Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

641 - John Lennon no mundo do crime?

Muitos pais no mundo inteiro, naturalmente felizes e encantados com o nascimento de seus filhos, se entusiasmam tanto que os batizam com os nomes dos seus ídolos, sejam astros da música, do esporte ou do entretenimento em geral. Assim proliferam pelo mundo os Michael Douglas, Elis Regina, Marlon Brando, Michael Jackson, Roberto Carlos, Jerry Adriani etc.
Mas uns fatos realmente curiosos aconteceram nos últimos dias em Minas Gerais, conforme notícias publicadas no jornal Estado de Minas. Vários indivíduos com o nome do líder da melhor e mais importante banda de rock de todos os tempos, John Lennon, apareceram nas páginas policiais do jornal em ações criminosas.
Primeiro foi o John Lenon Gomes Camargos, de 22 anos, um violento homicida que há muito tempo aterrorizava moradores dos bairros da Região Norte de Belo Horizonte, acusado de pelo menos cinco assassinatos e duas tentativas de homicídio, que foi preso em BH, em 22 de dezembro.
O segundo homônimo do astro inglês a virar notícia foi John Lennon Fonseca Ferreira, de 22 anos, um dos criminosos mais procurados do estado de Minas Gerais, que apareceu na imprensa no dia 8 de janeiro, depois de ser capturado ao tentar assaltar uma casa no Bairro Amazonas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele já tinha mandados de prisão em aberto por homicídio, tentativa de homicídio, falsidade ideológica, porte ilegal de armas e roubo.
Outro xará do compositor da clássica canção "Imagine", o jovem de 19 anos, John Lenon Ribeiro Siqueira, foi preso no dia 9 de janeiro, quando tentava assaltar uma casa lotérica em Belo Horizonte. 
Mas não ficou por aí, um tal de John Lennon Sebastião da Silva, de 18 anos, foi encontrado morto dentro de um automóvel Parati, no Bairro Tupi, também em Belo Horizonte, no mesmo dia 9, à noite.
É realmente uma pena que esses afortunados jovens, com suas atitudes desregradas e fora da lei, estejam manchando o nome de um dos maiores nomes da música mundial, um ídolo de milhões de pessoas em todo o mundo. Entretanto, seu nome jamais será maculado. Descanse em paz, John!
Um grande abraço espinosense beatlemaníaco.


640 - Amigos para sempre

Tive a felicidade de, em mais de 30 anos de trabalho no BB, conquistar uma plêiade de amigos inigualáveis, pessoas de todos os cantos e lugares desse nosso imenso país e que, mesmo atualmente distantes (alguns), continuam e continuarão para sempre em meu coração. Quando redescubro a presença deles em velhas fotografias de um tempo maravilhoso de convivência harmoniosa, muito trabalho e leal amizade, tenho uma inestimável sensação de alegria e prazer.
Na fotografia, datada de dezembro de 1988, em uma confraternização dos colegas de BB na AABB Espinosa, estão Luís Alberto de Oliveira Quites, Carlos Magno Tolentino Vieira, Cléa Márcia de Souza Martins Tolentino, Antônio Eustáquio Freitas Tolentino, Maria Helena de Oliveira, Veraldino Josias Jorge (Dino), José Américo Antunes Brant e Francisco Gomes da Rocha, o grande Xará. Tempos felizes!
A todos eles a minha saudade, a minha consideração, o meu carinho e a minha amizade eterna.
Um grande abraço espinosense, meus amigos do peito.
 

639 - A imponente Catedral Metropolitana de Montes Claros

Chamada igreja-mãe da Arquidiocese de Montes Claros, localizada na Praça Pio XII, no centro da cidade, a Catedral de Nossa Senhora Aparecida se destaca das construções vizinhas pela sua beleza e imponência. Construída em uma mistura dos estilos gótico e romano, a bela casa religiosa tem muitas inconsistências e informações desencontradas na história da sua construção. Conforme alguns moradores mais antigos, a planta da edificação chegou à cidade através de um cônego belga da ordem premonstratense, Jerônimo Lambien, a pedido do então arcebispo de Montes Claros, dom João Antônio Pimenta. 
Devido à sofisticação e complexidade da obra, que iria exigir bastantes recursos financeiros, o projeto só começou a ser implementado por volta de 1926, quando a Igreja local conseguiu um bom dinheiro ao vender uma parte das suas terras ao governo, para implantação da estrada de ferro da Central do Brasil. Só depois que o esperado trem de ferro finalmente se apresentou pela primeira vez na cidade é que então foi lançada a pedra fundamental da igreja e o mestre de obras Francisco José Guimarães deu início à construção. 
Mas houveram problemas a partir dos três anos depois do início das obras. Devido à crise econômica americana no ano de 1929, da Revolução Constitucionalista de 1932 e da Segunda Guerra Mundial em 1939, o governo brasileiro, que pagava a sua dívida em prestações, atrasou os pagamentos, o que causou enorme atraso na construção da nova catedral. Infelizmente, o mestre de obras Francisco José Guimarães não pôde concluir a sua bela obra, falecendo em 1940, dez anos antes da sua inauguração. Seu corpo foi e permanece sepultado no interior da igreja. 
Depois da inauguração, a pedido do bispo, um cemitério que existia ali por perto foi transferido para outra área da cidade, o que causou revolta em parte da população. Mas isso se perdeu no tempo e hoje, incrustada bem no centro de Montes Claros, a Catedral, um dos mais belos cartões-postais da cidade, pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que foi criada em 29 de janeiro de 1950, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora e São José, da Igreja Matriz. 
O primeiro pároco foi o Padre Silvestre Isidoro Clasen, que governou de 1950 a 1952. Depois vieram os padres Gustavo Ferreira de Sousa (1953-1954), Paulo Emílio Pimenta (1954), Agostinho José João Beckauser (1954-1960), João Machado Gomes (1960-1965), Joaquim Cesário dos Santos Macedo (1965-1967), Tarcísio Guimarães Mendes (1967), José Osmar Teixeira (1967-1969), Raymundo Tadeu de Carvalho (1969-1979), João Machado Gomes (1979-1985), Raymundo Tadeu de Carvalho (1985-1988), Luiz Martins Parente (1988-1993), Antônio Alencar Monteiro (1993-2002) e Dorival Souza Barreto Júnior (2002-2013). O padre Dorival, depois de 10 anos, sete meses e um dia como pároco da Catedral, está deixando a sua administração para assumir a Matriz de Nossa Senhora e São José agora em fevereiro.

















As missas na Catedral acontecem em todos os dias da semana, a saber:
Segundas, terças, quintas e sextas-feiras: 18h30min
Quartas-feiras: 7h e 18h30min
Sábados: 17h
Domingos: 7h, 9h, 18h30min e 20h

No Santuário Bom Jesus:
Segundas, terças, quintas e sextas-feiras: 7h
Domingos: 8h

Na Capela São José:
Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras: 18h15min
Domingos: 9h e 19h
Fontes: em.com.br e catedralmoc.org.br
Um grande abraço espinosense e um pouco de poesia em nossa louca e bela vida.

AMOR E CRENÇA
Augusto dos Anjos

Sabes que é Deus? Esse infinito e santo
Ser que preside e rege os outros seres,
Que os encantos e a força dos poderes
Reúne tudo em si, num só encanto?

Esse mistério eterno e sacrossanto,
Essa sublime adoração do crente,
Esse manto de amor doce e clemente
Que lava as dores e que enxuga o pranto?

Ah! Se queres saber a sua grandeza
Estende o teu olhar à Natureza,
Fita a cúpula do Céu santa e infinita!

Deus é o Templo do Bem. Na altura imensa,
O amor é a hóstia que bendiz a crença,
Ama, pois, crê em Deus e... sê bendita!

638 - Como se portar na Internet

As redes sociais se tornaram rapidamente um extraordinário canal de comunicação, usado por pessoas de todo o mundo, de todas as idades e condições sociais, facilitando e muito o contato entre amigos próximos e distantes e propiciando reencontros de quem há muito tempo não se falava. Isso é ótimo! 
Mas como toda forma de comunicação, há algumas regras de etiqueta e respeito mútuo que devem ser seguidas, fato muitas vezes ignorado por grande parte dos usuários das redes sociais. É quase como o contato na vida real, a comunicação nas relações humanas deve ser feita com cortesia, cordialidade, respeito, atenção às regras da língua e nada de xingamentos, ofensas ou comentários preconceituosos. 
Para que você possa se comunicar em alto nível na rede, aí vão algumas dicas:   
  • Em hipótese nenhuma escreva a sua mensagem em letras maiúsculas. Na Internet, isso soa como se você estivesse gritando, o que convenhamos, não é agradável;
  • Evite encaminhar correntes, piadas de conteúdo pesado ou mensagens muito longas;
  • Se enviar citações ou textos de outros autores, jamais deixe de identificá-los, depois de se certificar da veracidade da autoria da obra (muitos textos são erroneamente atribuídos a alguns escritores);
  • Não marque outras pessoas em fotografias sem antes consultá-las. Pode ser que a pessoa não queira ser identificada naquela foto;
  • Seja comedido nas suas publicações. Não publique muita coisa parecida de uma só vez;
  • Nunca publique informações sigilosas ou assuntos particulares nas mensagens abertas. Use as mensagens privadas;
  • Quando estiver conversando com alguém através da rede, seja breve e não estenda muito a conversa. A outra pessoa pode estar ocupada; 
  • Você não é obrigado a aceitar como amigo virtual quem você não tem intimidade na vida real. Muitos aceitam todo mundo para se vangloriar do número de amigos conquistados, o que se trata de uma infantilidade;
  • Jamais teça críticas na rede a quem quer que seja, ao seu trabalho, ao seu colega, ao seu chefe etc;
  • Como a rede é um local público, com acesso liberado a todos, inclusive às crianças, jamais use palavras de baixo calão, xingamentos, palavrões, ofensas, comentários preconceituosos, textos de teor sexual etc;
  • Respeite o direito de o outro pensar diferente nas várias áreas de divergência em uma sociedade: política, religiosa, sexual, esportiva. Nunca deixe, entretanto, de externar as suas opiniões, desde que com muita serenidade e cordialidade. Educação é fundamental;
  • Assim como na vida real, não seja arrogante. A arrogância é um dos piores defeitos que alguém pode ter;
  • Ao escrever algum texto, lembre-se de tentar ser o mais sucinto possível, facilitando ao máximo o entendimento do assunto pelo leitor;
  • Só publique algum fato se você realmente tem certeza do que ocorreu. Não espalhe boatos pela rede;
  • Evite os erros de ortografia e de concordância. Antes de publicar o seu texto, revise cuidadosamente cada palavra escrita e veja se não há nada errado. Consulte o dicionário, se for necessário. Não custa nada fazer isso. É constrangedor ler alguns textos de pessoas presumivelmente cultas, recheados de erros grosseiros de português. Isso macula a sua imagem, lembre-se disso.
As regras de comportamento na Internet são as mesmas da nossa convivência diária na sociedade, portanto educação, respeito e cordialidade são fundamentais.
Um grande abraço espinosense.