Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

647 - Pitacos Desvairados IX

A quarta-feira, 20 de fevereiro, foi cheia de assuntos importantes. Vamos "pitaquear" alguns deles.

10 ANOS DO GOVERNO DO PT - Mesmo com as pesadas críticas eleitoreiras do Aécio Neves e do PSDB, não pode-se deixar de enaltecer as grandes realizações do governo do PT nesses dez anos em que Lula e Dilma estiveram à frente da administração do país. Foram muitas as conquistas e temos muito o que comemorar. O fundamental, na minha opinião, é que pela primeira vez na história, um governo se dedicou e continua se dedicando arduamente no combate à pobreza, envidando todos os esforços para promover a inclusão social, defendendo os interesses da classe menos privilegiada da população, que por anos e anos foi completamente abandonada pelo poder público. A verdadeira revolução de transportar milhões de pessoas a um novo patamar de condição financeira e social é a maior conquista do governo petista. Quantos milhões de brasileiros não tiveram as suas condições de vida melhoradas com a criação de milhares de empregos formais; quantos não tiveram a oportunidade de acesso ao crédito para iniciar os seus empreendimentos; quantos não tiveram a chance de conquistar a sua moradia tão sonhada; quantos não tiveram acesso a bens antes inimagináveis como automóveis e eletrodomésticos; quantos não puderam ter acesso, para si e para os filhos, de oportunidades de ingresso nas universidades. É uma mudança de rumos importantíssima e crucial na rota do país, que sempre privilegiou uma pequena parte da população, em detrimento à maioria do seu povo. Essa é a essência do governo democrático do Partido dos Trabalhadores.
É óbvio que erros foram cometidos, processos viciados da política foram usados indevidamente, ações sociais e de infraestrutura ainda estão engatinhando, mas o que se percebe de ganho para a população ao comparar os números dos últimos governos, torna-se incontestável. O país melhorou e muito e a tendência é que as dificuldades momentâneas na economia sejam vencidas para que o Brasil retorne às altas taxas de crescimento. É o que desejo, espero e torço para que aconteça nesta nossa pátria amada.

SURPRESA! O BARÇA PERDEU - É isso mesmo! O Barcelona perdeu. Hoje em dia é tão raro ver uma notícia assim, não é? Mas é verdade, o Barcelona perdeu por 2 x 0 para o glorioso time italiano do Milan, de grande importância na história, vencedor de nada menos que sete títulos da Champions League. Ou seja, nada de anormal. O Milan conseguiu fazer uma ótima apresentação, neutralizando o incrível poder de fogo e de posse de bola da equipe catalã e conquistou uma vantagem enorme na busca da classificação para a próxima fase. Ao Barcelona, só resta usar de todo o potencial do seu espetacular time de futebol para vencer o adversário em casa por três gols de diferença. Difícil, mas não impossível, principalmente para o melhor time do mundo e que tem vestindo a sua camisa 10 um tal de Lionel Messi. Partida imperdível para se assistir no dia 12 de março, o jogo da volta, no Camp Nou.

A CARREIRA NO RALO - Mais um atleta de grande sucesso e fama joga toda a sua carreira e credibilidade no ralo. O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius é acusado de assassinar, com quatro disparos de arma de fogo, a sua lindíssima namorada Reeva Steenkamp, no último dia 14 de fevereiro. Conhecido mundialmente como "Blade Runner", por ter as duas pernas amputadas e usar próteses de fibra de carbono de última geração, o atleta se destacou ganhando quatro medalhas de ouro nas competições paralímpicas. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, tornou-se o primeiro atleta paralímpico a disputar uma Olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais.
As investigações sobre o caso continuam na África do Sul, com grande repercussão mundial.

A VISITA DA CUBANA YOANI SÁNCHEZ - A visita da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil, para divulgar as suas ideias a favor da liberdade de imprensa em Cuba, causou intensas manifestações contra e a seu favor em alguns lugares do país. Houve excessos de alguns mais radicais, o que demonstra falta de espírito democrático. Concorde-se ou não com as suas ideias e opiniões, o que o povo brasileiro deve fazer é recebê-la com o maior respeito e gentileza. As manifestações devem acontecer, claro, mas sempre de forma pacífica e ordeira. Multiplicidade de ideias sempre é salutar. Viva a democracia!

A INACEITÁVEL FACE DA VIOLÊNCIA - Mais uma vez a cena se repete nos estádios pelo mundo. A morte de mais um torcedor, desta vez de um jovem de 14 anos, Kevin Douglas Beltrán Espada, durante o jogo desta quarta-feira pela Taça Libertadores da América entre San José x Corinthians, em Oruro, na Bolívia, mostra mais uma vez a face hedionda da violência nos estádios. Até quando vão ficar impunes esses "torcedores" que na realidade são marginais infiltrados nas torcidas, com o único objetivo de tumultuar, agredir os adversários e incitar a violência? Já passou da hora de as autoridades esportivas, policiais e governamentais criarem mecanismos eficientes de descobrir e punir exemplarmente esses vândalos idiotas que saem de casa, não só para expressar o seu amor incontido pelo time do coração como nós, pessoas comuns, mas para desencadear dor e tristeza. Chega! Cadeia neles!
 
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS - Uma imagem me chamou a atenção durante o Carnaval deste ano no Rio de Janeiro. Um repórter da TV Globo fez uma curta entrevista ao vivo com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que assistia aos desfiles. De repente, um assessor (?) retira abruptamente um copo de cerveja da mão dele. O fato rendeu pouca ou quase nenhuma repercussão na imprensa. Não haveria por que. Todo mundo tem o direito de tomar o seu gole em paz. O problema é que há alguns anos, em um dia de folga, o presidente Lula foi fotografado na praia privativa do Exército carregando um isopor. O fato poderia ser visto como uma atitude de humildade do presidente que poderia ter deixado a tarefa para o seu segurança ali ao lado. Mas não, a imprensa pegou pesado, criando conjeturas sobre o que haveria dentro do isopor, quase afirmando ser cachaça. Resumindo, FHC bebe, eu bebo, minha mulher bebe, 99,9% da população de Espinosa bebe, 80% do povo de Montes Claros bebe, 80 milhões de brasileiros bebem, o Obama bebe, o Winston Churchill bebia para danar, o Aécio bebe (e ainda dirije) e o coitado do Lula não pode tomar a sua pinguinha sossegado. É brincadeira! Quanta perseguição, meu Deus! (risos, muitos risos)

Um grande abraço espinosense.