Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 31 de março de 2012

383 - Mais uma conquista internacional do Galinho: tetracampeão do Torneio Future Champions

Representando o Brasil e reafirmando a sua condição de referência mundial em trabalho de base, o Atlético alcançou mais uma grande conquista internacional na categoria juvenil ao se sagrar tetracampeão do Torneio Future Champions, na África do Sul. A competição é chancelada pela Fifa.
Na manhã deste sábado, em Joanesburgo, o Atlético venceu a decisão contra o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, com dois gols do atacante Carlos, que foi o artilheiro do torneio, com seis gols.
Nas quatro edições que disputou do Future Champions, o Atlético não perdeu nenhuma partida. A nova conquista coroa o grande trabalho que vem sendo realizado por essa geração vitoriosa, comandada pelo técnico Diogo Giacomini. Os resultados dos últimos dois anos são bastante expressivos.
Foram cinco títulos conquistados: o tetracampeonato do Future Champions, edições de 2010 e 2011 em Belo Horizonte, e edições de 2011 e 2012 na África do Sul, além do Campeonato Mineiro de 2011. Nas temporadas de 2011 e 2012, em 60 jogos oficias disputados, foram 43 vitórias, 14 empates e apenas 3 derrotas, 139 gols a favor e apenas 36 contra.


O Galinho foi campeão invicto mais uma vez. Na semifinal, derrotou o K-Stars, da Zâmbia, e o time uruguaio passou pelo PSV Eindhoven, da Holanda.
O técnico Diogo Giacomini escalou a equipe com Rodolfo; Igor, Gabriel, Rodrigo e Dener; Marcelo, Yago, Rodrigo Mucuri e Anderson; Carlos e Zé Alberto.
Retorno – A delegação alvinegra desembarca no Aeroporto de Confins na noite deste domingo, trazendo mais uma taça internacional para a galeria de troféus do Atlético.
Trajetória - Em 2010, o Atlético derrotou o Cruzeiro na final para conquistar o seu primeiro título da competição e durante o torneio venceu times como Barcelona, da Espanha, e Boca Juniors, da Argentina.
Em abril de 2011, o Galinho chegou ao bicampeonato vencendo o Rubin Kazan, da Rússia, na decisão do Future Champions Gauteng, na África do Sul.
Já em dezembro de 2011, o Alvinegro voltou a vencer o Cruzeiro para conquistar o tricampeonato, depois de passar por equipes como Juventus, da Itália, e Colo-Colo, do Chile.
Tradição - O Juvenil do Galo também é tetracampeão do Torneio de Gradisca – Troféu Nereo Rocco, disputado na Itália, tendo vencido esta competição nos anos de 2004, 2006, 2007 e 2008.

Confira a campanha do Atlético:
1ª fase
Atlético 4 x 0 Mohloli School (África do Sul)
Atlético 2 x 2 Bidvest Wits (África do Sul)
Atlético 2 x 1 Aspire Academy (Catar)

Semifinal
Atlético 2 x 0 K-Stars (Zâmbia)

Final
Atlético 2 x 1 Nacional (Uruguai)

Campeões:
Goleiros: Rodolfo e Paulo César.
Laterais: Igor, Kennedy, Dener e Udson.
Zagueiros: Gabriel, Rodrigão e Andrey.
Volantes: Marcelo, Yago, Paulo Henrique e Fábio.
Meias: Rodrigo Mucuri e Anderson.
Atacantes: Carlos, Zé Alberto e Matheus Nolasco.
Técnico: Diogo Giacomini

Fonte: atletico.com.br

382 - Cinema em dose dupla: "A Invenção de Hugo Cabret" e "A Dama de Ferro"

Em uma quinta-feira de capítulo final do mais imprestável e irrelevante programa da televisão brasileira, pensei em uma forma mais inteligente de ocupar o meu tempo. Bem que poderia ir ao Bistrô assistir à apresentação do grupo musical "Mais Um", de Leonardo Tolentino, Bruno Alves e José Leão Júnior. Deu vontade, mas decidi que irei ao show deles em outra oportunidade, o mais breve possível. Resolvi ir ao cinema e assistir a dois filmes que foram destaques na premiação do Oscar deste ano e que estão finalmente em cartaz aqui em Montes Claros nos cinemas do Shopping Ibituruna. E como valeu a pena essa maratona de assistir a dois filmes na mesma noite. São duas maravilhas criativas do cinema.
O primeiro filme, "A Invenção de Hugo Cabret", baseado no livro de mesmo nome de Brian Selznick, é uma produção espetacular dirigida pelo ótimo diretor Martin Scorsese que nos emociona com a sensível história do garoto Hugo e da belíssima homenagem a um dos primeiros cineastas da história do cinema, o francês Georges Méliès, considerado um dos mais criativos de todos os tempos. Filmado em 3D, porém sem exageros, o filme apresenta algumas cenas impressionantes como a do trem que invade a estação em um efeito espetacular. Ou ainda a cena inicial que mostra o interior da estação onde mora o garoto Hugo. Não pense que a produção se destina somente às crianças, pois bom cinema é para todas as idades. Vale a pena assistir. Recomendo.
"A Invenção de Hugo Cabret" ("Hugo")
Elenco: Asa Butterfield, Chloe Moretz, Jude Law, Helen McCrory, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone.
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Aventura
Duração: 127 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Sinopse: Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um autômato quebrado, deixado por seu pai (Jude Law), que ele tenta cuidadosamente consertar. Um dia, ao fugir do inspetor da estação (Sacha Baron Cohen), ele conhece a linda Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no autômato. Ele então volta a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.



Após a primeira sessão, lá fomos nós, eu e minha esposa Cléa, para mais uma prazerosa missão: assistir ao filme "A Dama de Ferro". O filme não deve agradar àqueles que não gostam de história, mesmo porque o filme mostra um determinado período bastante conturbado da história da Grã-Bretanha que foi administrado duramente pela primeira-ministra Margareth Thatcher, a primeira mulher a assumir cargo tão importante. Misturando cenas reais do período com cenas da personagem quando jovem e já idosa, o filme mostra a trajetória até hoje polêmica da dirigente inglesa que governou com mão de ferro a Inglaterra entre 1979 e 1990 e que foi decisiva na guerra com a Argentina envolvendo as Ilhas Falklands, ou Ilhas Malvinas. A estupenda interpretação de Meryl Streep vale cada centavo do seu ingresso. É uma das melhores atuações de uma atriz que eu já vi em toda a minha vida. Não é a toa que Meryl é considerada por muitos como a melhor atriz do mundo. Brilhante!
Há que se ressaltar também a verdade mostrada no filme sobre a vida pessoal da ex-primeira-ministra britânica, com a sua dedicação extrema ao trabalho e o seguimento fiel aos seus ideais. O filme é bastante honesto quanto a isso, pois mostra tanto o seu sucesso como também as suas imperfeições no relacionamento com a família e com as pessoas ao seu redor.
"A Dama de Ferro" ("The Iron Lady")
Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant, Harry Lloyd, Anthony Head, Richard E. Grant, Roger Allam, Olivia Colman, Susan Brown.
Direção: Phyllida Lloyd
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Sinopse: A Dama de Ferro conta a comovente história de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa.
Fontes: www.cinemark.com.br e www.adorocinema.com

381 - "Causos" e histórias espinosenses: Aventura em Salvador. Dois mineirinhos caipiras na capital baiana

Lá pelos anos 80, eu e meu grande amigo de infância Daílson (In memoriam), que mais tarde viria a se tornar meu compadre, nos entusiasmamos e resolvemos nos aventurar em uma viagem a Salvador, capital baiana. Era um sonho conhecer a cidade de tão belas construções antigas e de praias paradisíacas. Saímos ainda de manhã de Espinosa em um ônibus velho que fazia a linha Espinosa-Guanambi. Naquela época esse trecho ainda não era asfaltado e os buracos, lama e poeira eram constantes. Havia chovido bastante no dia anterior e muitas poças de lama haviam se formado na estrada. De tão velho, o ônibus tinha um enorme buraco no assoalho. Quando passávamos em uma poça d´água, a lama invadia o interior da marinete e se espalhava pelo piso. Tínhamos que levantar os pés para não ter os calçados molhados. Mas conseguimos chegar bem a Guanambi. Como o ônibus para Salvador só saía às 14 horas, ficamos por ali tomando umas cervejinhas e batendo papo para passar o tempo. Na hora certa embarcamos para completar a viagem. Ia tudo bem até chegarmos em Brumado. O ônibus em que estávamos teve um problema mecânico e não pôde continuar a viagem. Tivemos então que embarcar em outro ônibus que iria sair de Brumado em pouco tempo. O problema era que este já tinha bastantes passageiros. Tivemos que disputar lugares para continuar a viagem. Alguns seguiram em pé. Começava ali uma aventura repleta de incidentes e muita alegria. Havia um cara que ficava o tempo todo contando piadas e nos fazia quase morrer de rir. Uma senhora ao nosso lado limpava o cocô do seu filho pequeno, que exalava um cheiro terrível. E a viagem continuava. Quando começou a escurecer, surgiu outro problema. Houve uma pane nos faróis, que não acendiam. Tivemos que interromper a viagem por um tempo. Um mecânico que viajava no ônibus fez uma gambiarra ali e conseguiu fazer funcionar as luzes do carro. E seguimos viagem. Mais na frente, outro ônibus da mesma empresa, Novo Horizonte, estava quebrado na estrada. Todos os seus ocupantes tiveram que completar a viagem conosco, todo mundo de pé no corredor. Parecia uma lata de sardinha ou uma sauna seca. E o cara continuava alegrando a todos, contando as suas boas piadas. E finalmente chegamos a Salvador. Ficamos em um hotel ali na Rua Chile, entre o Elevador Lacerda e a Praça Castro Alves. Dia seguinte, bem cedinho, saímos para conhecer a cidade. Caminhamos por tudo que é lugar ali na cidade alta e na cidade baixa. No dia seguinte fomos à praia. Pegamos um ônibus que nos deixaria na Praia do Farol da Barra. Acontece que o o motorista estava levando o carro para a garagem, era a sua última viagem. Tivemos que voltar e pegar outro ônibus para finalmente contemplar a beleza do mar. Ficamos ali o dia inteiro, observando as belas turistas, nos refrescando no mar e tomando cerveja, muita cerveja. Já de noite, retornamos ao hotel e não tivemos forças para sair à noite. Caímos na cama, cansados. O dia seguinte amanheceu chovendo e resolvemos pegar um cineminha. No Cine Castro Alves estava passando um filme em 3D, com uso de óculos especiais, novidade da época, assim como hoje acontece. O problema é que era um filme pornográfico, mas o nome não dava a mínima ideia disso. Depois de assistir a uns poucos minutos, vimos que não tinha sido uma boa ideia e deixamos o cinema, morrendo de rir. Já imaginou a cena de um cara pelado balançando as partes íntimas diante do seu nariz? Não dava para continuar, né? Como a chuva não cessava, voltamos para o hotel e fomos jogar baralho. Outro dia intensamente chuvoso nos fez desanimar e voltar rapidamente para Espinosa, desta vez em uma viagem tranquila, sem maiores incidentes. Ficou a lembrança de uma aventura inesquecível e a saudade de um ótimo amigo e companheiro, meu compadre Daílson, que nos deixou prematuramente. Coisas de Espinosa.
Um grande abraço espinosense.




380 - 100.000 visualizações de página

Estou muitíssimo satisfeito, diria até deslumbrado. Não dá para ficar imune a uma brincadeira que começou há quase dois anos (20.05.2010), influenciado pelo conterrâneo Zé Lúcio (a quem agradeço) e que já conseguiu atingir o considerável número de 100.000 visualizações de páginas. É muito legal tudo isso. E o melhor de tudo é que isso só existe por causa do apoio incondicional de vocês internautas, principalmente espinosenses, que sempre acessam esse blog para se inteirar das novidades e procurar alguma matéria interessante. E o que dizer de todos aqueles colaboradores que mandam mensagens, dicas, relatam erros e, principalmente, emprestam as suas fotografias para que eu possa publicar aqui e compartilhá-las com todo o mundo? Só me resta agradecer de coração a todos vocês que são a razão principal deste humilde trabalho. Espero que eu consiga continuar correspondendo às suas expectativas, postando matérias que possam de alguma forma trazer algum aprendizado ou diversão para as suas vidas. O meu muitíssimo obrigado e felicidade na vida para todos vocês. Para marcar a conquista, abaixo algumas imagens relativas ao número.
Um grande abraço espinosense.







Momento crucial da história política da nação brasileira:
a passeata dos 100 mil no Rio de Janeiro em 1968, em
protesto contra a ditadura militar