Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 12 de abril de 2012

395 - Correntina, um lugar encantador

Se você gosta de sossego e de um refrescante banho de rio em uma cidade acolhedora e tranquila, sua próxima viagem de férias pode ser em Correntina, no extremo oeste baiano. Cortada pelas águas cristalinas do Rio Corrente, afluente do Rio São Francisco, a cidade de Correntina encanta os visitantes pela beleza de uma natureza repleta de rios e cachoeiras, que serpenteiam entre as árvores e os animais da caatinga. Além do Rio Corrente, o município ainda conta com os rios Arrojado, Santo Antônio, Guará e Rio do Meio. 
As pedras, encontradas ao longo de todo o leito do rio, formam as corredeiras, as ilhotas e as piscinas naturais de águas calmas e cristalinas, ideais para banhos. Ali, bem no centro da cidade, existe a principal e mais concorrida  área de lazer, o Ranchão, cartão-postal que é uma mistura de bar, salão de festas e restaurante construído sobre uma ilha do rio no perímetro urbano, ligada à margem esquerda por uma ponte para pedestres. O arquipélago das Sete Ilhas: dos Casais, dos Namorados, das Flores, dos Noivos, das Crianças, da Juventude e a da Melhor Idade, situado a pouco mais de 1 km, propicia aos turistas um relaxante banho entre as corredeiras, em meio a trechos de uma intacta Mata Atlântica. Para beber e comer ali mesmo basta dar uma chegadinha ao Bar das Sete Ilhas que disponibiliza um serviço completo de bar e restaurante. Já estive lá uma vez e adorei. Pretendo voltar um dia.
Um grande abraço espinosense.
















Declarada cidade em 30 de março de 1938, Correntina conta com uma população de 31.259 habitantes, conforme o censo 2010 do IBGE. Localizada no Oeste Baiano, a 500 km de Brasília e a 980 km de Salvador, a cidade se destaca pelo seu carnaval que atrai inúmeros visitantes dos estados de Minas Gerais, Goias, e principalmente do Distrito Federal. 

394 - O time da família Silva

Esta fotografia me foi presenteada por Dió e mostra um time formado basicamente pelos integrantes da família Silva, por quem tenho bastante carinho e amizade. Alguns não me foi possível identificar. Mas pode-se ver que estavam presentes o excelente zagueiro Téo, além de Luciano, Gera, Tonhão, Dió e Sêo Waldemar. A qualidade da imagem é muito ruim, mas o que vale mesmo é o registro de uma reunião em família através do esporte.
Um grande abraço espinosense.

393 - A nossa tranquila Vila de Santana

A Vila de Santana é como um refúgio de sossego, um oásis de tranquilidade na cidade de Espinosa. Com os seus restaurantes que fornecem o melhor da cozinha norte-mineira, com vários pratos à escolha dos visitantes, como um especial pirão de galinha caipira e um delicioso peixe assado, além de uma cerveja bem geladinha, o local ainda é palco de festas como a de Sant´Ana e a de São João, comemoradas animadamente pela população anualmente ali na praça. E falando nisso, como ficou bonita a nova praça da Vila de Santana! Onde antes havia o campo de futebol todo "desgramado", onde joguei muitas vezes, foi construída uma praça ampla e com gramados em seus grandes canteiros, além de um pequeno palanque. Há também um playground para que as crianças possam brincar. Está muito bonita. A administração do prefeito João Miranda está de parabéns por esta obra. A criticar, apenas o mau gosto de deixar visíveis no palco as duas caixas d´água colocadas sobre os banheiros. Bem que se poderia construir uma parede ali para esconder os reservatórios do público e melhorar o aspecto da praça. Coisa fácil de se fazer.
Só espero que a Prefeitura e os cidadãos santanenses tenham a consciência de zelar pela conservação da praça, fiscalizando sempre e não permitindo que vândalos quebrem os brinquedos e destruam o gramado e as árvores ali plantadas. Isso sempre acontece com as obras feitas nas cidades brasileiras. Gasta-se uma enorme quantidade de dinheiro para construir belos jardins públicos para a população, mas dentro de pouco tempo a degradação é total, com necessidade de reformas que requerem mais dinheiro que poderia ser aplicado em outras obras necessárias na cidade.
Quando retornar, espero encontrar a praça com a mesma beleza em que se encontrava quando estas fotos foram tiradas, sempre bem cuidada. 
Um grande abraço espinosense.



















A velha casa onde Chico fazia o melhor pirão de galinha do mundo