Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 24 de abril de 2012

406 - O "Dia do Goleiro"

Nesta quinta-feira, dia 26 de abril, o Brasil comemora o "Dia do Goleiro". A ideia de criar um dia para homenagear o goleiro surgiu na metade dos anos 70 e foi obra do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro. O professor Carlesso havia desenvolvido um método de preparação de fundamentos para atletas que atuavam no gol que foi essencial na formação de diversos arqueiros brasileiros. Com essa bagagem ele foi o primeiro preparador de goleiros a ser incluído na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Isso aconteceu em 1974, no Mundial da Alemanha.
Muito se diz dos pobres coitados dos goleiros. Dizem que onde ele pisa, não nasce grama. Ele é o único que não pode falhar. É chamado às vezes de santo, às vezes de frangueiro. Ou "mão de pau", ou "peruzeiro", ou ainda "mão furada" ou "mão de alface". Como é dura a vida de goleiro!
Mas a história do futebol mostra a importância desses jogadores diferenciados, que entre todos é o único com a prerrogativa de usar as mãos, mesmo que só dentro dos limites da grande área. E quantas histórias eles protagonizaram desde a invenção do futebol. Alguns deles ficaram marcados na história. O goleiro Moacir Barbosa Nascimento, do Vasco da Gama, ficou marcado e foi defenestrado por décadas como o responsável pela derrota brasileira para o Uruguai na final da Copa do Mundo do Brasil em 1950. Injustamente, foi escolhido pela imprensa e pela torcida como o bode expiatório pelo inesperado insucesso brasileiro, o que o tornou um personagem maldito até a sua morte em 2000.
O soviético Lev Yashin é, talvez, o melhor goleiro de todos os tempos. Com o seu uniforme preto, que lhe valeu o apelido de "Aranha Negra", é considerado como um dos melhores da história do futebol pelos seus incríveis reflexos, pela estupenda elasticidade e pela excelente colocação debaixo das traves. Ganhou a Bola de Ouro de melhor jogador da Europa em 1963 e foi considerado o melhor goleiro das Copas de 1958, 1962 e 1966 e das Olímpíadas de 1956, 1960 e 1964. Em frente ao estádio do Dínamo de Moscou, há um monumento em sua homenagem.
Lev Yashin, o "Aranha Negra"

Monumento em sua homenagem, na Rússia
Alguns goleiros se destacaram também por possuir outras qualidades, além da sua função básica de evitar gols dos adversários. O colombiano José René Higuita Zapata, o paraguaio José Luis Chilavert e o são-paulino Rogério Ceni também se revelaram excelentes batedores de falta e de pênalty. O goleiro argentino Miguel Angel Ortiz também se destacou no Atlético Mineiro ao se tornar o batedor de pênaltys do time.
Outros grandes goleiros estrangeiros que também fizeram história foram Rinat Fayzrakhmanovich Dasayev, Rodolfo Sergio Rodriguez y Rodriguez, Peter Schmeichel, Petr Cech, Iker Casillas, Oliver Kahn, Walter Zenga, Edwin van der Sar, e Manuel Neuer.
O site do Globo Esporte fez, em maio de 2010, uma reportagem listando os 10 melhores goleiros de todas as Copas do Mundo. Vejam como ficou:
10° lugar: MICHEL PREUD´HOMME (Bélgica - Copas de 1990 e 1994) 8 jogos e 8 gols sofridos
9° lugar: LADISLAO MAZURKIEWICZ (Uruguai - Copas de 1966, 1970 e 1974) 13 jogos e 16 gols sofridos
8° lugar: SERGIO GOYCOCHEA (Argentina - Copa de 1990) 5 jogos e 3 gols sofridos
7° lugar: UBALDO FILLOL (Argentina - Copas de 1974, 1978 e 1982) 13 jogos e 12 gols sofridos
6° lugar: GIANLUIGI BUFFON (Itália - Copas de 2002 e 2006) 11 jogos e 6 gols sofridos
5° lugar: DINO ZOFF (Itália - Copas de 1974, 1978 e 1982) 17 jogos e 15 gols sofridos
4° lugar: CLÁUDIO TAFFAREL (Brasil - Copas de 1990, 1994 e 1998) 18 jogos e 15 gols sofridos
3° lugar: GILMAR DOS SANTOS NEVES (Brasil - Copas de 1958, 1962 e 1966) 14 jogos e 12 gols sofridos
2° lugar: GORDON BANKS (Inglaterra - Copas de 1966 e 1970) 10 jogos e 7 gols sofridos
1° lugar: LEV YASHIN (Antiga URSS - Copas de 1958, 1962 e 1966) 14 jogos e 19 gols sofridos  
Só para registrar, com um tremendo orgulho: dois desses grandes goleiros vestiram o manto sagrado do Clube Atlético Mineiro: Mazurkiewicz e Taffarel.
Taffarel vestiu o manto sagrado do GALO

Mazurkiewicz também atuou no GALO
Nas Copas do Mundo de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1966 (Inglaterra), Gilmar foi o titular absoluto da Seleção Brasileira. Taffarel defendeu o gol brasileiro em três Copas: 1990 (Itália), 1994 (Estados Unidos) e 1998 (França), sendo decisivo nas disputas de pênaltys. Leão foi o titular em 1974 (Alemanha) e 1978 (Argentina) e ainda foi reserva em 1986 (México). Outros que disputaram Copa do Mundo pela Seleção Brasileira como titular foram Marcos, Félix, Carlos, Dida, Castilho, Joel, Pedrosa, Batatais, Waldir Perez e Júlio César.
Atualmente vários goleiros brasileiros estão jogando na Europa, fato impensável até alguns anos atrás, quando somente os jogadores habilidosos e que atuavam no meio-campo ou ataque eram contratados pelos clubes do velho continente. Por lá estão (ou estiveram), Diego Alves, Júlio César, Hélton, Doni, Dida, Taffarel, Gomes etc.
Outros grandes goleiros também gravaram para sempre os seus nomes no rol dos melhores do país: Manga, Raul Plasmann, Fábio, Carlos Germano, Velloso, Danrley etc.
E em Espinosa, quantos goleiros se sobressaíram? Muitos, entre eles Lucídio da Minascaixa, Dionísio "Maria Loura", Roberto da Casa do Fazendeiro, Acir do Espinosense, Doidinho, Valdo Pezão, Lucélio, Noé, Véio, Rogerinho, Marivaldo, Marcão, Hyago, Van e tantos outros mais. No futebol de salão, Mílton Barbosa, Dim de Ezim, Madurinho, Tu de Carlito, Edmar Barbosa, Carlinhos Meloso, Walter Pinto, e o melhor de todos eles, na minha opinião, Zé Américo "Mão de Onça", que foi meu companheiro de longas e vitoriosas jornadas no time da AABB de Espinosa.
O maior destaque atualmente, é claro, é o nosso conterrâneo Gilsivan (Van para os amigos), que é conhecido na imprensa como Ivan, que hoje defende brilhantemente o gol do Joinville, onde é bastante respeitado e querido pela torcida jequiana, motivo de grande orgulho para nós, espinosenses.
Aqui embaixo a minha pequena homenagem a alguns dos goleiros com quem tive o imenso prazer de jogar futebol.
Lucélio, no Cruzeirinho

Dim, na AABB

Valdo Pezão, no Cruzeirinho

Walter Pinto, na AABB

Noé, no Cruzeirinho

Véio, no Minas

Roberto, no Juventus

Carlinhos Meloso, na AABB

Marcão, no 9 de Março

Doidinho, no 9 de Março

Rogerinho, no 9 de Março

Zé Américo "Mão de Onça", na AABB

Van ou Ivan do Joinville, no 9 de Março


Curiosidade: Uma das mais impressionantes jogadas de todos os tempos no futebol foi a defesa intitulada "escorpião", protagonizada pelo goleiro colombiano Higuita em um amistoso da Colômbia contra a Inglaterra no majestoso Estádio de Wembley, em 1995, quando o goleiro fez uma defesa com os pés atrás das costas, depois de um chute do inglês Jamie Redknapp. Realmente uma das mais lindas imagens da história do futebol mundial.



Aqui você vê uma série de grandes defesas realizadas por goleiros de todo o mundo, algumas delas inacreditáveis.