Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 13 de julho de 2012

468 - Sexta-feira 13, julho de 2012 - Hoje é o Dia Mundial do Rock, moçada!

No dia 13 de julho, em todo o mundo, se comemora o Dia Mundial do Rock and Roll. Isso acontece desde que o músico britânico Bob Geldof criou o Live Aid Festival, evento realizado simultaneamente em 13 de julho de 1985, nas cidades de Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, nos Estados Unidos, com a presença de grandes astros do rock, para arrecadar fundos a serem aplicados no combate à fome na Etiópia, no continente africano. Neste concerto que entrou para a história e marcou a data dali em diante como o Dia Mundial do Rock, estiveram presentes ícones do gênero como Bob Dylan, The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, Joan Baez, David Bowie, B. B. King, Mick Jagger, Scorpions, Sting, Phil Collins, Eric Clapton, U2, Black Sabbath e Sir Paul McCartney, entre outros. O evento foi transmitido ao vivo pela BBC de Londres para vários países e serviu para pressionar os países ricos a lutar contra esse disparate e abrir os olhos da humanidade para a pobreza extrema nos países da África. 
20 anos depois, em 2005, Bob Geldof voltaria à carga com a organização do fantástico evento Live 8, que em shows produzidos em vários países, pressionava os ricos países do G8 a perdoarem as dívidas externas dos países pobres e envidassem esforços para erradicar a miséria no mundo.
Sou fissurado por rock, desde que me entendo por gente, lá na minha Espinosa. Não era fácil naqueles tempos se manter informado sobre as novidades da música no mundo. Nem sequer se imaginava um veículo espetacular de divulgação da música como hoje se tornou a Internet. Procurávamos nos informar em algumas estações de rádio, como a Rádio Mundial, sobre alguma banda nova ou um novo gênero musical. E para ouvir os nossos ídolos de então, tínhamos que comprar os discos, os famosos LPs, caros demais para quem não ganhava quase nada. Ou gravar uma fita cassete com os maiores sucessos dos nossos artistas favoritos. Por isso, quando podíamos juntar um dinheirinho e comprar um disco como o do Queen ou do Pink Floyd, lá na loja "A Musical" de Júlio Figueiredo, era como conquistar um troféu. Os meus "troféus" estão guardados até hoje aqui em casa.
O "Rock and Roll", expressão da gíria dos negros americanos, que literalmente significa "balançar e rolar", se referia ao ato sexual. A música criada pelos pioneiros do novo gênero musical, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Bill Haley e Chuck Berry, era uma mistura do Country com o Rhythm and Blues, fundindo a música branca com a música negra e mudando radicalmente a história da música mundial para sempre. Consta que o responsável pelo batismo daquela nova onda musical que rapidamente contagiou toda a juventude dos EUA e do mundo, foi o disc-jóquei americano Alan Freed (1922-1965), no seu programa de rádio.
Aquela nova música dançante e alegre conquistou multidões de fãs, principalmente a partir da aparição de um dos maiores ídolos de todos os tempos, Elvis Presley. A partir dali o rock se multiplicou em inúmeras fases e variações. Houve a fase esfuziante do início dos Beatles, fenômeno mundial com seus terninhos bem cortados e letras inocentes. Depois viria a fase psicodélica em que as drogas tiveram importância relevante na música, na vida e morte de muitos jovens e talentosos ídolos, como Jimi Hendrix e Janis Joplin. A fase incluía também músicas de protesto contra a Guerra do Vietnam, com destaque para o gênio Bob Dylan. Tempos depois, uma nova vertente do rock daria uma nova dimensão ao gênero. O Heavy Metal apareceria trazendo grandes cabeleiras, roupas escuras, guitarras pesadas e um som com potência sonora bem mais amplificada. Era tempo de Black Sabbath e Led Zeppelin, de Iron Maiden e Judas Priest. Mas havia de outro lado o chamado Rock Progressivo, com suas belas e longas melodias, tocadas por bandas recheadas de músicos extremamente talentosos, como as famosas Emerson, Lake and Palmer, Genesis, Pink Floyd e Yes. Tempos depois, já nos anos 80, surgia o movimento Punk, para constrastar radicalmente com toda essa produção caprichada. A ideia era reduzir a música ao mínimo, ao básico: apenas três acordes nas composições, somente guitarra, baixo e bateria, letras curtas e diretas, sem frescura. O importante era a rebeldia e a atitude anarquista. The Clash e Sex Pistols foram destaques deste período. 
O Pós-Punk traria melodias melancólicas e visual dark, com muita instrospecção dos seus maiores ícones: Joy Division, The Cure e Siouxsie and the Banshees. Os anos 80 consolidariam a era das grandes bandas e dos grandes espetáculos em estádios e arenas. Era o início de bandas como o U2 e o Oasis. Na década de 90, surgiu o Grunge, com o sucesso estrondoso do Nirvana e do Pearl Jam. A partir daí, nada mais tão interessante surgiu no universo do rock. Mas existiram muito mais variações do rock em todos esses anos, diversidades tais como o Hard Rock, o Britpop, o Glam Rock, o Folk Rock, a New Wave, a Glam Metal e mais recentemente o Rock Alternativo, além de inúmeras subdivisões espalhadas por todo o mundo. Qualquer que seja a sua variação predileta, comemore ouvindo a sua banda ou seu artista preferido, por que hoje é o dia, aliás, todo dia é dia de rock and roll, man.
Um grande abraço espinosense.
Um dos mais conhecidos símbolos relativos ao Rock and Roll é o
famoso logotipo dos Rolling Stones, que foi desenhado em 1970 pelo
estudante de arte John Pasche e foi capa do álbum "Sticky Fingers", de 1971.
A banda inglesa comemora 50 anos de carreira neste mês de julho, um recorde.




Para comemorar essa data tão especial, um momento especialíssimo em que o mítico Mick Jagger canta ao lado de outro ícone fabuloso do rock, Bono Vox, do U2. Memorável!

467 - Creche Proinfância Dr. Nivaldo Faber da Silva

Fiquei bastante satisfeito ao receber, com algum atraso, a notícia da inauguração da Creche Proinfância que homenageia, merecidamente, o meu inesquecível amigo, espinosense de coração, Nivaldo Faber da Silva. Com uma elogiável existência dedicada à família, à carreira de médico veterinário e à nossa cidade, que o acolheu como filho, Doutor Nivaldo foi um exemplo de como deve se portar um cidadão no exercício da política. Sempre aberto a reivindicações, a críticas e a questionamentos, com uma educação plena, ele tratava a todos com respeito e reverência, sem se ater a divergências de ideias no convívio diário. Como eu gostaria que todos os nossos políticos e eleitores tomassem a sua trajetória como exemplo de uma convivência fraterna e respeitosa!    
No último dia 15 de junho, a Prefeitura Municipal de Espinosa, administrada pelo prefeito João Miranda, presenteou a cidade com uma unidade da Creche-Escola do Programa Proinfância, em uma parceria do município com o Governo Federal. Com a disponibilidade de 200 vagas, o empreendimento atenderá a crianças de 0 a 5 anos, com toda a infraestrutura sendo utilizada no desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças. A obra, localizada no Bairro Bela Vista, no local onde funcionava o aeroporto, contou com investimentos superiores a R$ 1.300.000,00 e disponibilizará aos alunos oito salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, sala multiuso, refeitório, cozinha, lactário, área de lazer, solário, playground, tanque de areia, sala de vídeo e área administrativa.
A solenidade de inauguração teve, além da presença do prefeito João Miranda, as participações do deputado estadual Paulo Guedes, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dona Neusa Mendes, do Secretário de Agricultura Nílson Faber e de Dona Marly Sepúlveda, esposa do Doutor Nivaldo. Ainda estiveram presentes vereadores, professores e diretores de escolas e pessoas da comunidade. 
Outra notícia a ser comemorada é a nomeação do competente professor Lauro Mendes como coordenador do empreendimento. Sucesso a ele nessa árdua tarefa e parabéns a todos os envolvidos nessa conquista.
Um grande abraço espinosense.
Vista aérea da Creche-Escola Proinfância Dr. Nivaldo Faber da Silva

Foto: Jornal de Espinosa

Foto: Jornal de Espinosa

466 - Como passa rápido o tempo! 10 anos em Montes Claros

A escassez de tempo anda comprometendo um pouco a publicação de novas postagens aqui no nosso blog. Alguns assuntos estão sendo tratados com um pequeno atraso, o que me leva a pedir desculpas a vocês, visitantes ilustres deste espaço. Assim, neste início do mês de julho, se completou a marca expressiva de dez anos em que estou residindo em Montes Claros com a minha família. Cheguei aqui na mesma época em que o Brasil conquistava, com uma vitória por 2 x 0 sobre a Alemanha, o título de pentacampeão mundial de futebol.
Depois de um período de extrema tristeza vivido em Espinosa, onde eu e alguns colegas sofremos uma terrível perseguição profissional, com ocorrência de abjeto assédio moral, desliguei-me da minha terra natal para descortinar novos ares e possibilidades.
Pessoas especiais na minha vida e na vida da minha família foram determinantes na minha rápida adaptação à nova cidade, sendo fundamentais na mudança de rumo da nossa trajetória, sem jamais deixar de ter importância extrema em nossos corações. Quinha e Lindacy, Djair e Zezé, Rones e Jesana, Lena Rodrigues e tantos outros amigos, nos deram apoio e suporte nos momentos de incerteza e sofrimento. Mas DEUS sempre está ao meu lado, felizmente. Em inúmeras passagens da minha já longa vida, a sua presença se manifestou magnificamente, o que me permite dizer, sem medo de errar, que sou um cara feliz e abençoado.
Em Montes Claros, fui muito bem recebido pelos novos colegas de trabalho, reencontrei outros já conhecidos, fiz uma gama enorme de novos amigos, tive o meu trabalho reconhecido pelos novos superiores, continuei a fazer de maneira mais frequente uma das coisas de que mais gosto, que é jogar futebol, tive acesso a mais possibilidades culturais como cinema, shows e apresentações de música ao vivo nos barzinhos da cidade e o mais importante, consolidei a minha relação familiar e profissional possibilitando educação de qualidade aos meus dois filhos. Não há o que se lamentar, apenas razões imensas de comemoração e alegria.
Às vezes, ou talvez quase sempre, os acontecimentos ruins de certos períodos na nossa vida nos levam a uma condição de melhoria significativa logo à frente. Como diz o ditado, "Depois da tempestade, vem a bonança". Assim DEUS nos ensina o dom da humildade e da perseverança, a acreditar e batalhar sempre, com fé e coragem, na busca da felicidade.
O meu agradecimento a todos aqueles que de alguma forma, mesmo que mínima ou imperceptível, participaram ou participam deste processo tão importante da minha vida e da vida da minha família, que foi a minha saída brusca e desalentadora de Espinosa, minha amada terra natal, para uma trajetória de alegria e felicidade nesta cidade especial que me recebeu de braços abertos e que, como um amor à primeira vista, se tornou a minha segunda cidade-mãe.
Um grande abraço espinosense.















465 - Uma conquista abençoada: Uma homenagem a Marivanda dos Santos

Dias atrás recebi um convite de formatura de uma bela garota de Espinosa, filha de um saudoso amigo meu, Dalton Xavier. Poderia ser mais uma vitória como tantas outras conquistadas pelos filhos de Espinosa nas faculdades da vida, o que muito me satisfaz e alegra, mas para mim a vitória de Geysa Xavier tem um significado muito mais abrangente. Caminho idêntico percorrem os seus irmãos Joicy e Danílton Xavier. Só quem sabe a história de vida da sua família pode entender a grandeza deste êxito. Além de ter perdido o pai precocemente, o meu grande amigo de juventude Dalton Nunes Xavier, os seus filhos ainda viriam a ver desaparecer de forma trágica a sua mãe, Marivanda dos Santos, em um acidente automobilístico.
Sempre que tomo conhecimento da formatura de algum filho da minha terra, minha alma se enche de alegria. Como é reconfortante saber que mais jovens espinosenses alcançaram o objetivo de se formar em uma universidade, abrindo caminho para o exercício de uma profissão digna e o alcance do sucesso profissional. Muitos já venceram esta batalha e muitos outros estão na árdua caminhada para transpor esta etapa importantíssima da vida educacional, entre eles, graças a Deus, os meus dois filhos. É claro que todas as conquistas dos jovens espinosenses me deixaram feliz e orgulhoso, mas a vitória de Geysa me toca de uma maneira especial. E isso se deve à história da sua mãe, Marivanda, um exemplo de incrível empenho e rara determinação. Lutando contra todas as dificuldades, ela enfrentou sol e chuva, distâncias e obstáculos na sua caminhada por muitos lugares deste mundo para ganhar o seu sustento e poder oferecer uma possibilidade de estudo aos seus filhos. Marivanda foi uma das pessoas com quem eu convivi por quem eu tenho mais admiração e respeito. Que os seus filhos se orgulhem da sua luta e do seu admirável exemplo de vida e que, nas suas trajetórias pessoais e profissionais, se dediquem ao máximo para construir uma reputação tão decente e respeitável como a dela. Que Deus os proteja e parabéns pela brilhante conquista.
Um grande abraço espinosense.