Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

627 - Começou a Taça Libertadores da América 2013

Agora é pra valer! Depois da pré-temporada de preparação dos times, a Copa Libertadores da América finalmente começa com a disputa da fase pré-classificatória. A mais importante e cobiçada competição de clubes da América do Sul terá, nesta temporada de 2013, a participação de seis brasileiros: Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Nesta fase pré-classificatória, doze clubes se enfrentam para preencher as seis últimas vagas da concorrida competição continental.  São eles:
Tigre (Argentina)  X  Deportivo Anzoátegui (Venezuela)
São Paulo (Brasil)  X  Bolívar (Bolívia)
Iquique (Chile) X  León (México)
Tolima (Colômbia)  X  César Vallejo (Peru)
Olimpia (Paraguai)  X  Defensor (Uruguai)
Grêmio (Brasil)  X  LDU (Equador)
Os clubes argentinos são os maiores vencedores da Copa Libertadores, com 22 conquistas, sendo os que tem mais títulos o Independiente, com sete (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984), e o Boca Juniors, com seis (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007). Os clubes brasileiros que mais conquistaram o torneio foram o São Paulo (1992, 1993 e 2005) e o Santos (1962, 1963 e 2011), com três títulos cada um. No total, os clubes brasileiros ganharam 16 competições, ficando com o vice-campeonato em 15 oportunidades. Os argentinos, além dos 22 títulos, ainda ficaram nove vezes na segunda colocação. Nas últimas temporadas, o Brasil tem se destacado com muitos títulos conquistados. Em 2005, deu São Paulo; em 2006, deu Internacional; em 2010, novamente o Internacional; em 2011 ganhou o Santos e em 2012 o campeão foi o Corinthians.
Esta será a 54ª edição da Copa Libertadores, criada no ano de 1960, com a equipe do Peñarol, do Uruguai, se tornando o primeiro campeão ao vencer o Olímpia, do Paraguai.
Independiente, o maior ganhador de títulos da Libertadores

Confiram os grupos:

GRUPO 1
Barcelona de Guayaquil (Equador)
Nacional (Uruguai)
Boca Juniors (Argentina)
Toluca (México)

GRUPO 2
Palmeiras (Brasil)
Libertad (Paraguai)
Sporting Cristal (Peru)
Tigre (Argentina) ou Deportivo Anzoátegui (Venezuela)

GRUPO 3
Atlético-MG (Brasil)
The Strongest (Bolívia)
Arsenal de Sarandí (Argentina)
São Paulo ou Bolívar (Bolívia)

GRUPO 4
Velez Sarsfield (Argentina)
Peñarol (Uruguai)
Emelec (Equador)
Iquique (Chile) ou León (México)

GRUPO 5
Corinthians (Brasil)
Millonarios (Colômbia)
San José (Bolívia)
Tijuana (México)

GRUPO 6
Santa Fé (Colômbia)
Cerro Porteño (Paraguai)
Real Garcilaso (Peru)
Tolima (Colômbia) ou César Vallejo (Peru)

GRUPO 7
Deportivo Lara (Venezuela)
Universidad de Chile (Chile)
Newell's Old Boys (Argentina)
Olimpia (Paraguai) ou Defensor (Uruguai)

GRUPO 8
Fluminense (Brasil)
Caracas (Venezuela)
Huachipato (Chile)
Grêmio (Brasil) ou LDU (Equador)
O Corinthians é o atual campeão da Libertadores da América

É importante que se conheça as regras do campeonato para entender como se dão as classificações para as fases seguintes e como são marcados os confrontos entre os times.
REGULAMENTO: São oito chaves com quatro times em cada uma, se enfrentando em jogos de ida e volta. Apenas os dois melhores colocados de cada grupo se classificam. Os confrontos das oitavas de final serão decididos conforme o desempenho dos times nas suas chaves. Na fase de mata-mata, os duelos são de ida e volta, com o time de melhor campanha na fase de grupos tendo a vantagem de decidir em casa. Até a semifinal, o gol fora de casa vale como critério de desempate. Em caso de igualdade, a disputa vai para os pênaltis. No caso de dois times do mesmo país chegarem à semifinal, eles obrigatoriamente deverão se enfrentar. Os jogos se iniciam no dia 12 de fevereiro e as finais estão marcadas para 17 e 24 de julho.
Espero ver o GALO nestes dias jogando para levantar a taça.
Um grande abraço espinosense.

626 - Esses apelidos tão interessantes...

Muita gente neste nosso imenso mundo é conhecida por apelidos, alguns deles amorosos, outros criados de forma bastante interessante, alguns bastante depreciativos (que causam até confusão), e outros tantos apenas engraçados ou simpáticos. Alguns são bem simples e apenas utilizam o aumentativo ou o diminutivo do nome do indivíduo. Outros tem uma história mais curiosa e bastante original. 
Em Espinosa, especialmente, há uma profusão de casos de apelidos bem sui-generis, distribuídos por toda a comunidade. Senão, vejamos: Joaquim da Égua, Zé Bonitinho, Aúma, Zé Macaco, Pau de Bosta, Zé Oim, Iéié, Naneza, Pé-Duro, Téo, Tone Lacrau, Tu, Carlito Fueiro, Divino Cu Duro, Arixó, Canechane (ou Canixane, sei lá!), Tintin, Palau, Nenzão, Nenzinho, Zinho, Dai, Magrão, Quinha, Zé da Matemática, Zé da Água, Zé Federal, Louro Mineiro, Mineiro, Preto, Branco, Vasco, Doidinho, Filuca, Tatuzinho, Jucu, Dal, Zé Melado, Xará, Negão de Docha, Coca, Vavá, Didi, Cal, Dinha, Lelo, Dió, Kalunga, Dinga, Galeguinho, Salvador Capeta, Paulistinha, Major, Zade, Tibá, Zezinho Brasinha, Dandan, Grilo, Xô Galinha, Vitamina, Mangabinha, Madurinho, Gordo, Ratinho, Carlos Gaiola, Gatão, Tone Muriçoca, Tone Fuminho, Tone Perninha, Neném, Coleguinha, Caolho, Besouro, Joaquim Goiaba, Orelhinha, Lequinha, Maria Loura, Péba, Zé Cobrinha, Farofa, Tião Porra, Zequinha, Dedé, Deraldo Ferro-Velho, Demar Gatinha, Pernambuco, Maromba, Zezinho Beckenbauer, Zé Patinho, Zé do Covão, Fia etc etc etc.
E quantas mais importantes figuras da nossa cidade a minha curta memória deixou de lembrar? Uma grande parte dessa turma aí de cima são meus amigos, grandes amigos. Outros só conheço de vista, mas todos eles devem ter uma história para contar sobre a origem desses seus cognomes deveras surpreendentes.
Esta postagem é também uma pequena homenagem a todos esses personagens especiais que fazem pulsar o coração acolhedor da cidade de Espinosa.
Demar Gatinha

Lequinha
Aúma

Zé Cobrinha, saudades...
Fia
Assim acontece também com os artistas, os protagonistas do show business mundial, principalmente os músicos e cantores que adotam um nome artístico bem diferente daquele que consta na sua certidão de nascimento. Vamos dar uma olhada nesses astros da música aí embaixo e conhecer os seus reais nomes.

ADELE - ADELE LAURIE BLUE ADKINS
ALICE COOPER - VINCENT DAMON FURNIER  
ALICIA KEYS - ALICIA AUGELLO COOK
AXL ROSE - WILLIAM BRUCE ROSE, JR.
BILLY IDOL - WILLIAM MICHAEL ALBERT BROAD
BRUNO MARS - PETER GENE HERNANDEZ
CEE LO GREEN - THOMAS CALLAWAY
CHER - CHERILYN SARKISIAN
COURTNEY LOVE - COURTNEY MICHELLE HARRISON
DAVID BOWIE - DAVID ROBERT HAYWARD JONES
DIDO - DIDO FLORIAN CLOUD DE BOUNEVIALLE O'MALLEY ARMSTRONG
DONNA SUMMER - LADONNA ADRIAN GAINES
DR. DRE - ANDRE ROMELLE YOUNG
ERYKAH BADU - ERICA WRIGHT
FLEA - MICHAEL BALZARY
GENE SIMMONS - CHAIM WITZ
GEORGE MICHAEL - GEORGIOS KYRIACOS PANAYIOTOU
ICE-T - TRACY MARROW
IGGY POP - JAMES NEWELL OSTERBERG, JR.
JACK WHITE - JOHN ANTHONY GILLIS
JAMIE FOXX - ERIC MARLON BISHOP
JOHN LEGEND - JOHN STEPHENS
JON BON JOVI - JOHN FRANCIS BONGIOVI, JR.
KATY PERRY - KATHERYN ELIZABETH HUDSON
LANA DEL REY - ELIZABETH WOOLRIDGE GRANT
MADONNA - MADONNA LOUISE VERONICA CICCONE
MILEY CYRUS - DESTINY HOPE CYRUS
MOBY - RICHARD MELVILLE HALL
NE-YO - SHAFFER CHIMERE SMITH
NICKI MINAJ - ONIKA MARAJ
OZZY OSBOURNE - JOHN MICHAEL OSBOURNE
PRINCE - PRINCE ROGERS NELSON
RIHANNA - ROBYN RIHANNA FENTY
RINGO STARR - RICHARD STARKEY
SADE - HELEN FOLASADE ADU
SEAL - SEAL HENRY OLUSEGUN OLUMIDE ADEOLA SAMUEL
SHAKIRA - ISABEL MEBARAK RIPOLL
SHANIA TWAIN - EILLEEN REGINA EDWARD
SID VICIOUS - SIMON JOHN RITCHIE
STEVIE WONDER - STEVLAND HARDAWAY JUDKINS
STING - GORDON MATTHEW THOMAS SUMNER
TIMBALAND - TIMOTHY ZACHERY MOSLEY
TINA TURNER - ANNA MAE BULLOCK

625 - Beto Guedes, sinônimo de música de qualidade

Filho de peixe, peixinho é. A velha e atemporal expressão brasileira se aplica exemplarmente àquele menino nascido em Montes Claros, filho do grande artista baiano de Riacho de Santana, Godofredo Guedes, que teve o seu primeiro contato com um instrumento musical aos 8 anos de idade e que a partir daí nunca mais se afastaria da música. Sua mãe, Dona Júlia de Castro Guedes, teve além dele, o caçula Alberto de Castro Guedes, nascido em 13 de agosto de 1951, mais sete filhos, dois homens e cinco mulheres. 
Depois de se mudar para Belo Horizonte com a família, quando tinha 12 anos, Beto Guedes criou a banda "The Beavers", influenciado nada mais nada menos, pelos quatro fabulosos garotos de Liverpool, uma de suas paixões. Os colegas de banda eram os vizinhos e irmãos Lô, Márcio e Yé Borges e o repertório era de Beatles, claro! 
Quando de férias em Montes Claros, para animar as festinhas nos clubes, principalmente no Automóvel Clube, tocava na banda "Brucutus" ao lado do irmão Patão e dos amigos Boca e Cabaré. 
Em BH, a amizade com os Borges se consolidou e ele e Lô passaram a fazer música juntos até que, em 1969, eles inscreveram a música "Feira Moderna", de sua autoria com Lô Borges e Fernando Brant, no Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro, ficando entre as finalistas. Lá no Rio se encontraram e foram muito bem recebidos por Mílton Nascimento, que convidou Beto a participar do seu disco "Clube da Esquina", que viria a se tornar um marco na história da Música Popular Brasileira. No famoso disco lançado em 1972, Beto Guedes tocou baixo, guitarra, percussão e ainda fez vocais. Com o incrível sucesso do disco, aquela turma de garotos do chamado "Clube da Esquina" começou a se projetar nacionalmente, apresentando ao mundo o enorme talento de Wagner Tiso, Ronaldo Bastos, Toninho Horta, Beto Guedes, Tavinho Moura etc.
Em 1973, a gravadora Odeon deu oportunidade a ele e mais Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta de gravar um disco em que eles mostrariam os seus trabalhos, dividido em quatro partes iguais. Em 1975 participa do disco "Minas", de Mílton Nascimento, na música "Fé Cega, Faca Amolada" e de um compacto em companhia dele, contendo as músicas "Caso Você Queira Saber" e "Norwegian Wood". 
O ano de 1977 seria especial. Ele se casou com Silvana na Capela Santo Antônio, em Belo Horizonte e lançou o seu primeiro disco solo, "A Página do Relâmpago Elétrico". O título do LP foi uma sugestão de Ronaldo Bastos, que sabendo da sua imensa paixão por aviões, lhe sugeriu o nome de um famoso avião da Segunda Guerra Mundial. Se destacaram as músicas "Lumiar" e "Maria Solidária". Para sua alegria o disco foi muito bem aceito e para completar a felicidade, em 1° de abril de 1978 nascia Gabriel, seu primeiro filho, que ganharia em breve uma música em sua homenagem.
O segundo álbum lançado, "Amor de Índio", de 1978, traria uma de suas mais lindas composições (com Ronaldo Bastos) e que dá nome ao disco. Outros destaques são "Feira Moderna", "Cantar" (do seu pai), "Luz e Mistério" (composta com Caetano Veloso) e "O Medo de Amar é o Medo de Ser Livre" (com Fernando Brant), mais tarde gravada por Elis Regina. O terceiro saiu em 1979, "Sol de Primavera", que contém, além da música que dá nome ao disco, as canções "Roupa Nova", "Pela Claridade da Nossa Casa" e "Casinha de Palha", mais uma de seu pai. Neste ano de 1979, fez uma participação no disco "Clube da Esquina 2" do amigo Mílton. 
Em 14 de maio de 1981, nasceu o seu segundo filho, Ian. Neste mesmo ano, lança o trabalho "Contos da Lua Vaga". Fazem parte deste trabalho "O Sal da Terra", "Canção do Novo Mundo" e "Tesouro da Juventude". Em outubro de 1983, é lançada uma coletânea com os seus sucessos de 1976 a 1981, com o título de "Lumiar". Seu quinto álbum de inéditas saiu em 1984, com o nome de "Viagem das Mãos". Ele contém " Quando Te Vi", "Paisagem na Janela" e "No Céu, Com Diamantes", outra homenagem aos Beatles. "Alma de Borracha", mais uma homenagem aos Beatles, tradução do título do disco "Rubber Soul", foi lançado em 1986 conseguindo um Disco de Ouro pelas mais de 200 mil cópias vendidas e o reconhecimento expressivo do público. Lá estão "Flor da Razão", "Calor Humano" e "Objetos Luminosos", além da música que nomeia o disco.
No final de 1987, ele lançou em disco um show realizado no Morro da Urca, no Rio de Janeiro em agosto daquele ano. Seu sétimo disco foi "Andaluz", de 1991. Algumas músicas deste álbum: "Andaluz", "Olhos de Jade", "A Mulher" e "Tem Cego Que Vê". No ano de 1998, gravou "Dias de Paz", um álbum com uma seleção de releituras dos seus sucessos, com a inclusão de duas músicas inéditas, que conta com a participação de vários artistas admiradores do seu trabalho como Djavan, Mílton Nascimento, Paula Toller, Lô Borges e Toni Garrido. Em 2004 lança "Em Algum Lugar", com músicas como "Amor de Filho", "Júlia", "Eu Te Dou Meu Coração" e "Um Sonho Pra Viver". Em 2005 é lançado o CD e DVD com o show comemorativo de seus 50 anos de carreira, incluindo os seus maiores sucessos. Novo CD e DVD foi lançado em 2010, com o nome de "Outros Clássicos", pela Gravadora Biscoito Fino, desta vez com composições menos conhecidas do artista mineiro.
Os seus filhos Gabriel e Ian também seguiram a carreira musical. Gabriel lançou o segundo disco da carreira recentemente e Ian é guitarrista da banda que acompanha o pai nos shows. Beto Guedes continua ativo, cuidando da família, terminando o sonho de construir o seu próprio avião e fazendo shows por todo o país, desfilando todo o seu talento musical, na sua característica bem mineira de ser. Ou seja, devagar e sempre.
Um grande abraço espinosense.