Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 6 de abril de 2012

392 - Sexta-Feira da Paixão em Espinosa, tempo de penitência

Semana Santa. Sexta-Feira da Paixão. Tempo de reflexão, de penitência, de tristeza na rememoração do sofrimento e morte de Jesus Cristo, o mais importante homem de todos os tempos, que se sacrificou por nós, pecadores.
Em Espinosa, além da tradicional procissão que mostra, em pequenas paradas para reflexão, a história da crucificação e morte de Jesus Cristo, os fiéis se deslocam ao cruzeiro existente no topo do morro próximo da cidade, numa escalada difícil e cansativa, para se penitenciar e demonstrar a sua devoção a Deus. Como todo cristão espinosense, fiz algumas vezes esse percurso, na companhia de vários amigos. Espero que a população continue a manter essa importante tradição católica, que mostra a imensa fé e religiosidade do nosso povo.
A velha fotografia abaixo foi-me cedida por Geraldo Roberto Vieira (Tim) e mostra sua mãe, Dona Carmita, em companhia de familiares no alto do Morro do Cruzeiro em uma Sexta-Feira da Paixão, 22 de março de 1961.
Um grande abraço espinosense.

391 - Festival Lollapalooza começa amanhã, dia 7 de abril

Aos fãs de música, mais um festival se inicia neste sábado em São Paulo. O Lollapalooza está completando 20 anos de existência e se transformou em um grande sucesso de divulgação de novos artistas da chamada música alternativa. Tudo começou quando Perry Farrell, vocalista e fundador da banda de rock alternativo Jane’s Addiction iniciou os planos para a despedida dos palcos de sua banda. A ideia logo se transformou em um imenso roadshow que levaria música, cultura e arte para os fãs por todo o continente norte-americano.
O Festival Lollapalooza Brasil, primeira edição no país, reunirá, nos 120 mil m² do Jockey Club de São Paulo, 50 atrações musicais de diversos rítmos e gêneros que se apresentarão no sábado (7 de abril) e no domingo (8) a partir do meio-dia. As principais atrações serão o Foo Fighters e o Arctic Monkeys. Entre os brasileiros, farão shows o roqueiro baiano Marcelo Nova e O Rappa. As apresentações se darão em quatro palcos:  no Cidade Jardim e no Butantã irão tocar grandes nomes do rock; no palco Alternativo se apresentarão novos artistas do gênero; no Palco do Perry haverá shows de música eletrônica e no Kidzapalooza, uma programação especial dedicada ao público infantil.



Este nome meio estranho do festival vem de uma expressão americana que significa "uma extraordinária ou incomum coisa, pessoa, ou evento; um exemplo ou circunstância excepcional."

Artistas que se apresentarão no sábado, dia 7 de abril:
Foo Fighters
TV On The Radio
Calvin Harris
Band Of Horses
Cage The Elephant
Joan Jett and The Blackhearts
O Rappa
Bassnectar
The Crystal Method
Perryetty V/S Chris Cox
Peaches
Wander Wildner
Marcelo Nova
Rhythm Monks
Pavilhão 9
Ritmo Machine
Veiga & Salazar
Daniel Beleza & Os Corações em Fúria
Tipo Uísque
Balls
Márcio Techjun

Artistas que se apresentarão no domingo, dia 8 de abril:
Arctic Monkeys
Jane's Addiction
MGMT
Thievery Corporation
Skrillex
Foster The People
Racionais MCs
Friendly Fires
Pretty Lights
Gogol Bordello
Tinie Tempah
Plebe Rude
Cascadura
Velhas Virgens
Garage Fuzz
Killer On The Danceflood
Kings of Swingers
Black Drawing Chalks
Suvaca
Blubell
Daniel Brandão

Fonte: lollapaloozabr.com

390 - Conheça a música de Thiago Pethit

Se você anda cansado da mesmice que impera na música brasileira da atualidade, com o espaço quase que totalmente ocupado pelo axé, pelo breganejo e pelo funk das cachorras, que tal abrir um pouco a mente e escutar alguma coisa diferente do cenário atual? Pois é, caros amigos, ainda existe (Aleluia!) vida inteligente na música popular brasileira. É triste saber que não é permitido a esses novos e excelentes artistas mostrar o seu trabalho nas rádios e nas televisões do país, sob o pretexto de não provocar audiência. Aquela velha história do capitalismo selvagem. Mas felizmente existe a Internet, a santa protetora dos aficionados por boa música. E foi lá que descobri o trabalho do músico, cantor e compositor Thiago Pethit, autor de músicas inteiramente impregnadas de beleza e delicadeza. Thiago é ator e depois de trabalhar por algum tempo no teatro, descobriu a sua vocação para a música, bastante influenciado pela cantora Tiê. Passou então a compor e expressar toda a sua criatividade, resultando no lançamento do seu primeiro e até agora único álbum, "Berlim, Texas", muito elogiado por quem entende verdadeiramente de música.



Faixas de "Berlim, Texas":
01 - Não Se Vá
02 - Mapa-Múndi
03 - Forasteiro
04 - Sweet Funny Melody
05 - Voix De Ville
06 - Fuga N°1
07 - Outra Canção Tristonha
08 - Birdhouse
09 - Nightwalker
10 - White Hat
11 - Don´t Go Away
 
Mapa-Múndi (Thiago Pethit)
Me escreva uma carta sem remetente
Só o necessário e se está contente
Tente lembrar quais eram os planos
Se nada mudou com o passar dos anos
E me pergunte o que será do nosso amor?

Descreva pra mim sua latitude
Que eu tento te achar no mapa-múndi
Ponha um pouco de delicadeza
No que escrever e onde quer que me esqueças
E me pergunte o que será do nosso amor?





389 - O grande time do Vitória, da Rua da Resina

Uma das maiores diversões das crianças, jovens e adolescentes de Espinosa nos anos 70 era o futebol. E times eram formados em todos os bairros da cidade, alguns só com os moradores de determinada rua, o que gerava até uma certa rivalidade entre eles. Bem ali no centro da cidade, havia o time da Rua de Baixo (Raul Soares), o time da Praça e o time da Rua da Resina, claro. E o nome do nosso time não poderia ser mais apropriado: Vitória.
A equipe, com um uniforme parecido com o do Fluminense, reunia jogadores não só da Rua da Resina, mas também de outros lugares próximos, como as praças e o Araponga, como pode se notar na fotografia abaixo. Não sei o motivo de não estar presente nesta foto, pois fazia parte deste time, como pode se perceber pela fotografia em que apareço ao lado do meu grande amigo Tião, no jardim da praça em frente ao antigo cinema, posteriormente Clube dos Cem. Bons tempos aqueles!
Um grande abraço espinosense.

Mílton Barbosa, Edmar, Duda, Júlio, Quinha, Levi, Daílson,
Fernando e Nivaldo; Eduardo, Dió, Marquinhos, João Carlos,
Edmílson, Negão e Duzinho.

388 - Abdias Costa Ramos, mais um poeta espinosense

A cada dia descubro mais coisas interessantes na Internet, essa rede mundial de computadores que traz o melhor e o pior do nosso conturbado mundo moderno. E a gente descobre, surpreso, coisas e pessoas que estão tão próximas de nós e que não conhecemos ou não percebemos. Nesta semana, pesquisando na rede, descobri um poeta de Espinosa: Abdias Costa Ramos é o seu nome. Ele não disponibilizou muitas informações sobre a sua vida pessoal no site "O Recanto das Letras", espaço idealizado para a publicação online de conteúdos de natureza poética, artística, informativa e educacional da comunidade de autores participantes. Apenas se sabe que ele mora (ou morou) na Vila de Santana em Espinosa e que tem 46 anos de idade. Mas é gratificante saber que temos em nossa cidade, pessoas sensíveis que se dedicam a escrever poemas e publicá-las na Internet, franqueando o acesso a todos os internautas.
Não podemos também nos esquecer dos escritores da nossa terra, como a professora Ana de Souza Melo Veloso ("Espinosa, Passado e Presente" - 1974), Daniel Antunes Júnior ("Lençóis do Rio Verde - Crônica do Meu Sertão") e Lauro Mendes e Durvalino Antunes que lançaram livros há pouco tempo. Na poesia, temos o belo exemplo de Sêo Teotônio Barbosa Lima que lançou "Versos Que Fiz Brincando" em 2007 e do saudoso José Cangussu ("Relicário"), um grande poeta, infelizmente pouco conhecido dos espinosenses.



Quantos talentos não estarão escondidos em Espinosa? Só há pouco tempo, por exemplo, apesar de uma convivência de longo tempo, descobri a vocação de poeta do meu amigo Mílton Barbosa, de quem recebi uma homenagem com a poesia "Um "Taquinho" de Poesia", que publico no final da postagem. Como é bom saber que mais e mais pessoas da nossa cidade se dedicam a expressar os seus pensamentos e ideias em forma de texto e poesia. Espero que mais escritores e poetas sejam descobertos e tenham as suas criações divulgadas. O nosso blog está sempre aberto para todos aqueles que quiserem publicar os seus trabalhos. É só enviar para o meu e-mail (eustaquiotolentino@gmail.com), com todos os detalhes sobre o autor, que terei o maior prazer em divulgar.
Um grande abraço espinosense.

Mais poesias de Abdias podem ser encontradas aqui neste link.

POLÍTICOS BRASILEIROS - Por Abdias Costa Ramos
O Brasil está mudado
inverteram a realidade
honesto virou "otário"
e não tem mais qualidade
a dignidade humana
foi jogada na lama
esta é a pura verdade

Não consigo entender
nem mesmo sei explicar
o certo virou errado
não tem como consertar
a verdade neste país
é que faz crescer o nariz
onde vamos parar?

Quem é de boa família
e recebeu educação
não consegue entender
tamanha confusão
no Senado Federal
existe mais marginal
que em alguma prisão

Os políticos brasileiros
de uma forma geral
perderam a dignidade
fizeram lavagem cerebral
prevalece a falsidade
inveja e futilidade
acredite, é real

Precisamos reagir
defender a soberania
expulsando do poder
os que vivem à revelia
no dia da eleição
quando apertar o botão
pense em melhores dias

Deixemos de ser otários
vamos mudar a situação
somos fortes e capazes
defendamos nosso chão
restabeleça a verdade
haja com dignidade
aprendamos a lição...

MEDO DA VELHICE - Por Abdias Costa Ramos
Atingir a idade madura
às vezes causa temor
se os anos conquistados
trazem algum dissabor
é duro viver desanimado
pelo mundo abandonado
com a falta de amor

Quando o idoso tiver fraco
e não puder mais andar
se tentar andar vai cair
precisa de alguém pra ajudar
há quem não estenda a mão
um dia se arrependerão
quando a idade chegar

Quando vai se alimentar
a comida cai no chão
tenha toda a certeza
não é falta de atenção
procure compreender
e logo vai perceber
ficou pesada a mão

Se o idoso está triste
é preciso animar
encontrando alguma forma
que lhe possa alegrar
será recompensado um dia
quem lhe fizer companhia
devolvendo o bem estar

Sabemos como é difícil
envelhecer numa sociedade
que não cultiva a memória
nem preza a integridade
que esquece da raiz
que construiu o país
negando dignidade

Todos os nossos idosos
deram sua contribuição
cabe agora aos mais novos
em retribuição
dar lhes certa primazia
de viver com alegria
dando um pouco de atenção

Temos muitos idosos
que vivem com alegria
basta olhar em seus olhos
seu semblante irradia
a beleza de sua alma
sempre tranquila e calma
parece uma maravilha

Ser idoso é privilégio
mesmo sem ter garantia
dignidade, respeito,
saúde e moradia
o que não tem, se conquista
ame a vida, não desista
envelheça com sabedoria...

QUANTA SAUDADE EU SINTO - Por Abdias Costa Ramos
Quanta saudade eu sinto
das histórias do poeta
que com rimas e versos
mais parecia um profeta
que exaltava as flores
seu perfume e odores
em papos e conversas

Com todos os meus amigos
eu caminhava na praça
corríamos e brincávamos
sem sofrer ameaças
tinha água pura na fonte
que descia do monte
e eu buscava na cabaça

Como é bom relembrar
faz-me sentir tão contente
imaginar colinas lindas
a encobrir o sol nascente
e no puxar da enxada
terra sendo preparada
para plantar a semente

Às vezes me sinto criança
e já começo a pensar
em tempos de liberdade
e me ponho a sonhar
caminhando de pés no chão
e andando na escuridão
sem me preocupar

Como eu me divertia
com as belas serenatas
vendo a beleza dos campos
poder navegar as regatas
assistir ao dia raiar
ao canto do sabiá
que vivia lá na mata...

UM "TAQUINHO" DE POESIA - Por Mílton Barbosa
A bola rola
A vida faz a bola rolar
Bola rola a vida
Eu vi a bola girar
Vi um craque desfilar

Driblou a ausência, o choro e a tristeza
É o atleta da alegria
Faz na área uma grande folia
É o menino com a bola; é a realeza
De manhã, à tarde ou ao meio dia
É hora da bola rolar
Olhar com altivez e pra frente tocar
Da Resina é o nosso maior atleta
Tocando de calcanhar, de letra e bicicleta

A bola rola
A vida faz a bola rolar
Bola rola a vida
Eu vi a bola girar
Vi um craque desfilar

Age sem orgulho ou vaidade
A todos faz camaradagem
Respeita o branco, o preto e a mocidade
É estudioso e nunca gostou de vadiagem
É o Táquio que vem driblando
Enchendo a todos de alegria
Sorrindo pra todos com cortesia
Com a sua elegância e maestria

A bola rola
A vida faz a bola rolar
Bola rola a vida
Eu vi a bola girar
Vi um craque desfilar

Não falo que é defeito, pois sou ético
Mas é torcedor do Clube Atlético
Chega de graça... Agora vou te dizer
Sou seu amigo, sou seu companheiro
Isso eu digo a todos com prazer
Não troco nossa amizade por dinheiro
Pois dribla comigo as horas incertas
Sua casa está sempre de portas abertas
Recebe com carinho e sinceridade
Mata os problemas no peito
Dribla os obstáculos do seu jeito
Tu és meu amigo da bola da vida que rola