Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

600 - Encontros memoráveis da música: Cássia Eller e Nando Reis

Não posso deixar de me emocionar profundamente quando assisto a esse vídeo, que mostra uma interpretação sublime da minha saudosa carioca atleticana Cássia Eller e do paulistano são-paulino Nando Reis, da bela composição "Relicário", do ex-Titã.

Relicário

É uma índia com colar
A tarde linda que não quer se pôr
Dançam as ilhas sobre o mar
Sua cartilha tem o A de que cor?
O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou
E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô
Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou
O que você está fazendo?
Milhões de vasos sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor
Corre a lua porque longe vai?
Sobe o dia tão vertical
O horizonte anuncia com o seu vitral
Que eu trocaria a eternidade por esta noite
Por que está amanhecendo?
Peço o contrario, ver o sol se por
Por que está amanhecendo?
Se não vou beijar seus lábios quando você se for
Quem nesse mundo faz o que há durar
Pura semente dura: o futuro amor
Eu sou a chuva pra você secar
Pelo zunido das suas asas você me falou
O que você está dizendo?
Milhões de frases sem nenhuma cor, ôôôô...
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor
O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Por que que está fazendo assim?
...está fazendo assim?

599 - Retrato de uma época

Esta velha fotografia mostra um concorrido encontro festivo em um lugar não determinado na cidade de Espinosa com muita gente presente. Parece se tratar de um casamento. Interessante notar a elegância no vestuário de toda a turma, muitos usando ternos muito bem alinhados e os tradicionais chapéus da época. Não consegui identificar ninguém, mas tenho a impressão de que o senhor elegantemente vestido com o terno branco seja o meu avô paterno, o saudoso Joaquim de Freitas.
Um grande abraço espinosense.

598 - Orgulho das conquistas espinosenses

O mês de dezembro aqui em Montes Claros é recheado de formaturas. São várias universidades espalhadas pela cidade e as colações de grau, missas e festas de formatura preenchem todas as datas disponíveis.
E a realização dessas formaturas me enche de alegria e orgulho, pois sempre estará presente em alguma delas algum estudante espinosense. É impressionante a quantidade de ótimos alunos procedentes de Espinosa por aqui. Este ano não poderia ser diferente e uma boa parcela dos formandos são espinosenses. Entre os que eu conheço e tomei conhecimento, destaco: Gabriella, de Lindacy e Quinha (Medicina); Tiago, de Lia e Waldir do Bakana (Medicina); Lívia, de Dozinha e Dai (Medicina), Ana Paula, de Tânia e Léo (Enfermagem); Larissa, de Cristina e Vanderley (Direito); Isabela, de Zuleide e Gileno (Direito), Geane, de Colatina e Tim de Disson (Direito), Geysa, de Marivanda e Dalton (Administração), Vinícius, de Consolação e Tone Lacrau (Engenharia Civil) e Ricardo, de Cléa e Eustáquio (Direito). Deve haver muitos mais, sem que eu saiba.
E quantos outros descendentes da nossa cidade já se formaram e exercem competente e dignamente as suas profissões? E quantos outros estão na batalha diária dos estudos em busca dessa realização tão importante na vida? E os que passaram no vestibular neste ano? É muita alegria para os estudantes, que comemoram a dura conquista, e muito mais ainda para os pais, que estão realizando um sonho.
São tantas histórias de sucesso que ficamos extremamente felizes, principalmente quando tivemos a oportunidade de presenciar o crescimento físico e educacional dessas pessoas. De acompanhar desde a infância até os dias atuais, quando eles se tornam profissionais preparados para exercer as suas profissões com competência e dignidade.
São tantos exemplos de superação, de dedicação, de empenho, que nos deixam emocionados. Como exemplos posso destacar as histórias de Antônio Líncoln, de Valéria e Líncoln, e Tiago Lopes, de Lindacy e Quinha, que mesmo depois de formados em Enfermagem, se dedicaram com bastante afinco aos estudos e conseguiram retornar à universidade para realizar o sonho de estudar Medicina. São atitudes e decisões acertadas assim que nos enchem de orgulho, de alegria e de felicidade, principalmente por serem eles "meninos" amados por nós. E quantas outras bonitas histórias tem por aí de que eu ainda não tenho conhecimento?
Então, a todos os valentes, dedicados e vitoriosos estudantes espinosenses e a seus pais, apoiadores incondicionais e heróis da persistência em poder proporcionar essa vitória especial aos seus filhos, as minhas felicitações e o desejo de que a carreira e a vida pessoal sejam plenas de sucesso, ética, dignidade e muita felicidade. Que Deus os proteja e tenham um Feliz Natal e um ano novo excepcional!
Um grande abraço espinosense.