Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 16 de março de 2012

366 - Os terríveis efeitos da seca e da ignorância em Espinosa

Por ocasião das comemorações dos 88 anos de emancipação política de Espinosa, estive passeando na cidade e fiquei bastante apreensivo e triste com a atual situação de degradação dos três rios que cortam a nossa cidade. Estive "in loco" no leito dos nossos rios e percebi que a situação se agrava a cada ano que passa, agora mais ainda com a seca impiedosa que maltrata a nossa população, com temperaturas altíssimas e perdas inestimáveis nas plantações e na criação de gado na zona rural. A Barragem do Estreito está com a sua capacidade em baixíssimo nível, em situação preocupante para o abastecimento de água de toda a população espinosense.
É óbvio que a nossa região sempre padeceu com a falta de chuvas, com os rigores da seca trazendo sofrimento e prejuízos, principalmente ao forte, determinado e esperançoso homem do campo. Mas não se pode escamotear a responsabilidade de todos nós pela grave destruição infligida à natureza, com o desmate indiscriminado de árvores, principalmente nas margens dos rios, e com o grande volume de lixo depositado nas ruas, praças, avenidas, e o pior, descartado sem nenhum remorso dentro dos nossos ribeirões. É um completo ato de bruta ignorância, que pode-se  notar em uma rápida caminhada pela cidade. Não se deve, entretanto, apenas ficar procurando culpados por esta demonstração de falta de cultura, de educação e de inteligência. É hora de agir, de conscientizar as pessoas, de esclarecer os efeitos danosos de tal atitude, pois a sujeira nas ruas e nos rios só causa problemas, tais como infestação de mosquitos, de roedores e animais peçonhentos, além de espalhar doenças à toda a população. Ninguém ganha com essa falta de civilidade. O que fazer, então? Que cada um faça a sua parte. 
O meu grande amigo Rubens Antunes de Souza, dentista, em um ato de desprendimento e atitude cívica, está tentando convocar a população da cidade para fazer um grande mutirão e tentar minorar a situação de perigo por que passa a cidade na questão da limpeza dos seus logradouros. É sim um ato político, de demonstração de amor à cidade, de expressão da cidadania, mas pelo amor de Deus, não confundam com política partidária. Nada disso! A ideia é simplesmente conscientizar e chamar a população para se tornar responsável pela limpeza da sua casa, da sua rua, da sua praça. Todos os habitantes da cidade, assim como todos os órgãos civis e públicos, inclusive a Prefeitura, devem se dedicar à esta causa em benefício de todos. Sinto não estar atualmente morando em Espinosa, pois seria certamente um dos seus parceiros mais entusiasmados nesta difícil empreitada.
Um bom exemplo que deveria ser seguido por muita gente foi praticado pelo empresário Henrique da Van que, com um ato elogiável de altruísmo, reformou a pequena praça no Bairro Bela Vista com seus próprios recursos. E ele não nasceu em Espinosa, mas é certamente um espinosense de coração e alma.
Para que todos os espinosenses se deem conta da situação desesperadora por que passam os nossos rios, com uma degradação impressionante para quem, como eu, usufruí das maravilhas proporcionadas por eles na minha feliz infância, publico algumas fotografias tiradas no final do ano passado na Barragem do Estreito e agora em março nos rios Bom Sucesso (Rio do Galheiro), São Domingos e Rio Verde Pequeno. Queria pedir encarecidamente à todos aqueles que utilizam o Rio Verde para fazer os seus piqueniques e farrinhas, para que ao final da diversão, recolham todo o lixo, colocando-o em um local apropriado, sem poluir o rio ou as suas margens. Encontrei ali garrafas pet, sacos plásticos, garrafas de vidro e muita sujeira descartada pelos usuários da prainha no leito do rio, em uma atitude condenável. Gente, vamos nos conscientizar da importância da preservação dos nossos recursos naturais para que os nossos filhos e netos possam usufruir com qualidade das belezas da natureza em nossa cidade.
Um grande abraço espinosense.
O sangradouro da Barragem do Estreito. Reparem a
distância da água lá bem longe

Visão lateral do sangradouro com a velha ponte
de madeira à direita

Triste visão frontal do sangradouro
Visão da estrada que leva ao Estreito (out/2011)
Ponte sobre o Rio Bom Sucesso no anel rodoviário
Leito seco do Rio Bom Sucesso (Rio do Galheiro)
Triste retrato da seca no Rio Bom Sucesso
Rio Bom Sucesso próximo ao Bairro Cigano
A paisagem desoladora do Rio São Domingos
Mesmo com toda a degradação, a natureza ainda
tinge de verde a vegetação ao lado do Rio São Domingos
E pensar que bebíamos água neste trecho do Rio São
Domingos em nossa infância maravilhosa
A recuperação é possível, eu acredito. A natureza resiste
bravamente à toda a deterioração do rio
Os usuários sem noção que frequentam o Rio Verde Pequeno
entopem o rio de sujeira sem perceber que estão acabando
com um dos mais belos cartões-postais da cidade

Não entendem que devem cuidar bem deste belo lugar, para
que o encontrem limpo e prazeroso quando retornarem, para
usufruir da sua beleza, em outra oportunidade 
Sacos plásticos, garrafas pet, garrafas de vidro espalhados
por todo o rio. Quanta imbecilidade e ignorância!
Uma triste imagem para aqueles que, como eu, adoram
este  belíssimo lugar
A roça de milho totalmente seca pela falta de chuva
Outra plantação à espera da chuva
Como eu gostaria de ver novamente essas imagens aí embaixo, em que a população da cidade renova a esperança e se dirige com os familiares e amigos para pescar, farrear, se refrescar e comemorar a beleza da natureza nas barragens e rios da cidade. Que possamos ver isso em breve! 








     

365 - Mais fotos do 88° aniversário de Espinosa

As comemorações do 88° aniversário da cidade de Espinosa já se encerraram, mas os momentos vivenciados ao lado dos familiares e amigos continuam na memória e nas fotos que publico aí embaixo, para que todos, principalmente aqueles que estão distantes, possam sentir um pouco da alegria que contagiou a população nesta festa repleta de atrações.
Um grande abraço espinosense.
Partida de futebol da garotada antecedeu a decisão do
1° Campeonato de Veteranos no Caldeirão
Eustáquio e Joaquim, do Ypiranga
Eustáquio, Racine, Zinho e Tatuzinho,
velhos companheiros do Cruzeirinho
Henrique, que infelizmente fraturou a perna
durante um jogo do campeonato, e Eustáquio
Eustáquio e o treinador Gibão, do Ypiranga
Eustáquio e um dos maiores craques da história do futebol
de Espinosa, Roberto Pé-Duro
Cerimônia de premiação do Campeonato de Veteranos
Mílton Barbosa e Eustáquio, o abraço de grandes amigos
Discurso do Secretário de Esportes Wagner Oliva
Os atletas à espera da premiação
O craque Tatuzinho recebe a taça de campeão das
mãos do prefeito Dão Miranda
Tatuzinho em seu discurso de agradecimento
A equipe do Bola de Ouro aguarda o seu troféu de campeão
A Banda da Polícia Militar de BH em sua apresentação

A atração principal da festa, Chicabana, lotou a praça



A praça pronta para receber os participantes da festa
O povo começando a chegar à praça
Um bom papo antes dos shows
A praça lotada durante a festa