Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 3 de junho de 2012

443 - Mais Um, a banda dos garotos de Espinosa em Montes Claros

Sempre digo e reclamo que falta em Espinosa uma política cultural bem estruturada que possa dar acesso aos vários segmentos da arte para os jovens e adolescentes da cidade. Fico imaginando quantos talentos estão por lá adormecidos, aguardando uma centelha que os faça desabrochar para o mundo. Prova disso é o trabalho de três talentosos rapazes oriundos de Espinosa que estão fazendo sucesso na música aqui em Montes Claros. Eles criaram a banda "Mais Um" e estão se apresentando em bares da cidade, conquistando mais e mais admiradores a cada dia. Eu e minha esposa Cléa, inclusive. Ficamos fãs na primeira audição e estamos torcendo para que mais e mais pessoas conheçam o trabalho do trio espinosense.
A banda Mais Um é formada por Leonardo Tolentino (violão), Bruno Alves (violão) e Júnior Leão (bateria). Leonardo (Léo) é filho do meu saudoso primo Dim de Genésio e Luciana. Dim foi quem me mostrou pela primeira vez o som do Pink Floyd, através do lendário álbum "The Wall", que me abriu as portas para o conhecimento da banda inglesa e de muitas outras bandas espetaculares do rock. Júnior é filho do saudoso amigo Deca da Gráfica e de Jandira. Deca, infelizmente, nos deixou prematuramente depois de um acidente automobolístico há pouco tempo. Bruno é filho de Deraldo da Cemig e Neusa. Não há como não contar a história do nascimento de Bruno, que é engraçadíssima. Deraldo, gente da melhor qualidade e sempre brincalhão, conhecido como Ferro-velho (ou Ferro-véi), cismou de batizar o menino recém-nascido de Tiãozinho, enquanto Neusa rebatia querendo batizá-lo de Bruno. É claro que o nome de Bruno venceu, mas Deraldo continuou a dizer que para ele aquele menino seria sempre o seu "Tiãozinho".
Com a chegada, nos próximos dias, do primeiro filho de Léo, a banda terá que dar uma parada, mas prometendo retornar assim que as coisas se ajustarem. Fica a nossa torcida para que eles voltem aos palcos o mais rápido possível e continuem nos presenteando com o seu grande talento musical.
Um grande abraço espinosense.     



442 - Zé Ramalho em Montes Claros, ótimo como sempre

Pela terceira vez aqui em Montes Claros tive a grata satisfação de assistir a mais um show do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, um dos artistas fundamentais na formação do meu gosto musical durante a minha juventude. Já havia tido o prazer de vê-lo se apresentando por aqui no Campo do Cassimiro e no Parque de Exposições. Mas sempre é uma sensação diferente ver um grande artista se apresentando ao vivo e em cores. A voz continua especial, potente e arrasadora, como sempre. O show foi emocionante, com uma participação vibrante do público, que cantava junto todos aqueles grandes sucessos do artista paraibano. Os arranjos das músicas foram modificados, mas a essência do cantador Zé Ramalho e a força das suas canções inesquecíveis estavam lá, intactas. A abertura se deu com a execução da música de Dominguinhos e Gilberto Gil, "Lamento sertanejo", em um arranjo bem diferente da música original cantada por Gil. Depois veio uma versão de "Things Have Changed" de Bob Dylan, "Tá tudo mudando". Dali em diante alguns dos seus inúmeros sucessos explodiram no palco: "Admirável gado novo", "Avôhai", "Beira-Mar", "Eternas ondas", "Garoto de aluguel", "Vila do Sossego", "Chão de giz", "Banquete de signos" e a música que nos fez dançar alucinadamente nos carnavais de Espinosa nos bons tempos, "Frevo mulher". Entre essas músicas, homenageou também o "Maluco Beleza" Raul Seixas tocando "O trem das 7" e "Medo da chuva". Para fechar o show, no esperado e tradicional bis, Zé tocou a sua bela música "Sinônimos", seguida pela dançante "Taxi lunar" e se despediu mais uma vez de Montes Claros, deixando no ar a esperança de retornar em breve para agradar ao grande número de fãs que conquistou em décadas de sucesso na carreira.
Tive o prazer de participar deste momento mágico de música e entretenimento ao lado dos amigos espinosenses Antenor e Vânia, que estavam passeando por aqui. Valeu a ótima companhia.
As fotos e os vídeos do show não ficaram muito bons, mas o importante é o registro do evento e da oportunidade especial de presenciar a apresentação de um dos grandes artistas da música brasileira.
Um grande abraço espinosense.




   





441 - Exemplos magníficos de pessoas de bom coração

Todo ano é a mesma coisa. Um quarteirão da rua São Carlos, no Bairro Todos os Santos, é interditado para a montagem das barraquinhas do Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para arrecadar fundos que são empregados na manutenção do orfanato durante todo o ano. Tudo muito organizado e preparado carinhosamente por cerca de quatrocentas pessoas do bairro e das redondezas, que se dedicam durante três finais de semana para, em sistema de rodízio, doar o seu tempo e o seu trabalho em prol das crianças da associação comunitária. Pessoas maravilhosas, de todas as idades e classes sociais e das mais variadas profissões, se entregam de corpo e alma na tarefa de cuidar das barraquinhas que vendem de tudo: pastel, bolo, churrasquinho, vaca atolada, feijão tropeiro, arroz com pequi, beiju, pizza, cachorro-quente, cerveja e refrigerante. Muitos outros também doam alimentos, materiais e recursos financeiros para que a festa aconteça e consiga atingir os objetivos do orfanato. A todas essas pessoas de bom coração, que promovem a caridade e a solidariedade em prol dos menos afortunados, doando recursos e o seu precioso tempo, o meu absoluto respeito e admiração. Que Deus os proteja! Vamos então conhecer um pouco mais sobre a história do orfanato com estas informações extraídas do site larnossasenhora.net.
Em 1950, o Coronel Philomeno Ribeiro, com a esposa, senhora Laudelina Ribeiro Maia e sua cunhada senhora Luiza Magalhães Santos, doaram à Mitra Diocesana de Montes Claros um terreno com área de 27.700 m2, com a condição de que “o edifício descrito nesta doação fosse destinado a um orfanato para meninas indigentes”. Sendo assim, em 7 de março de 1951 foi fundado o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, segundo documentos da época, surgiu como uma alternativa para a situação de abandono e descaso que viviam as crianças, principalmente as do sexo feminino.
De acordo com o estatuto da instituição o Lar é uma associação sem fins lucrativos, de cunho educacional, social, beneficente, assistencial e promocional, instituída por prazo indeterminado, com sede e foro na cidade de Montes Claros (MG), à Rua São Carlos, n° 40, Bairro Todos os Santos, CEP 39400-118. Desde sua constituição o Lar foi dirigido por religiosas em parceria com uma diretoria composta por membros da sociedade civil, com decisivo apoio da comunidade que possibilitou oferecer às crianças e adolescentes e respectivas famílias a formação necessária para seu desenvolvimento integral para a vida em sociedade.
O orfanato funciona sob a administração da atual diretoria e das Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros e de uma equipe técnica composta por assistente social, psicóloga, pedagogas, professores, captador de recursos e diversos funcionários distribuídos, conforme a demanda, na recepção, cozinha, monitoria e serviços gerais, com experiência média de cinco anos. Hoje a instituição se mantém com recursos próprios e parcerias com a comunidade e a sociedade civil. 
O Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem como missão desenvolver condições para a inserção das crianças e adolescentes em situação de exclusão social, por meio da educação preventiva e integral, dentro dos princípios espirituais, morais e éticos, acolhendo e promovendo sua inclusão e de sua família na comunidade e mercado de trabalho.
Você também pode ajudar e muito o trabalho desse pessoal. Você pode doar roupas, móveis, livros, material de informática, tudo o que não serve mais para você e ainda está em bom estado pode ajudar a muitas pessoas. Procure o Lar e saiba como doar. Para fazer uma doação ligue (38) 3221-2259 ou envie um e-mail para falecom@larnossasenhora.net ou larnossasenhora@hotmail.com.