existentes, a seu favor. Entre tantos exemplos por aí, está o atacante do Atlético Mineiro, Neto Berola, que irrita a torcida com as suas tentativas habituais de enganar a arbitragem, se jogando cinematograficamente no gramado a cada encontro com os zagueiros adversários, na imensa maioria das vezes sem sucesso e por muitas vezes recebendo advertência com o cartão amarelo, prejudicando sobremaneira o próprio time. Ou seja, atitudes lamentáveis e que devem merecer forte reprovação.
É óbvio que os lances mostrados no vídeo são apenas uma seleção do que aconteceu em alguns poucos jogos dos dois jogadores e não retratam totalmente a realidade, mas não há como comparar a seriedade do gênio Messi com a "malandragem" do Neymar. Messi é um exemplo de como se joga futebol, com um talento espetacular e com uma determinação elogiável em tentar sempre a vitória, com ética e respeito às regras do jogo.
Um grande abraço espinosense. 

667 - Somos Tão Jovens: a história da lendária Legião Urbana

Foi divulgado o trailer do filme "Somos Tão Jovens", com estreia marcada para 3 de maio, que conta a história da criação de uma das melhores e mais importantes bandas de rock do Brasil, a lendária Legião Urbana, comandada pelo genial Renato Russo. 
Estrelado pelo jovem ator Thiago Mendonça e com direção de Antônio Carlos da Fontoura, o filme retrata o período efervescente da juventude brasiliense entre 1976 e 1982, com foco na vida do jovem Renato Manfredini Júnior e na criação do Aborto Elétrico que viria a ser o embrião da Legião Urbana. As primeiras composições "Que País é Esse?", "Tédio", "Música Urbana" e "Geração Coca-Cola" já mostravam o inconformismo com o "statu quo". Na fase solo, d"O Trovador Solitário", viriam canções narrativas de histórias realistas que viraram clássicos como "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo". A partir do início da Legião Urbana, viriam inúmeras pérolas do rock brasileiro como "Índios", "Pais e Filhos", "Vento no Litoral", "Tempo Perdido", "Há Tempos", "Meninos e Meninas", "Por Enquanto" e tantas outras mais.
Estou aguardando ansiosamente a estreia do filme para assistir à história do início de uma das minhas bandas favoritas. E claro, ver a história do inigualável Renato Russo, que tanta falta faz ao cenário musical mundial, principalmente no panorama musical brasileiro, que passa por uma fase terrível da ditadura do mau gosto e da desqualificação.
Em tempo, além do lançamento de "Somos Tão Jovens" agora em maio, estreará no segundo semestre a produção "Faroeste Caboclo", filme inspirado na canção homônima de Renato Russo.

Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres.
Produtora: Canto Claro Produções Artísticas
Coprodução e Distribuição: Fox Film e Imagem Filmes
Gênero: Cine-biografia
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Produtora: Letícia Fontoura
Produção Executiva: Marcelo Torres
Direção Musical: Carlos Trilha
Direção de Fotografia: Alexandre Ermel
Direção de Arte: Waldy Lopes
Direção de Segunda Unidade: Luiz Fernando Borgues
Direção de Produção: Daniel Fontoura e Clara Machado
Som direto: Leandro Lima
Figurino: Verônica Julian
Caracterização: Rosemary Paiva e André Anastácio
Eletricista Chefe: Álvaro Almeida
Maquinista Chefe: Carlos Almeida

666 - Baatara Gorge Waterfall, que maravilha!

Mais uma cachoeira espetacularmente bela. A Baatara Gorge Waterfall (ou Balaa Gorge Waterfall) fica no Líbano, em Tannourine. A queda d´água de 255 metros de altura que aparece no inverno, quando a neve se derrete e cai no abismo, está situada na Montanha do Líbano, em uma grande caverna de calcário na Montanha Baatara. Foi descoberta em 1952 pelo bioespeleologista francês Henri Coiffait.
A caverna onde ela está situada também é conhecida como "Caverna das Três Pontes". Tal nome deve-se ao fato da existência de três pontes construídas ao longo do tempo pela erosão na Natureza e que levam à base da caverna, descortinando um espetáculo deslumbrante. O melhor mesmo é apreciar tanta beleza através das imagens abaixo. Ou, melhor ainda, pegar a estrada e conhecer mais essa maravilha da Natureza com os seus próprios olhos, in loco. Que tal?
Um grande abraço espinosense.












665 - Esse envolvente e encantador futebol do GALO...

A dura caminhada do Clube Atlético Mineiro em busca do inédito título continental foi vitoriosa nesta primeira fase da mais importante competição da América. Mesmo com duas partidas ainda por fazer no grupo 3 da Copa Libertadores da América, contra o Arsenal, no Independência (dia 3 de abril), e contra o São Paulo, no Morumbi (dia 17 de abril), o Atlético já conseguiu a classificação para a próxima fase, as oitavas de final, como também conquistou a posição de primeiro colocado em seu grupo. No Campeonato Mineiro o time está, no momento, com a segunda colocação, com grandes chances de se classificar à segunda fase, as semifinais. 
Mas não é somente essa estatística que está enlouquecendo de alegria a imensa, apaixonada e cada vez mais entusiasmada Massa Atleticana. É a qualidade do futebol apresentado pela equipe desde o ano passado, que está deixando alucinado o torcedor alvinegro das Gerais. Depois que o gênio da bola Ronaldinho Gaúcho caiu dos céus na Cidade do Galo, o treinador Cuca conseguiu armar um time extremamente competitivo, confiante e coeso, que encanta a todos com um futebol harmonioso, participativo e sempre em busca do gol. Os bons resultados alcançados no ano passado e nas primeiras partidas deste ano, criam uma grande expectativa na torcida de que títulos poderão ser conquistados. Mas os mistérios do futebol mostram que nem sempre aqueles que apresentam o melhor futebol chegam à conquista de títulos. O Brasil de 1950,  a Hungria de 1954, a Holanda de 1974, os Atléticos de 1977 e 1980, a inesquecível Seleção Brasileira de 1982 foram tristes exemplos da complexidade injusta do futebol.
Mas mesmo que, infelizmente, os títulos não venham, já terá valido a pena assistir a cada apresentação do esquadrão alvinegro, quase sempre jogando para a frente, sufocando o adversário, com muita determinação, garra, união e a elegância e a genialidade do nosso carismático camisa 10, Ronaldinho Gaúcho.
É óbvio que os adversários, principalmente a torcida azul aqui de Minas, estão incomodados com o sucesso atual do Atlético, com muita gente por aí fazendo promessas e torcendo obstinadamente para que o Galo seja o mais breve possível eliminado da Copa Libertadores. Pode acontecer, pois a partir da próxima fase os jogos serão no mortal esquema de jogos eliminatórios, sempre surpreendentes. Tudo pode acontecer, portanto.
Então, só nos resta vibrar, nos alegrar, nos emocionar, nos extasiar perdidamente com as rápidas jogadas do Bernard, com as importantes defesas do Víctor, com as arrancadas do Réver, com os desarmes do Pierre e do Leandro Donizete, com os gols do Diego Tardelli e com os dribles e passes mágicos do Ronaldinho Gaúcho. Cada jogo é uma história de alegria incontida, de uma emoção arrebatadora, de um momento mágico do esporte e da vida gloriosa do Clube Atlético Mineiro. Muitos adversários não conseguem entender esse sentimento diferenciado que é torcer pelo Galo. Jamais entenderão! Talvez nem nós saibamos explicar, mas que é bom, ah! isso é.
Um grande abraço espinosense atleticano.


 Não poderia deixar de registrar aqui a minha alegria ao ver as cenas de bastidores do clássico Atlético e América neste domingo, em que o Galo venceu por 5 x 2. Torcedores atleticanos e americanos convivendo amistosa e respeitosamente, em completa harmonia. São cenas assim que não me deixam perder a esperança de um dia ainda poder estar no Mineirão lotado e presenciar as torcidas de Atlético e Cruzeiro se misturando no estádio, torcendo pelos seus times, cantando os hinos dos clubes, vaiando o adversário, xingando o árbitro, demonstrando toda a sua paixão clubística, mas tudo isso com o maior respeito pela torcida rival e em plena paz, sem a mínima demonstração de violência. Eu ainda continuo otimista! Quem sabe um dia?