Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 30 de outubro de 2012

548 - Um aplausível ato de cidadania

Na manhã da última quinta-feira, dia 25 de outubro, em uma iniciativa que merece aplausos entusiasmados, o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Espinosa (Consep), em parceria com as Polícias Militar, do Meio Ambiente e Rodoviária, contando com a participação de alunos, professores e diretores de algumas escolas e de empresas e cidadãos espinosenses com consciência ecológica, além de apoio e suporte de algumas secretarias da administração municipal, promoveu a 1ª Ação Global de Limpeza do Rio São Domingos. Merece registro a participação do pessoal das escolas Comendador Viana, Betânia Tolentino Silveira, Dom Lúcio Antunes de Souza e Professora Adalgisa Ribeiro Fernandes; os funcionários das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Ação Social, Transportes, Obras e Limpeza Pública; o apoio do pessoal do Conselho Tutelar, da CMDRS, da ACE, da Loja dos Animais, da Madeforte, da Vidrominas, da Construvidros, da Microtechs Unimontes, da SRE de Janaúba, da Zé Bike, da Servlar, do Curso de Gestão Ambiental, do odontólogo Paulo César e outros cidadãos espinosenses e o suporte irrestrito dos policiais da Polícia Militar, Rodoviária e do Meio Ambiente.
Infelizmente estava viajando e não cheguei a tempo de participar desta louvável demonstração de cidadania, o que me daria enorme prazer. Os meus parabéns a todos os envolvidos nesta lição de sabedoria e discernimento.
Espero que mais e mais pessoas, empresas e órgãos públicos e privados se contaminem com esta ideia e que unam forças para conscientizar as mentes ainda alienadas e efetuem ações rápidas e eficientes para sanar esta anomalia da cultura local de jogar lixo nas ruas e nos rios.
Peço permissão aos administradores do site Ronda News para a publicação aqui no nosso blog de algumas fotografias postadas em matéria publicada em 27 de outubro naquele espaço. Vamos a elas.
Um grande e esperançoso abraço espinosense.














547 - Reflexões sobre a política de Espinosa

Terminado o processo político em Espinosa, com a vitória apertada do candidato do DEM, Lúcio Balieiro Gomes, com apenas 149 votos de diferença para o candidato derrotado do PT, Mílton Barbosa Lima, torna-se necessária uma reflexão sobre os métodos adotados pelos políticos na disputa eleitoral como também sobre as atitudes inaceitáveis de uma grande parcela dos eleitores.
Uma atitude a se lamentar profundamente no processo político em Espinosa é a adoção, por alguns políticos e seus correligionários (de todas as facções políticas, ressalte-se) de ações criminosas e totalmente inaceitáveis que vão de encontro ao respeito e à dignidade das pessoas envolvidas.
É óbvio que não sou tão ingênuo para imaginar que não haveriam discussões acaloradas entre adversários políticos. Faz parte do jogo. Críticas, reafirmo, críticas, podem e devem ser feitas àqueles políticos que tomaram decisões erradas, que não corresponderam à expectativa dos moradores ou que simplesmente sejam adversários políticos. Nada contra, faz parte. O que não se pode admitir como normal ou aceitável são xingamentos pesados, impropérios ultrajantes e insultos e ataques raivosos contra a vida pessoal de cidadãos dignos e de reputação ilibada, simplesmente por estarem eles em lado oposto das ideias. Pessoas despreparadas social e educativamente, completamente ignorantes e sem o menor senso crítico, desferem gratuitamente ataques pessoais contra cidadãos e autoridades da cidade, em um comportamento deplorável. Respeito só se conquista quando se dá respeito aos outros. 
Rumores pela cidade também dão conta de ações criminosas perpetradas por ambas as facções políticas na cidade, como o assédio moral e a desprezível compra de votos. Não apareceram provas, mas se isso realmente aconteceu é uma atitude digna de repulsa, uma inescrupulosa conduta que só vem denegrir ainda mais a já desgastada reputação dos políticos no Brasil.
É bastante clara a imensa comoção popular quando as eleições se aproximam em Espinosa. Muitos parecem depender unicamente da Prefeitura para viver, o que causa um rebuliço estrondoso na cidade. Parece uma epidemia. Quanto a isso, nada errado. É emocionante poder participar ativamente do processo de escolha dos nossos governantes e demonstrar orgulhosamente a nossa escolha livre e democrática, disseminando as ideias e propostas dos nossos candidatos. O que me deixa imensamente triste e chateado é a completa falta de noção de democracia que algumas pessoas ignorantes ainda tem. Alguns se acham no direito de questionar a escolha livre e sagrada de um candidato por um eleitor qualquer. Que eu saiba, muitos e muitos brasileiros sofreram tortura e morreram sob a brutalidade da ditadura militar, lutando bravamente para que tivéssemos o direito à liberdade de expor clara e livremente as nossas ideias. É como diz aquela famosa e brilhante frase atribuída ao filósofo francês Voltaire (François Marie Arouet - Nascimento: 21-11-1694 - Morte: 30-05-1778): "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las". Todos, eu disse todos, tem a liberdade (conquistada a duras penas) de escolher livremente quem achar melhor para receber o seu voto, sem necessidade de dar satisfações a quem quer que seja, familiar ou amigo, conhecido ou desafeto, patrão ou empregado. Isso tem um nome: Democracia! Em Espinosa algumas pessoas de pensamento curto parecem querer controlar as ideias dos outros que tem opiniões divergentes das suas. Outros se engalfinham belicosamente com os adversários e não conseguem manter um relacionamento racional e harmonioso, em meio ao processo eleitoral, com os familiares e amigos que pensam diferente. Quanta imbecilidade! Esse pessoal tem que se reciclar, ler um pouco mais, trocar ideias com pessoas mais instruídas e civilizadas, abrir a mente para novas experiências, sair da mesmice de velhos e ultrapassados conceitos, fugir desse marasmo de preconceitos e velhos paradigmas.
Talvez eu seja crucificado por externar essas minhas ideias e opiniões e possa causar alguma polêmica, mas isso se faz necessário, mesmo que me cause algum mal. Não posso compactuar com a desonestidade e a tomada de atitudes desrespeitosas contra pessoas dignas e de alta respeitabilidade da nossa sociedade, pelo simples fato de ter opiniões diferentes. Assim como não concordo com brigas e agressões físicas e verbais entre torcedores de times rivais, como os nossos Atlético e Cruzeiro, jamais compactuarei com desavenças violentas, atitudes hostis, desrespeitosas e insultos desferidos entre os "pés-duros" e "pés-moles", denominações estas que espero ver sepultadas no futuro breve.
Ainda sonho em ver um dia, depois de uma batalha política ferrenha, disputada dentro das normas democráticas, um candidato derrotado nas urnas poder se dirigir ao encontro do candidato vencedor para lhe apertar a mão e lhe parabenizar pela vitória, sendo recebido cordialmente e com imenso respeito pelo vencedor. Assim como ainda sonho em ir ao Mineirão lotado e poder assistir ao jogo tranquilamente, entre torcedores do Atlético e do Cruzeiro, juntos e em paz e harmonia. É isso o que penso, que sinto e que tenho esperança de ver acontecer. Quem sabe? Os exemplos de Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela estão aí para mostrar a todos nós que os sonhos às vezes se tornam realidade. Eu continuo sonhando. Quem pode prever o futuro?
Um grande abraço espinosense.



546 - O que fizeram do meu Rio São Domingos?

Como sempre faço, quando de férias em Espinosa, invento de me aventurar pelas ruas e rios da cidade procurando saber o estado em que se encontram e tentando perceber as mudanças ocorridas na paisagem rural e urbana. Para testemunhar "in loco" a situação do Rio São Domingos, belíssimo cenário da minha infância, fui até o Bairro Araponga e desci pelo leito do rio até a Rua da Resina. E a realidade me entristeceu profundamente. O leito do rio virou estrada, utilizada para a retirada de areia pelos carroceiros. Com a retirada da areia, os barrancos estão desmoronando, deixando expostas as raízes das árvores, que ainda insistem em resistir a este terrível crime ambiental. Rastros de queimadas estão por todo lado, inclusive em um imenso bambuzal que, parcialmente tombado no leito do rio, está interditando a passagem das pessoas. Fendas enormes no terreno são vistas nas margens, o que indica o fatal assoreamento do rio quando da próxima (se Deus quiser) chegada das águas.
Mais próximo da ponte da Praça Antonino Neves o cenário é assustador e deprimente. Ali onde passei grande parte da minha infância e adolescência, usufruindo maravilhosamente da então encantadora paisagem de árvores frondosas e águas e areias cristalinas, encontrei o retrato do abandono e da ignorância de uma grande parte da nossa população. Lixo por todo lado, em um cenário que causa repulsa, tristeza e uma profunda dor no coração. O que será preciso fazer para que estas pessoas desleixadas e mal-educadas entendam a importância crucial dos rios para a nossa sobrevivência neste planeta, meu Deus? Será que não lhes passa pela cabeça, pelo menos por um mísero instante, que as águas que por ali descem até a Barragem do Estreito, arrastando toda aquela sujeira para o reservatório, são as mesmas águas que nos são fornecidas pela Copasa para nosso uso diário para cozinhar, tomar banho e beber? Quanta ignorância, meu Deus! Até quando veremos estas cenas degradantes de um povo sem cultura e discernimento?
Ainda bem que algumas iluminadas cabeças pensantes da cidade estão iniciando ações para tentar reverter esta situação calamitosa e inaceitável, capitaneadas pelo Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e com apoio de vários setores da sociedade como a Polícia Militar, a ACE e algumas escolas. Farei nova postagem sobre esta brilhante iniciativa que merece aplausos.
Um grande e indignado abraço espinosense.