Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

630 - Kronid Gogolev, mestre na arte da escultura em madeira

As imagens são impressionantes. Cenas criadas em peças de madeira com incríveis detalhes que retratam a vida rural e as tradições dos moradores de aldeias do norte da Rússia, são uma especialidade do artista russo Kronid Gogolev, nascido em 13 de julho de 1926, na província de Novgorod.
Kronid, nome que significa Zeus, dado por seu pai, lutou na Segunda Guerra Mundial quando tinha apenas 16 anos e também participou da libertação da região de Leningrado, da Estônia, da Polônia e da Prússia Oriental. Ele foi ferido e recebeu algumas medalhas pelas suas participações nas batalhas. Ele estava na Alemanha quando a guerra acabou.
Anos depois, já em 1953, Gogolev entrou para a Escola de Artes Gráficas de Leningrado, onde se formou. Mudou-se então para a cidade de Sortavala, na Carélia, uma região rica na arquitetura em madeira, onde pode trabalhar toda a sua criatividade.
Ficou bastante conhecido depois de duas exposições dos seus trabalhos em Moscou no ano de 1984, que o levaram a se tornar membro da União dos Artistas da URSS. Suas obras magníficas são bastante apreciadas por figuras importantes do país, entre elas o presidente Vladimir Putin.
Um grande abraço espinosense.











629 - Encontros Memoráveis da Música: Vander Lee e Zeca Baleiro

Encontro de dois craques da música brasileira, excelentes cantores e compositores, em um samba de altíssima qualidade, com muito balanço, suingue e interpretações bem humoradas. O maranhense Zeca Baleiro e o mineiro atleticano Vander Lee cantam o samba "Passional", de autoria de Vander Lee.
Um grande abraço espinosense.

Passional

O samba rolava solto pelas tantas da manhã
Eu posava de passista, e ela minha cortesã
Eis que chega o sambista de uma escola campeã
Ela me deixou na pista pra bancar a anfitriã
Rolavam Noel, Cartola, Paulinho da Viola e coisa e tal
Mas ela pôs um balde de água fria no meu carnaval
Girando feito donzela, nos passos do meu rival
Eu que não sou de balela, fiz um samba passional

Olha a folga dessa nega; o que ela faz comigo
Pra sorte dela sou de paz, não crio caso, não brigo

Senão eu rodava a baiana
Punha ponto final
E um de nós dois ia parar no hospital
Ô, nega, isso não se faz, ô Nega
Também sou sambista de valor
Mas agora, pra mim chega
Juro por Deus, Nosso Senhor
Na Avenida da Paixão
Meu peito não desfila mais
Tu serás porta-bandeira
Que eu vou pra Minas Gerais.

628 - 200.000 visualizações de páginas. Uma conquista e tanto.

É uma marca importante, para ser bastante comemorada. Completamos 200.000 visualizações de páginas desde que o nosso blog nasceu. E os responsáveis por esse número expressivo são todos vocês que sempre dão uma passadinha por este espaço democrático para ler alguma postagem, para ver alguma fotografia ou para fazer alguma crítica ou comentário. Saibam todos que a atualização contínua do nosso blog exige muito tempo e dedicação, mas tenham a certeza de que este trabalho todo me dá enorme prazer. O prazer de estar tentando diminuir a distância daqueles espinosenses que residem longe, para matar um pouquinho da saudade da terrinha, de explicitar críticas e ideias na tentativa de melhorar a vida de todos os nossos conterrâneos, de mostrar as pessoas maravilhosas que habitam o nosso lugar, de compartilhar as imagens das nossas belezas naturais, enfim, de divulgar o nome da nossa cidade para o país, talvez até para o mundo.
Espero que vocês continuem a nos visitar, participando ativamente, mandando fotografias, ideias para novas postagens, críticas, comentários.
Um obrigado especial a Zé Lúcio, que foi a raiz de tudo isso. A vocês também, o meu muitíssimo obrigado pelo carinho e motivação. Fiquem com Deus!
Um grande abraço espinosense.