Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 8 de dezembro de 2012

586 - Bons tempos de criança

Nada como uma velha fotografia recheada de crianças para nos alegrar a alma e nos levar de volta àquela fase tão marcante da vida de todos nós. Tempos de ingenuidade, de liberdade, de prazer intenso e visceral. A primeira das fotografias abaixo me foi cedida gentilmente por Paulo Geraldo Rocha, Paulinho de Florival. Ele bem que me apontou várias pessoas presentes ali, mas já me esqueci e não reconheci ninguém agora. Pode até ser que a nossa digníssima Ministra do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármem Lúcia, esteja aí na foto.
A segunda e terceira fotografias são dos alunos da escola do Estreito. Não tenho informações de quem seja a professora nem os alunos. A quarta também foi tirada no Estreito em alguma escola da comunidade que não sei identificar. 
A quinta foto é bem mais antiga e foi tirada na época das comemorações do centenário da Independência do Brasil, no ano de 1922, em que nosso presidente era o Epitácio Pessoa.
A sexta e última fotografia é bem mais recente e mostra a pose da turma da professora Jesana Rodrigues Chaves na Escola Estadual Comendador Viana.
E então, alguém se reconhece aí nessas fotos?
Um grande abraço espinosense.

 

585 - Presépio, uma tradição natalina em extinção?

O dia de Natal se aproxima e quase não se vê, nas residências hoje em dia, as montagens dos lindos presépios que nos encantavam na infância em Espinosa. Confeccionados em papel de jornal, complementados com tinta, os presépios eram itens obrigatórios nas casas das pessoas. Lembro-me de sairmos, casa por casa na Rua da Resina, visitando os presépios para escolher aquele mais bem produzido e o mais bonito. Ficávamos extasiados com tamanha beleza e conferíamos bem de pertinho todos os personagens ali expostos, entre pessoas e animais. Era uma interessante diversão natalina.
O presépio surgiu como uma forma de caracterizar artisticamente o nascimento do menino Jesus. A palavra significa curral, estábulo, um lugar onde se recolhe o gado. A representação da cena do nascimento de Cristo foi idealizada no ano de 1223, por São Francisco de Assis. A celebração tradicionalmente acontecia no interior das igrejas, mas neste ano ele resolveu inovar e convidou os moradores da sua cidade para festejar a data na floresta de Greccio. Levou um burro e uma vaca para simbolizar os animais e criou figuras em barro para representar os personagens presentes naquela cena divina da vinda de Jesus Cristo ao mundo. A partir daí, a tradição se espalhou pela Europa e chegou a todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Não importa o material utilizado, mas o presépio é uma das mais belas formas de caracterização do Natal, difundindo e relembrando a todos a forma de intensa humildade em que se deu o nascimento do nosso Salvador.
Não importa o tamanho, a forma, os tipos de peças utilizadas, a quantidade de imagens. O mais importante é a reconstituição de um momento único da história da humanidade cristã.




A fotografia abaixo foi tirada na casa de Sêo Zezé Xavier e Dona Marta, na localidade do Urubu, onde eles moravam. Em frente ao presépio estão Carlos Magno, Eustáquio, Daílson e Carlinhos (de pé). Saudades dos bons tempos.
Um grande abraço espinosense.

584 - Maravilhas criadas pelo homem: O Túnel Hsuehshan, em Taiwan

Com um comprimento total de 12,942 km, ou 8,042 milhas, no acesso leste, o segundo maior túnel rodoviário da Asia, o Túnel Hsuehshan, ou Túnel da Montanha de Neve, está localizado em Taiwan, na Freeway Taipei-Yilan (Estrada Nacional n° 5) e foi inaugurado em 16 de junho de 2006. O túnel foi construído para facilitar o acesso entre a cidade de Taipei e o Condado de Yilan, diminuindo o tempo de viagem de duas horas para apenas 30 minutos e equilibrar o desenvolvimento entre a costa leste e oeste de Taiwan. É também o quinto maior túnel rodoviário do mundo.
A sua construção, que teve início em julho de 1991, custou um total de 2,83 bilhões de dólares e demorou 15 anos para ser concluída. A construção foi extremamente dificultada por problemas geológicos encontrados na escavação do terreno, como infiltrações de água e desabamentos que acabaram causando mortes de 25 operários.
A velocidade máxima permitida no túnel é de 90 km por hora, enquanto a mínima é de 50 km por hora. Há uma exigência de manter distância entre os carros de 50 metros em situações normais de tráfego. Em caso de engarrafamento, deve se manter uma distância de 20 metros. Não é permitida a ultrapassagem.
Duas estações de rádio FM funcionam dentro do túnel, fornecendo informações sobre as condições de tráfego, as regras de condução e instruções de como se portar em caso de emergência, além de música e notícias.
Esta obra gigantesca e impressionante construída com enorme dificuldade pelo homem pode ser vista em uma pequena viagem no vídeo e nas fotografias abaixo.
Um grande abraço espinosense.
 


583 - Uma boa chance para você estudar, em Espinosa

Recebi e-mail da senhorita Elis Chamusca, do programa educacional Educa Mais Brasil, dando conta de estabelecimento de parceria com instituições de ensino de Espinosa para o oferecimento de bolsas de estudo de até 50% para graduação no ensino à distância. Para quem esperava uma chance de se graduar, esta é uma boa oportunidade. Leiam na íntegra o e-mail: 


Programa de inclusão educacional amplia atuação e oferece vagas em Espinosa

O Educa Mais Brasil acaba de firmar parceria com instituições de ensino de Espinosa e a partir de 2013 começa a disponibilizar bolsas de estudo de até 50% para graduação EAD na cidade.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.educamaisbrasil.com.br, onde é possível verificar os critérios para o processo seletivo e escolher a instituição e o curso de preferência. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e que a seleção é realizada enquanto houver processo seletivo nas instituições parceiras. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 7202.
Educa Mais Brasil – Bolsas de Estudo
O Educa Mais Brasil atua nacionalmente há nove anos e está presente em mais de 500 municípios, oportunizando o acesso ao ensino médio e superior através de bolsas de estudo de até 50% do valor da mensalidade. Hoje são mais de 150 mil alunos beneficiados em todo o país e mais de 2.500 instituições de ensino parceiras - entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas.

Conheça mais um pouco sobre o programa Educa Mais Brasil.

Oferecer uma nova oportunidade de acesso à educação a estudantes que não podem pagar uma mensalidade integral é a proposta do Educa Mais Brasil, programa de Bolsas de Estudo do Instituto Educar. O Educa Mais Brasil, com o apoio de mais de 2.500 Instituições entre Universidades, Centro Universitários, Faculdades e Escolas, oferece bolsas de estudo de 50% para cursos de graduação, pós-graduação (nas modalidades presencial e EAD) e ensino básico. Atuando no mercado há 9 anos e com mais de 150 mil alunos beneficiados, o Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país, investindo na formação de estudantes que farão a diferença na construção de um país mais justo e desenvolvido, oferecendo uma formação completa e de qualidade.
As inscrições são gratuitas. Não perca essa oportunidade!
 

1. O que é o Educa Mais Brasil?
É um programa que trabalha em prol do desenvolvimento da educação, através da concessão de bolsas de estudo.
2. Qual é o objetivo do Educa Mais Brasil?
Oferecer soluções para o problema da exclusão educacional da população menos favorecida economicamente.
3.Quem pode ter a Bolsa do Educa Mais Brasil?
Todas as pessoas com interesse de cursar uma graduação ou pós-graduação mas que têm dificuldade de pagar a mensalidade integral.
4. O que fazer para participar do programa?
O primeiro passo é preencher a ficha de inscrição através do site. As informações fornecidas pelos candidatos no cadastro serão enviadas para a comissão avaliadora. Os aprovados serão contatados e instruídos sobre o benefício e a formalização do mesmo.
5. O aluno paga alguma coisa para manter a Bolsa?
O aluno beneficiado vai pagar uma taxa administrativa ao Educa Mais Brasil no ato da matrícula e a cada semestre conforme consta no contrato de adesão.
6. Qual é o percentual máximo de Bolsa concedido?
A bolsa é de 50% do valor da mensalidade para cursos de graduação presencial. Para cursos de graduação EAD a bolsa é de 30% do valor da mensalidade.
7. Quais os critérios de avaliação para conseguir a Bolsa?
A comissão avaliadora analisa todos os dados fornecidos pelo candidato no formulário de inscrição, principalmente os dados sócio-econômicos.
8. Existe pagamento após a formatura?
Ao concluir o curso, o aluno não terá mais obrigações financeiras.
9. Há quantos anos existe o programa?
O programa de Bolsas de Estudo do Educa Mais Brasil já está disponível há nove anos e já beneficiou mais de 100mil estudantes em todo país.
7. Se não for beneficiado no semestre que realizou a inscrição será necessário realizar outra inscrição no próximo semestre?
Sim. É recomendado que seja realizada uma nova inscrição aumentando suas chances de ser beneficiado.
11. Se trancar o curso o aluno perde a Bolsa? O que fazer para ser beneficiado novamente?
O trancamento ou desistência do curso implica no cancelamento da Bolsa, nestes casos o aluno deve entrar em contato com a Central de Atendimento para consultar quanto a possibilidade de reativação da bolsa.
12. Como posso obter mais informações?
Todo atendimento é realizado através da nossa central de atendimento 0800 724 7202.

É muito simples. Basta se inscrever no site e aguardar nossas instruções. Todo o processo é virtual e gratuito trazendo-lhe mais comodidade e agilidade.
Escolha seu curso.
Faça sua inscrição pelo site e escolha o curso de seu interesse.
Carta de Matrícula
Encaminharemos por e-mail sua carta de matricula, imprima e apresente na instituição de ensino para garantir a sua bolsa.
Ingresso
Milhares de estudantes brasileiros já estudam com o apoio do Programa Educa Mais Brasil.