Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 4 de agosto de 2012

484 - O sempre surpreendente Caetano Veloso chega aos 70 anos

Neste dia 7 de agosto de 2012 se completarão 70 anos do nascimento de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, o baiano da pequena cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, Caetano Emanuel Vianna Telles Velloso. O poeta, músico, cantor, compositor, cineasta, escritor, artista, intelectual é o quinto dos sete filhos de José Telles Velloso (Sêo Zezinho), funcionário público do Departamento de Correios e Telégrafos, e de Claudionor Vianna Telles Velloso (Dona Canô). Desde pequeno o menino já revelava seus pendores artísticos, demonstrando gosto pela música, desenho e pintura.
No rádio, ouvia os cantores da música brasileira em voga, como Luiz Gonzaga; na cidade, os sambas de roda e os pontos de macumba. Em 1952, acompanhado pela irmã Nicinha ao piano, faz uma gravação única, para desfrute familiar, cantando "Feitiço da Vila" (de Vadico e Noel Rosa) e "Mãezinha Querida" (de Getúlio Macedo e Lourival Faissal), sucesso de Carlos Galhardo.
Em 1960, aos 18 anos, muda-se com a família para Salvador. Lá intensifica-se o seu interesse por música, graças à Bossa Nova, particularmente ao cantor e violonista baiano João Gilberto; por cinema, graças ao Cinema Novo, particularmente ao também baiano diretor Glauber Rocha; e por teatro. Ele aprende violão e passa a cantar com a irmã Maria Bethânia em bares de Salvador. Conhece então, em aparições na TV, o futuro parceiro Gilberto Gil. Em 1963 ingressa na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.
Finalmente conhece pessoalmente Gilberto Gil, a quem é apresentado pelo produtor Roberto Santana, e inicia amizade também com Gal Costa (ainda Maria da Graça, à época) e Tom Zé. A decisão de se tornar cantor e compositor viria depois de seu primeiro trabalho musical: a trilha sonora da peça "O Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, em montagem do diretor baiano Álvaro Guimarães, que o convida também para compor a trilha de "A Exceção e a Regra", de Bertolt Brecht. Um marco histórico: o show "Nós, Por Exemplo", com Caetano, Gil, Bethânia, Gal e Tom Zé, entre outros, integra os eventos de inauguração do Teatro Vila Velha, onde será reapresentado em setembro. Misturando canções e textos, "Nós, Por Exemplo" acabará influenciando a concepção de espetáculos de estrutura semelhante que virão a ser feitos no Rio de Janeiro e em São Paulo pouco depois. No ano de 1965, aconteceria um marco de particular importância para Caetano: em Salvador, conhece João Gilberto - para ele, um dos artistas mais importantes do Brasil e uma das principais referências de sua trajetória artística. A  Bahia de então fica pequena para a grandeza da cabeça e do coração do artista. Já ressentido do provincianismo local, ele abandona a faculdade e acompanha sua irmã Maria Bethânia, chamada ao Rio para substituir a cantora Nara Leão no show "Opinião". Gil, Gal e Tom Zé também se transferem para o sul do Brasil. Grava o seu primeiro compacto simples, com "Cavaleiro" e "Samba em Paz", ambas de sua autoria, pela RCA. Participa, ao lado de Gil, Gal, Bethânia e Tom Zé, do espetáculo "Arena Canta Bahia", dirigido por Augusto Boal e apresentado no TBC, em São Paulo. Tem músicas incluídas no curta-metragem "Viramundo", dirigido por Geraldo Sarno.
Estreando na era dos festivais que sacudiram a MPB nos anos 60, ele concorre, em São Paulo, no Festival Nacional da Música Popular da TV Excelsior, em 1966, com "Boa Palavra", canção defendida por Maria Odette, que se classifica em quinto lugar. O grande poeta da canção começa a ser reconhecido como tal. A sua "Um Dia" recebe o prêmio de melhor letra no 2º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record de São Paulo. Em 1967 é contratado pela gravadora Philips e lança o seu primeiro LP, "Domingo", dividido com Gal Costa. A apresentação de sua marcha "Alegria, Alegria", ao som das guitarras elétricas do conjunto pop argentino Beat Boys, enlouquece o 3º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, juntamente com a cantiga de capoeira "Domingo no Parque", de Gilberto Gil, com acompanhamento d'Os Mutantes. As duas canções se classificam, respectivamente, em quarto e segundo lugares. São os baianos rompendo com a tradição na nossa música. 
"Alegria, Alegria" é lançada em compacto simples. A essa altura, já está em curso o Tropicalismo, movimento de vanguarda que abalará nossas estruturas musicais e culturais, com consequências notáveis até hoje. Nesta época Caetano se casa com a baiana Dedé Gadelha.
O ano de 1967 marca a gravação de seu primeiro LP individual: "Caetano Veloso". No disco ressaltam grandes e memoráveis clássicos como "Alegria, Alegria", a emblemática "Tropicália", "Soy Loco Por Ti, América" (esta, de Gil e Capinan), "No Dia Que Eu Vim-me Embora" e "Superbacana". 1968 é o ano do lançamento de "Tropicália ou Panis Et Circensis", LP coletivo de que participam Caetano, Gil, Gal, Tom Zé e Os Mutantes. Caetano é vaiado ao apresentar sua "É Proibido Proibir" na eliminatória paulista do 3º Festival Internacional da Canção (FIC), da TV Globo, no Teatro da Universidade Católica, de São Paulo. Vestido com roupa de plástico, ele lança de improviso um histórico discurso contra a plateia e o júri. "Vocês não estão entendendo nada", grita. A canção é desclassificada e sai em compacto simples.
Naqueles tempos de brutal ditadura militar, Caetano e Gil são presos no Rio de Janeiro e ficam dois meses confinados. Na Quarta-Feira de Cinzas do ano de 1969, Caetano e Gil são soltos e seguem para Salvador, onde têm de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público
Após dois shows de despedida nos dias 20 e 21 no Teatro Castro Alves, Caetano e Gil partem com suas mulheres, respectivamente as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, para o exílio na Inglaterra. O espetáculo, precariamente gravado, se transformará três anos mais tarde no disco "Barra 69".
De Londres, Caetano envia artigos para o tabloide carioca "O Pasquim" e novas canções para intérpretes como Gal Costa, que recebeu "London, London"; Maria Bethânia, "A Tua Presença"; Elis Regina, "Não Tenha Medo"; Erasmo Carlos, "De Noite Na Cama" e Roberto Carlos, "Como Dois e Dois". Começa a se apresentar por palcos da Inglaterra e de outros países da Europa. Ocorre o lançamento na Inglaterra do seu primeiro disco concebido e gravado no exílio, "Caetano Veloso", pelo selo Famous, da Paramount Records. No repertório, seis canções escritas em inglês - entre elas, "London, London" e "Maria Bethânia" - e uma pungente recriação de "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Com permissão para ficar um mês no Brasil, Caetano vem ao país em janeiro de 1971 para assistir à missa pelos quarenta anos de casamento de seus pais. Em agosto Caetano volta ao Brasil. Visita a família, na Bahia. Apresenta-se na TV Globo e na TV Tupi. Participa, com Gal Costa, de um programa especial com João Gilberto: um encontro histórico. Aproveita ainda para deixar gravado um frevo novo para o Carnaval do ano seguinte, "Chuva, Suor e Cerveja". Em fevereiro de 1972 é lançado o disco "Barra 69", o registro do último show de Caetano e Gil antes do exílio. Em novembro divide com Chico Buarque um show no Teatro Castro Alves, em Salvador, com a participação do grupo vocal MPB-4. O espetáculo, gravado para se transformar em disco, serve para desmentir rumores de desavenças entre os dois artistas. Em dezembro acontece o lançamento do LP "Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo".
Nasce em Salvador, aos 22 de novembro, seu filho com Dedé Veloso, batizado com o nome de Moreno Veloso. Em 7 de janeiro de 1979, nasce Júlia. O bebê, no entanto, vive apenas alguns dias. Em 1983, no dia 13 de dezembro, morre aos 82 anos, José Telles Velloso, o pai de Caetano. No ano seguinte, no disco "Velô", ele incluiria a linda canção "O Homem Velho" em homenagem ao seu pai. Em 1985, no mês de setembro, Caetano Veloso se apresenta no famoso Carnegie Hall, em Nova Iorque. Ele, em toda a carreira, já se apresentou em inúmeros países do mundo, em cidades como Madri, Buenos Aires, Nova Iorque, Roma, Milão, Genebra, Paris, Londres e muitas outras.
Caetano, na sua prolífica carreira musical, também recebeu vários prêmios, entre eles o Grammy em 1999 de melhor álbum de world music por "Livro"; Prêmio Shell para a Música Brasileira; Categoria MPB do Video Music Brasil; Prêmio Antônio Carlos Jobim do Grande Prêmio Cinema Brasil; "Orfeu" como melhor trilha sonora; 8º Prêmio Multishow de Música como melhor cantor e o Prêmio Sharp de Música, entre tantos outros.
Separado de Dedé Veloso em 1986, Caetano se une à carioca Paula Lavigne. Caetano faz sua primeira incursão cinematográfica, "O Cinema Falado". A Rede Globo estreia "Chico e Caetano", programa mensal onde os dois artistas, além de cantar, apresentaram artistas convidados. Entre estes, compareceram Cazuza, Jorge Ben Jor, Elza Soares, Tom Jobim, não faltando atrações internacionais, como o argentino Astor Piazzola e o cubano Silvio Rodrigues. Infelizmente o programa "Chico e Caetano" se despede do telespectador da Globo, indo ao ar pela última vez em 26 de dezembro de 1986. Em dezembro de 1988, é publicado pela editora Lumiar e lançado no Rio de Janeiro o songbook "Caetano Veloso", produzido por Almir Chediak, em dois volumes e com as letras e as cifras de 135 canções. 
Em 23 de março de 2003, participa da cerimônia de entrega do 75º Oscar , em Los Angeles, onde Caetano Veloso e a mexicana Lila Downs cantam "Burn It Blue", trilha do filme "Frida".
No Rio, no dia 2 de fevereiro de 1990, um dia de tremenda tristeza: morre o filho de Gil e seu afilhado, Pedro Gadelha Gil Moreira. Pedro estava em estado de coma havia uma semana, após um acidente de carro. Era baterista (tocava na banda do pai), e muito próximo de Moreno, filho de Caetano. 
Em 7 de março de 1992, nasce no Rio de Janeiro, Zeca Lavigne Veloso, segundo filho de Caetano e seu primeiro com Paula Lavigne. Em 1996 a Polygram lança no mercado uma caixa com 30 CDs de Caetano.
No dia do aniversário de Tom Jobim, 25 de janeiro de 1997, nasce em Salvador, Tom Lavigne Veloso, segundo filho do casal (e terceiro de Caetano). Em novembro, é lançado o seu livro "Verdade Tropical", da Companhia das Letras, em que ele dá a mais profunda e pessoal das visões acerca dos principais aspectos e acontecimentos relacionados com o movimento tropicalista. Recebe o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) em fevereiro de 1998.


Em toda a sua brilhante carreira, Caetano Veloso criou polêmicas, se aventurou em vários campos da arte, lançou dezenas de discos e se apresentou em vários países do mundo, sozinho ou em companhia de outros artistas. Criou centenas de belíssimas canções e sempre está inovando e se reinventando com o seu trabalho musical extremamente qualificado. Sou um grande admirador do seu trabalho e acompanho a sua trajetória de sucesso há muito tempo. Vida longa ao irrequieto poeta baiano!
Fontes: caetanoveloso.com.br e wikipedia.org

Confira a sua discografia completa:
  • Cavaleiro/Samba em Paz (1965) - Compacto Simples RCA Victor
  • Domingo (1967) - Com Gal Costa - LP/CD Philips
  • Caetano Veloso (1968) - LP/CD Philips
  • Tropicália (1969) - LP/CD Philips
  • Caetano Veloso (1969) - LP/CD Philips
  • Caetano Veloso (1971) - LP/CD Philips
  • Transa (1972) - LP/CD Philips
  • Barra 69 - Caetano e Gil Ao Vivo (1972) - Com Gilberto Gil - LP/CD Pirata/Phonogram
  • Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo (1972) - Com Chico Buarque - LP/CD Philips/Phonogram
  • Araçá Azul (1973) - LP/CD Philips/Phonogram
  • Temporada de Verão - Ao Vivo na Bahia (1974) - com Gilberto Gil e Gal Costa - LP/CD Philips/Phonogram
  • Joia (1975) - LP/CD Philips/Phonogram
  • Qualquer Coisa (1975) - LP/CD Philips/Phonogram
  • Doces Bárbaros (1976) - Ao Vivo - Com Gil, Bethânia e Gal - LP/CD Philips/Phonogram
  • Bicho (1977) - LP/CD Philips/Phonogram
  • Muitos Carnavais (1977) - LP/CD Philips/Phonogram
  • Muito - Dentro da Estrela Azulada (1978) - LP/CD Philips/Polygram
  • Maria Bethânia e Caetano Veloso Ao Vivo (1978) - Com Maria Bethânia - LP/CD Philips/Polygram
  • Cinema Transcendental (1979) - LP/CD Philips/Polygram
  • Outras Palavras (1981) - LP/CD Philips/Polygram
  • Cores, Nomes (1982) - LP/CD Philips/Polygram
  • Uns (1983) - LP/CD Philips/Polygram
  • Velô (1984) - LP/CD Philips/Polygram
  • Totalmente Demais (1986) - Ao Vivo - LP/CD Philips/Polygram
  • Caetano Veloso (1986) - Lançado no Brasil em 1990 - LP/CD WEA(EUA)/Polygram(Brasil)
  • Caetano Veloso (1987) - LP/CD Philips/Polygram
  • Estrangeiro (1989) - LP/CD Philips/Polygram
  • Sem Lenço Sem Documento - O Melhor de Caetano Veloso - The Best of Caetano Veloso (1990) - LP/CD Philips/Polygram
  • Circuladô (1991) - LP/CD Philips/Polygram
  • Circuladô - Ao Vivo (1992) - LP/CD Philips/Polygram
  • Tropicália 2 (1993) - Com Gilberto Gil - LP/CD Philips/Polygram
  • Fina Estampa (1994) - CD Philips/Polygram
  • Fina Estampa - Ao Vivo (1995) - CD Polygram
  • Livro (1997) - CD Polygram
  • Prenda Minha - Ao Vivo (1998) - CD Polygram
  • Omaggio a Federico e Giulieta - Ao Vivo (1999) - CD Universal Music
  • Noites do Norte (2000) - CD Universal Music
  • A Bossa de Caetano (2000) - CD Universal Music
  • Noites do Norte - Ao Vivo (2001) - CD/DVD Universal Music
  • Eu Não Peço Desculpa (2002) - Com Jorge Mautner - CD Universal Music
  • A Foreign Sound (2004) - CD Universal Music
  • Cê (2006) - CD Universal Music
  • Cê - Ao Vivo (2007) - CD/DVD Universal Music
  • Roberto Carlos e Caetano Veloso e a Música de Tom Jobim (2008) - CD/DVD Amigo Records/Sony Music
  • Zii e Zie (2009) - CD Universal Music
  • MTV Ao Vivo - Zii e Zie (2011) - CD Universal Music
  • Caetano Veloso e Maria Gadú - Multishow Ao Vivo (2011) - CD/DVD Universal Music
  • Especial Ivete, Gil e Caetano (2012) - CD/DVD Universal Music 





483 - Bêbados

O abuso na ingestão de álcool causa reações diversas nas pessoas. Algumas ficam bastante alteradas e violentas. Outras se transformam em galantes conquistadores amorosos e acham que podem conquistar todas as mulheres do mundo com o seu "sex appeal". Outros mais ficam ricos, desandando a falar das suas posses milionárias. Já outros, normalmente tímidos e calados, se tornam um tagarela daqueles. Tem também aqueles que dormem sentados na mesa e aqueles que "soltam a franga". E os bêbados engraçados? Tem coisa mais engraçada do que um bêbado? Pois é, vamos rir um pouquinho com as performances engraçadíssimas de alguns embriagados por diversos lugares do país. É cada figuraça! Divirtam-se, mas atenção, moderação na bebedeira, pessoal!
Um grande abraço espinosense.








482 - Você conhece o o PIS e o PASEP?

Muita gente no Brasil ainda desconhece os seus direitos. O PIS, administrado pela Caixa Econômica Federal e o PASEP, administrado pelo Banco do Brasil, pagam a cada ano milhares de abonos salariais aos trabalhadores brasileiros. O triste é que muitos outros nem sequer imaginam que tenham também esse direito e o seu dinheiro, depois de ficar disponível por um determinado período nas agências bancárias sem saque, retorna para os cofres públicos. Então, é importante que você saiba o que são esses programas sociais criados pelo Governo Federal e cientifique os seus amigos, parentes e conhecidos sobre esse direito conquistado por uma enorme gama de empregados das empresas do país.
O PIS é um programa social criado pelo Governo Federal que tem a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando uma melhor distribuição da renda nacional. 
O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) foi instituído em 1970 com o objetivo de propiciar aos servidores públicos civis e militares a participação na receita das entidades integrantes (órgãos de administração pública direta e indireta nos âmbitos federal, estadual e municipal e fundações instituídas, mantidas ou supervisionadas pelo Poder Público).
O cadastramento do trabalhador nestes programas é de responsabilidade do empregador. Os trabalhadores do setor privado são cadastrados no PIS, os do setor público no PASEP. Após o cadastramento, o trabalhador recebe um cartão magnético com seu número de inscrição, que lhe permite consultar e sacar os benefícios sociais a que tem direito, como FGTS e Seguro-Desemprego, no caso do PIS.
A cada ano, o empregado tem direito a receber um Abono Salarial, benefício constitucional no valor de um salário mínimo, assegurado ao trabalhador cadastrado no PIS/PASEP, que preencher as condições legais para o seu recebimento, quais sejam:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até dois salários mínimos médios durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados corretamente pela sua empresa na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.
O pagamento é efetuado conforme cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PIS - 2012/2013

Nascidos em Início do pagamento Final do pagamento
Julho 15/08/2012 28/06/2013
Agosto 22/08/2012
Setembro 29/08/2012
Outubro 12/09/2012
Novembro 19/09/2012
Dezembro 26/09/2012
Janeiro 09/10/2012
Fevereiro 17/10/2012
Março 24/10/2012
Abril 13/11/2012
Maio 21/11/2012
Junho 28/11/2012


CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PASEP - 2012/2013 

Final da Inscrição Início do pagamento Final do pagamento
0 e 1 15/08/2012 28/06/2013
2 e 3 22/08/2012
4 e 5 29/08/2012
6 e 7 05/09/2012
8 e 9 12/09/2012



Fontes: caixa.gov.br e bb.com.br