Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

574 - Encontros memoráveis da música: U2 e Mick Jagger

Madison Square Garden, Nova York. Dia 30 de outubro de 2009. Nas comemorações dos 25 anos do Rock And Roll Hall Of Fame, grandes astros da música se encontraram no palco e uma parceria em especial foi muitíssimo aplaudida, em um encontro histórico entre o ícone do rock Mick Jagger, o legendário líder dos Rollings Stones, com a melhor banda de rock da atualidade, o U2. Encontro de gigantes, Jagger e Bono.  

Stuck in a Moment You Can´t Get Out of (Preso em um momento em que você não consegue sair)

I'm not afraid of anything in this world (Eu não tenho medo de nada neste mundo)
There's nothing you can throw at me that I haven't already heard (Não há nada que você possa me dizer que eu não tenha ouvido antes)
I'm just trying to find a decent melody (Eu só estou tentando achar uma melodia decente)
A song that I can sing in my own company (Uma canção que eu possa cantar em minha própria companhia)
I never thought you were a fool (Eu nunca pensei que você fosse uma tola)
But darling, look at you (Mas querida, olhe para você)
You gotta stand up straight, carry your own weight (Você tem que se levantar, carregar seu próprio peso)
These tears are going nowhere, baby (Estas lágrimas não vão a lugar algum, baby)
You've got to get yourself together (Você tem que se recompor)
You've got stuck in a moment and now you can't get out of it (Você se prendeu em um momento e agora não consegue sair dele)
Don't say that later will be better now you're stuck in a moment (Não diga que mais tarde será melhor, agora que você está presa em um momento)
And you can't get out of it (E você não consegue sair dele)
I will not forsake, the colours that you bring (Eu não irei abandonar, as cores que você traz)
But the nights you filled with fireworks (Mas as noites que você encheu de fogos de artifício)
They left you with nothing (Elas deixaram você sem nada)
I am still enchanted by the light you brought to me (Eu ainda estou encantado com a luz que você me trouxe)
I still listen through your ears, and through your eyes I can see (Eu ainda ouço por seus ouvidos, e por seus olhos eu posso ver)
And you are such a fool (E você é uma tola)
To worry like you do (Por se preocupar como você faz)
I know it's tough, and you can never get enough (Eu sei que é difícil, e você nunca tem o bastante)
Of what you don't really need now... my oh my (Daquilo que você não precisa realmente agora...)
You've got to get yourself together (Você tem que se recompor)
You've got stuck in a moment and now you can't get out of it (Você se prendeu em um momento e agora não consegue sair)
Oh love look at you now (Oh amor olhe para você agora)
You've got yourself stuck in a moment and now you can't get out of it (Você se prendeu em um momento e agora não consegue sair)
I was unconscious, half asleep (Eu estava inconsciente, meio adormecido)
The water is warm till you discover how deep...(A água está quente até que você descobre o quanto é profunda...)
I wasn't jumping... for me it was a fall (Eu não estava pulando... para mim foi uma queda)
It's a long way down to nothing at all (É uma longa descida até o nada)
You've got to get yourself together (Você tem que se recompor)
You've got stuck in a moment and now you can't get out of it (Você se prendeu em um momento e agora não consegue sair)
Don't say that later will be better now (Não diga que mais tarde vai estar melhor, agora)
You're stuck in a moment and you can't get out of it (Você está preso em um momento e não consegue sair)
And if the night runs over (E se a noite se exceder)
And if the day won't last (E se o dia não durar)
And if our way should falter (E se nosso caminho titubear)
Along the stony pass (Ao longo da passagem pedregosa)
And if the night runs over (E se a noite se exceder)
And if the day won't last (E se o dia não durar)
And if your way should falter (E se o seu caminho titubear)
Along the stony pass (Ao longo da passagem pedregosa)
It's just a moment (É apenas um momento)
This time will pass (Esse tempo irá passar)

573 - Pitacos Desvairados VIII

Alguns comentários sobre assuntos quase inacreditáveis da nossa atualidade. Vamos lá!

PICA PAU BATE A XUXA NA TV - Causou frisson na Web as declarações postadas no Twitter pelo diretor do programa TV Xuxa, Mario Meirelles, criticando duramente as pessoas que preferem assistir ao programa de desenhos animados da TV Record, com o famoso personagem Pica-Pau, em detrimento ao programa dirigido por ele nas tardes de sábado da Globo. Ele chamou os telespectadores que assistem à atração rival de "retardados" e de "massa burra", o que é, no mínimo, deselegante, para não dizer ridículo. O programa da loura sempre recebe grandes "celebridades" das novelas globais e do show business, mas nem assim consegue bater a audiência do pequeno passarinho de cabeça vermelha e risada esquisita. A realidade é que a ex-rainha dos baixinhos, apesar da expressiva beleza (mesmo à custa de cirurgiões plásticos de renome) é um poço de chatice e falta de talento como apresentadora e já passou da hora de se aposentar. O que o pobre diretor deveria se conscientizar é de que o seu programa é muito ruim, por isso nada mais corriqueiro do que procurar por coisas mais interessantes na TV, mesmo que seja um personagem criado nos anos 40 pelo genial Walter Lantz, com o nome original de Woody Woodpecker. Que coisa mais idiota!

A VIOLÊNCIA INTERMINÁVEL DOS NOSSOS CONTURBADOS DIAS - Causam medo, revolta, espanto, indignação, incredulidade, as notícias que invadem os noticiários dos jornais, da Internet e da televisão dando conta dos assassinatos em série ocorridos nas cidades brasileiras, notadamente na capital paulista. Os assassinatos de policiais impressionam pela violência mas, também e principalmente, pela ousadia de bandidos que são cooptados por marginais que, inacreditavelmente, já estão encarcerados e mesmo assim, coordenam as ações fora dos presídios. Mesmo com todas as providências tomadas pelo poder público, as execuções ainda continuam assustando a população paulista. Isso só deixa claro que mudanças urgentes devem ser realizadas no âmbito da segurança pública no Brasil, inclusive na fixação de penas mais duras aos infratores e controles mais eficientes nos presídios e cadeias. Lamentável!

A CONDENAÇÃO DO MENSALÃO - Não poderia ser diferente o desfecho do julgamento dos integrantes do escândalo político que preencheu a maior parte do noticiário da mídia brasileira nos últimos tempos, alçando à fama os juízes do Supremo Tribunal Federal, enfaticamente o digníssimo Joaquim Barbosa, exemplo de superação e ascensão social. A condenação desses políticos, fato raríssimo em nosso país, acende uma chama de esperança de que a justiça brasileira finalmente será mais célere e mais firme na tarefa de punir os infratores da lei, quaisquer que sejam, sem desigualdades. Fica claro também que o julgamento foi basicamente político, pautado pela pressão da imprensa e da sociedade como um todo. Mas espero que este exemplo sirva de lição e que de agora em diante, todas as falcatruas e atos de corrupção e de rapinagem do dinheiro público sejam seriamente julgados e que os responsáveis sejam punidos rigorosamente. Ah, e que outros casos idênticos também sejam julgados com o mesmo rigor, caso do esquecido mensalão mineiro do PSDB. Afinal a lei é para todos, não? Vamos aguardar.

A COVARDIA CONTRA AS MULHERES - Já dizia o cantor e compositor pernambucano Capiba, que "em mulher não se bate nem com uma flor". Não é isso que se vê no Brasil na atualidade. Dados recentes informam uma tendência de aumento da violência contra as mulheres. Estima-se que nos últimos trinta anos, 90 mil mulheres foram mortas vítimas de agressão no país. Desde que a Lei Maria da Penha entrou em vigor em 1996, o número de denúncias aumentou bastante, o que comprova a confiança das mulheres na Justiça. Mas a ausência de uma melhor rede de atendimento à mulher, a quase inexistência de abrigos seguros para acolhê-las e a morosidade da Justiça, acabam prejudicando a punição dos agressores, culminando na tão indesejada impunidade. É impressionante como em pleno século XXI, a gente ainda tenha que escutar notícias inacreditáveis sobre esses terríveis disparates: homens covardes espancando e matando mulheres indefesas. Que absurdo! 

O ETERNO REINADO DO "REI" ROBERTO CARLOS - Com tanta notícia ruim, aqui vai uma mais amena. Depois de mais de 50 anos de carreira de sucesso absoluto, o "Rei" Roberto Carlos está de volta ao sucesso com a música "Esse Cara Sou Eu", que também faz parte da trilha sonora da novela "Salve Jorge", da TV Globo. É impressionante como Roberto consegue manter a sua carreira sempre no auge, com lançamentos de discos que já atingiram mais de 120 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Na América Latina ele vendeu mais do que os Beatles. O "Rei" está presente na vida de quase todo mundo no Brasil, às vezes sem que se perceba. Eu mesmo já presenciei pessoas jovens elogiando música gravada por  algum cantor ou banda da atualidade, sem ter a menor consciência de que aquela música de enorme sucesso foi composta pela genial dupla Roberto e Erasmo. Quando se pergunta a alguns se gostam de Roberto Carlos, a resposta é sempre negativa, entretanto os caras estão curtindo e cantando os seus sucessos sem saber. Quanta desinformação!
Para não perder a piada corrente nas redes sociais: se tem um cara que admira e gosta das músicas de Roberto e Erasmo (principalmente as compostas nos anos 80 como "Detalhes", "Cavalgada", "O Homem", "Os Botões", "Você em Minha Vida" etc), esse cara sou eu.
Um grande abraço espinosense.

572 - João Batista da Costa, um grande paisagista brasileiro

Uma linda história de luta, superação e talento é a vida do pintor, desenhista, paisagista e professor João Baptista da Costa. Nascido em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, aos 24 de novembro de 1865, faleceu na cidade do Rio de Janeiro aos 20 de abril de 1926. Ainda criança, aos oito anos de idade, perdeu os seus pais, ficando sob a guarda dos tios. Sem se adaptar à nova casa, resolveu fugir para o Rio de Janeiro e acabou em um orfanato localizado na Vila Isabel, de nome Asilo de Menores Desamparados. Sob um rígido regime de funcionamento, foi ali que o seu talento foi percebido e aos 12 anos, foi matriculado na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de pintura depois de seis anos.
Ganhou como prêmio na 1ª Exposição Geral de Belas Artes, uma viagem ao exterior, indo estudar na Académie Julian em Paris, em 1896. Permaneceu por nove anos na Europa, estudando com os melhores mestres da pintura, onde aprofundou os conhecimentos para se tornar um dos maiores pintores paisagistas do Brasil, retratando como poucos a bela paisagem do nosso país.
Com um trabalho quase que totalmente dedicado às paisagens brasileiras, ele ganhou o respeito para o seu trabalho, eternizado em obras como "A caminho do Curral", "Tranquilidade", "Saudoso Recanto", "Desmonte do Morro do Castelo", "Em repouso", "Manhã no Alto da Serra", "Transe Doloroso", "Fim de Jornada" e "Quaresmas", entre tantas outras preciosidades.
De volta ao Brasil, voltou à Escola Nacional de Belas Artes, primeiro como professor, mais tarde como diretor. Baptista da Costa foi um exemplo de superação de adversidades na infância pobre, com a perda prematura dos pais. Viveu em um orfanato de onde saiu como um artista iniciante e retornou mais tarde como mestre e artista famoso. Seu exemplo de vida é inspirador.
Um grande abraço espinosense.
Casa e Capela de Antônio Raposo Tavares em Quitaúna

Sapucaieiras

Fazenda de Brejinho

Bosque com Riacho

Quaresmas


Paisagem com Riacho
Trecho de Paisagem com Ponte

Manhã de Sol

A Prisioneira