Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 27 de abril de 2012

410 - Ê trem bão! Festa na roça

Os tempos passam, os costumes se modificam, mudam as regras de convivência entre as pessoas. É assim que as coisas funcionam enquanto gira o nosso velho e maltratado Planeta Terra. A fotografia desta postagem foi-me cedida por Geraldo Roberto Vieira (Tim) e mostra uma turma grande de pessoas se dirigindo para uma festa, por volta dos anos 50 ou 60. Todos elegantemente vestidos. Os homens com os seus paletós e os seus chapéus, acessórios indispensáveis naqueles tempos. As mulheres com os seus vestidos longos. Não podia faltar a bebida, segurada com cuidado pelo garotinho. Até a menininha não deixava de lado a sua boneca. Não faltava também o sanfoneiro para animar o encontro.
Interessante também perceber como era o transporte das pessoas naquela época, sem o mínimo de conforto ou segurança e trafegando por estradas poeirentas e quase intransitáveis. Todos, adultos e crianças, amontoados em cima da carroceria do caminhão, na maior alegria. Fato impensável hoje em dia, pois se trata de infração de trânsito punida com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira de habilitação.
Coisas de Espinosa! Um grande abraço espinosense.

409 -Como nasce uma FENDER STRATOCASTER, uma preciosidade musical

Objeto de desejo de muitos músicos profissionais e amadores espalhados pelo mundo inteiro, a guitarra Fender Stratocaster se tornou uma lenda na história da música pela sua incrível qualidade de som, mas também pelos astros do rock que a idolatram e a usam para criar músicas e solos inesquecíveis. Lendas do rock como John Lennon e George Harrison (Beatles), Eric Clapton, Jimi Hendrix, David Gilmour, Bob Marley, Dave Murray (Iron Maiden), Yngwie Malmsteen, Ritchie Blackmore (Deep Purple), Sérgio Dias (Mutantes), John Mayer, Jeff Beck, Eric Johnson e Mark Knopfler são alguns dos astros da música mundial que tocaram com uma Fender Stratocaster. Quem não se lembra daquela cena histórica do rock em que Jimi Hendrix destroi a sua guitarra em pleno palco? Pois é, adivinhem que guitarra era aquela?
A famosa e idolatrada Fender Stratocaster é um modelo de guitarra elétrica desenhada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954. É produzida pela Fender Musical Instruments Corporation.
No site da fabricante Fender pode-se ler: "Ninguém podia prever como a Stratocaster iria revolucionar a música popular. Essencialmente igual desde o primeiro modelo de 1954, essa é a guitarra elétrica mais popular e influente de todos os tempos e guitarristas de todos os níveis e gêneros musicais continuam confiando em seu timbre, versatilidade e ergonomia até hoje. A primeira aparição da Stratocaster foi em 1954, incorporando muitas inovações no design baseadas nas opiniões de músicos profissionais, do time da Fender e do próprio Leo Fender. O uso de um terceiro captador single ofereceu mais possibilidades de tom, o corpo melhor desenhado deixou a guitarra mais confortável e o design com corte duplo no corpo (acima e abaixo do braço) deixou o acesso a notas mais agudas muito mais fácil. O mais importante, porém, foi a inclusão da nova ponte com vibrato (ou tremolo) Fender, uma inovação originalmente criada para permitir que os guitarristas pudessem dar um "bend" nas cordas, simulando o efeito do pedal das guitarras "steel" muito populares entre os artistas de country music da época."
Se você é músico, ou pretende ser, que tal comprar uma dessas? Alguns modelos são um pouco caros, mas quem se importa com dinheiro quando se quer realizar um sonho, não é mesmo?
Veja abaixo um vídeo que mostra, em poucos minutos, todo o processo de criação dessa preciosidade. O outro vídeo mostra o exímio guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, extraindo toda a beleza da música em sua Fender Stratocaster.
Um grande abraço espinosense.

408 - Que falta faz Gonzaguinha!

  • "Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs, deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar, fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será" (Nunca pare de sonhar)
  • "Por um segundo, num sorriso teu, fez-se festa infinita em minha vida" (Por um segundo)
  • "Minha vida é andar por este país, pra ver se um dia descanso feliz" (Vida de viajante)
  • "Quero meu peito repleto de tudo que eu possa abraçar, quero a sede e a fome eternas de amar e amar e amar" (Maravida)
  • "Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (O que é, o que é)
  • "Diga lá, meu coração, que ela está dentro do meu peito e bem guardada, e é preciso mais que nunca, proseguir" (Diga lá, coração)
  • "É, a gente quer viver pleno direito, a gente quer viver todo respeito, a gente quer viver uma nação, a gente quer é ser um cidadão" (É)
  • "Começaria tudo outra vez, se preciso fosse, meu amor, a chama no meu peito ainda queima, saiba, nada foi em vão" (Começaria tudo outra vez)
  • "Diga lá meu coração, conte as histórias das pessoas, das estradas dessa vida, chore essa saudade estrangulada, fale sem você não há mais nada, olhe bem nos olhos da morena e veja lá no fundo a luz daquele sol de primavera" (Diga lá, meu coração)
  • "A gente quer do bom e do melhor, a gente quer carinho e atenção, a gente quer calor no coração, a gente quer suar mas de prazer, a gente quer é ter muita saúde, a gente quer viver a liberdade, a gente quer viver felicidade" (É)
  • "Tire um sono na rede, deixe a porta encostada, que o vento da madrugada, já me leva pra você, e antes de acontecer, o sol a barra vir quebrar, estarei nos teus braços, para nunca mais voar" (Espere por mim, morena)
  • "Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta, e eu busquei a palavra mais certa, vê se entende o meu grito de alerta" (Grito de alerta)
  • "Guerreiros são pessoas, são fortes, são frágeis, guerreiros são meninos, no fundo do peito" (Guerreiro menino)
  • "Um homem se humilha, se castram seu sonho, seu sonho é sua vida, e a vida é trabalho, e sem o seu trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata, não dá pra ser feliz" (Guerreiro menino)
  • "Eu quero é mais me abrir e que esta vida entre assim como se fosse o sol desvirginando a madrugada, quero sentir a dor dessa manhã, nascendo" (Explode coração)
Em tempos de uma pobreza causticante nas letras das músicas que a maioria do povo brasileiro está consumindo assustadoramente, nada como começar a falar de um grande e talentoso compositor com alguns versos de suas canções maravilhosas. É reconfortante perceber que mesmo depois de tanto tempo, as suas músicas continuam fortes, vibrantes e atualíssimas. Assim se reconhece um grande artista como Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, ou simplesmente Gonzaguinha. Neste 29 de abril de 2012 se completarão 21 longos anos de sua ausência. Ausência da vida, mas não dos ouvidos de quem admira e curte o seu trabalho de ótima qualidade. Suas melodias e suas poéticas letras acompanham constantemente a minha vida e sempre me levam de volta a uma fase de muita alegria, em que cantávamos e batucávamos suas belas composições nas mesas e cadeiras dos bares da vida em Espinosa. Gonzaguinha faz muita falta ao cenário musical brasileiro atual.


Gonzaguinha nasceu aos 22 de setembro de 1945 na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Filho de Dona Odaléia Guedes dos Santos (cantora do Dancing Brasil que faleceu aos 22 anos) e do famoso "Rei do Baião" Luiz Gonzaga.  Ele foi criado pelos padrinhos Dona Leopoldina de Castro Xavier, Dona Dina, e Sêo Henrique Xavier.
Teve dois filhos com a sua primeira esposa Ângela, Daniel e Fernanda. Depois teve a filha Amora com a atriz Sandra Pêra. Os seus últimos anos de vida ele passou ao lado de sua esposa Louise Margarete Martins, a Lelete, e a filha deles, Mariana.
Aos 14 anos compôs sua primeira canção, "Lembranças da Primavera". No início da carreira teve inúmeras canções suas censuradas pela censura, pelo claro conteúdo de crítica social e contestação ao então governo ditatorial do Brasil.
Com o fim da ditadura, passou a compor canções mais acessíveis ao grande público e teve composições suas gravadas por grandes cantores brasileiros como Raimundo Fagner, Maria Bethânia, Simone e Elis Regina. Sempre reacionário, deixou gravadora e empresário e fundou a Gravadora Moleque, tornando-se um artista independente.
Após uma apresentação na cidade de Pato Branco, no Paraná, quando se dirigia de carro para a cidade de Francisco Beltrão, Gonzaguinha foi vítima de um acidente automobilístico às 7h30min do dia 29 de abril de 1991, vindo a falecer com apenas 45 anos de idade. O Brasil perdia ali um grande artista popular.

DISCOGRAFIA:
"Parada Obrigatória Para Pensar" (1970) Compacto Simples - Forma/Philips
"Um Abraço Terno em Você, Viu Mãe" (1970) Compacto Simples - Forma/Philips
"Africasiamerica/Por um Segundo" (1971) Compacto Simples - Forma/Philips
"Felícia/Plano Sensacional/Sanfona de Prata" (1971) Compacto Duplo - Forma/Philips
"Comportamento Geral/Um Sorriso nos Lábios" (1972) Compacto Simples - Odeon
"Luiz Gonzaga Jr." (1973) LP/CD - Odeon
"Luiz Gonzaga Jr." (1974) LP/CD - Odeon
"Os Senhores da Terra" (Antologia 1975) LP - Museu da Imagem e do Som
"Plano de Vôo" (1975) LP/CD - EMI/Odeon
"Começaria Tudo Outra Vez" (1976) LP/CD - EMI/Odeon
"Moleque Gonzaguinha" (1977) LP/CD - EMI/Odeon
"Recado" (1978) LP/CD - EMI/Odeon
"Gonzaguinha da Vida" (1979) LP/CD - EMI/Odeon
"De Volta ao Começo" (1980) LP/CD - EMI/Odeon
"A Vida do Viajante" - Com Luiz Gonzaga (1981) LP/CD - EMI/Odeon
"Coisa Mais Maior de Grande Pessoa" (1981) LP/CD - EMI/Odeon
"Caminhos do Coração" (1982) LP/CD - EMI/Odeon
"Alô, Alô Brasil" (1983) LP/CD - EMI/Odeon
"Grávido" (1984) LP/CD - EMI/Odeon;
"Olho de Lince/Trabalho de Parto" (1985) LP/CD - EMI/Odeon
"Geral" (1987) LP - EMI/Odeon
"Corações Marginais" (1988) LP - Moleque/WEA
"Luisinho de Gonzaga" (1990) LP - WEA/Moleque
"Cavaleiro Solitário" (1993) LP/CD - Som Livre
"Luiz Gonzaga Jr. - Gonzaguinha" (2001) CD - Universal Music

COLETÂNEAS:
"Gonzagão e Gonzaguinha Juntos" (1991) CD - BMG/Ariola
"A Viagem de Gonzagão e Gonzaguinha" (1994) CD - EMI/Odeon
"O Talento de Gonzaguinha" (1994) CD - EMI/Odeon
"Perfil" (2004) CD - EMI/Som Livre
Fonte: wikipedia.org
Mais informações no site: http://www.gonzaguinha.com.br