Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 20 de julho de 2012

474 - O meu candidato à Prefeitura de Espinosa

Agora é oficial. Já temos os candidatos a prefeito de Espinosa registrados na Justiça Eleitoral, para a disputa do pleito de outubro de 2012. Ainda não havia me pronunciado aqui pois as candidaturas não haviam sido liberadas no sistema Divulgacand do site do Tribunal Superior Eleitoral, órgão atualmente presidido pela nossa mais ilustre conterrânea, Cármen Lúcia Antunes Rocha.
Pela coligação "A força que vem do povo" que uniu os partidos PT/PMDB, os candidatos serão o funcionário do Banco do Brasil Mílton Barbosa Lima e o empresário Paulo Henrique Alves Campos, para vice. Pela coligação "Povo unido, povo forte" que uniu os partidos PP/PTB/PSC/PPS/DEM/PSDB/PSD, os candidatos serão o empresário Lúcio Balieiro Gomes, prefeito da cidade por dois mandatos, e o também empresário Roberto Rodrigues Muniz, vice-prefeito por um mandato, para vice.
O que me deixa feliz e entusiasmado nesta festa da democracia, em que podemos decidir o futuro da nossa Espinosa, é a presença de grandes amigos meus postulando os cargos de administradores da cidade. Qualquer que seja o resultado das eleições neste ano, a nossa cidade felizmente estará em boas mãos, pois os nossos candidatos são pessoas dedicadas à comunidade, com bastante motivação e imensa capacidade de trabalhar duro e honestamente para construir um futuro melhor para os cidadãos espinosenses.
Sobre Mílton Barbosa Lima tenho muito a dizer, pois somos amigos desde a infância e adolescência e o considero, muito mais do que um amigo sincero, um verdadeiro irmão. Vivemos juntos momentos agradabilíssimos e felizes na Turma da Resina, uma reunião de amigos especiais e inesquecíveis, e sempre percebi a sua determinação e vontade de trabalhar pelo bem comum. Trabalhou no Bradesco em Espinosa, no Banco do Estado da Bahia (BANEB) na cidade de Urandi e, depois de ingressar no Banco do Brasil, trabalhou nas cidades baianas de Jacaraci e Urandi, antes de se transferir aqui para a sua terra natal. Além de ser um batalhador incansável pela sua própria sobrevivência e de sua família, Mílton sempre se dedicou a projetos voluntários em prol da comunidade. Registro aqui a criação da Escolinha de Futebol Projeto Tatu, projeto sem fins lucrativos, que tinha o objetivo de possibilitar aos garotos da cidade a prática sadia de esporte e a descoberta de novos talentos no futebol. Foi ainda o principal responsável pela construção do Campo de Futebol Society Izaías Mariano Mendes, na AABB de Espinosa, que se consolidou como um espaço fundamental na prática de esportes na cidade. Além de inúmeras participações em várias projetos da comunidade, como as festas religiosas e as construções do Parque de Exposições e do Hipódromo Celso Rodrigues Filho. Sei como ninguém da sua capacidade profissional, da sua honradez, do seu espírito comunitário, do seu amor desmedido pela sua terra, pela sua imensa vontade de trabalhar intensamente pelo desenvolvimento de nossa cidade e tenho absoluta certeza de que, se a população escolher o seu nome para comandar o município nos próximos quatro anos, não haverá arrependimento. O candidato a vice, Paulo Henrique Alves Campos, o Palau, também é um grande amigo de infância e o responsável por me ingressar no Cruzeirinho, ainda na fase inicial do clube, em que o campo do time era ali na "manga", próximo da casa de Sêo Ezinho e Dona Nega, pais de Tatuzinho. Filho de Paulo Cruz, que foi nosso prefeito por dois mandatos e político muito conhecido de todos, falecido há pouco tempo, Palau sempre teve o sonho de administrar a nossa cidade e pude acompanhar a sua vontade resoluta de trabalhar obstinadamente em benefício de Espinosa.
Mílton Barbosa Lima (foto TSE)

Paulo Henrique Alves Campos (Palau) (Foto TSE)
Sobre o candidato Lúcio Balieiro, também meu amigo, que por dois mandatos administrou competentemente a cidade, foi meu companheiro de trabalho no escritório de contabilidade de Zé Jorge por uns dois anos, tempo em que fiquei por lá. Sou testemunha da sua incrível inteligência e da sua enorme capacidade de trabalho. Fomos colegas de trabalho também na Rádio Educadora de Espinosa por um período curtíssimo de apenas dois meses, ele como locutor e eu como funcionário da contabilidade, chefiada por Hildebrando Cirqueira, o Bandim. Tenho enorme respeito e admiração pela sua trajetória e tenho orgulho de prezar da sua amizade. O candidato a vice-prefeito, Roberto Rodrigues Muniz, ou simplesmente Ró, também merece todo o meu respeito. Empresário de sucesso, fazendeiro e um dos grandes defensores do distrito de Itamirim, meu amigo Ró também foi meu companheiro de futebol no fantástico time do 9 de Março, onde jogamos futebol juntos por algum tempo.
Lúcio Balieiro Gomes (Foto TSE)

Roberto Rodrigues Muniz (Ró) (Foto TSE)
Então, a partir das considerações acima, tenho a maior tranquilidade para exercer o meu direito sagrado de escolher democraticamente o meu candidato, pois sei que, qualquer que seja a escolha do eleitorado espinosense, a cidade terá no comando uma dupla de administradores totalmente capacitada para conduzir bem o poder, trabalhando com honestidade, visão e competência para resolver os problemas que nos afligem e construir um futuro mais justo e digno para todos.
Em respeito a todos vocês, internautas que acessam este nosso blog, eu não poderia omitir a minha escolha pessoal na eleição deste ano para prefeito de Espinosa. Entretanto, esse espaço não será usado para fazer campanha política para nenhum candidato, ficando isento de qualquer manifestação partidária.
Acredito firmemente que a alternância no poder é a forma mais justa de possibilitar o desenvolvimento de um país, estado ou cidade e entendo que Lúcio e Ró já tiveram a sua chance, fizeram um belíssimo trabalho nos anos em que estiveram à frente da prefeitura e que a hora é de dar oportunidade a uma nova dupla de idealistas, que sempre sonharam em conduzir a nossa cidade no caminho do progresso e da melhoria de vida da sua população. Meu voto então irá para os meus grandes amigos Mílton Barbosa e Palau. E que, qualquer que seja o resultado, a democracia seja festejada e que Espinosa se desenvolva cada vez mais, trazendo sucesso, oportunidades de emprego, cultura e paz à toda a nossa população.
Um grande abraço espinosense.

9 comentários:

Radio 100.5 FM Espinosa-MG disse...

" É isso ai, a força que vem do povo...que Deus abençõe esta eleição e transcorra com muita paz. É o que queremos. Seja quem for o eleito, que continue a trabalhar por esta cidade hospitaleira e o bem estar social dos habitantes que aqui vivem.

Gloria Nogueira ( locutora)

Anônimo disse...

taquio,nao confunda amizade com politica vc certamente vai se decepcionar.nao me venha com aquele bla bla bla conheço ele das antigas.tenho dito

Milton Barbosa 13 disse...

Caro amigo Eustáquio,

Sua análise foi muito bem feita em relação aos nomes dos candidatos.
Não poderia ser diferente vindo de uma das pessoas que mais admiro pela inteligência e transparência das idéias e convicções. Fico feliz por ter sido o seu escolhido entre os candidatos a prefeito do nosso município. É um grande desafio na minha vida e é com muito orgulho que encaro esse compromisso. Foi muito louvável a sua análise sobre os meus adversários, pessoas amigas de infância e colega de escola por alguns anos e com quem dividi aquelas antigas carteiras duplas da escola Joaquim de Freitas e Escola Normal. Acredito piamente que Espinosa assistirá uma das mais democráticas disputas políticas da sua história. A disputa de quatro filhos que querem o melhor para todos. Sendo que dois já tiveram oportunidade de mostrar serviço e os outros que esperam ter a mesma oportunidade. Peço ao eleitor que analise as propostas de governo de cada dupla e vote consciente naquela que for a melhor. E, indiferentes aos que querem impor, baseados talvez em um único fato que ocorreu em pleito passado, um rótulo a nossa terra de violenta ou de cercada de intolerância, possam ver que o nosso povo já demonstrou em várias e várias oportunidades a sua vocação pela solidariedade com o próximo e o bem comum.
Tenho a certeza que a partir do dia 1º. de janeiro de 2013, Espinosa seguirá abraçada em torno daqueles que forem consagrados nas urnas do dia 07 de outubro vindouro. Falo por mim e por meus adversários que seremos maduros o suficiente para pedir aos companheiros que sejam humildes e generosos com aqueles que representarem a minoria dos votos e que são tão importantes e parte da nossa comunidade como os que representarem a maioria. O verdadeiro sentido da política é a escolha da melhor proposta de governo, do caráter e histórico de cada candidato.
A preocupação que tenho nessa iniciante carreira política é a de ter adversário e não inimigo.
Um abraço fraterno a você, aos meus companheiros, adversários políticos e a toda população espinosense.
Como diz o nosso pároco: “Paz e alegria para todos!”

Anônimo disse...

Sr. Eustáquio, mesmo dentro dos seus direitos de expressão acho que você falhou em divulgar tal opinião, pois abriu brecha para que comecem a divulgar propagandas políticas, debochar, criticar, xingar e desrespeitar os candidatos de ambas as partes ou até mesmo os usuários. Não faça isso, todos os dias abro o seu blog para ver as publicações, mas infelizmente isso não trouxe satisfação aos leitores que não se envolvem com tal assunto. Fica a dica. Abraços.

Eustáquio Tolentino disse...

Fico triste e com muita pena de alguns internautas que postam comentários políticos com impropérios e insultos aqui no nosso blog de forma anônima. Por que será que essas pessoas se escondem atrás do anonimato para externar as suas opiniões? Por que não tem a hombridade de assumir os seus pontos de vista de maneira clara e aberta? Quantos brasileiros sofreram perseguições, torturas e até perderam a vida, durante a ditadura militar, na defesa do nosso direito sagrado de expressar livremente as nossas ideias? Por que agora que vivemos em uma das mais livres democracias do mundo algumas pessoas ainda se escondem atrás do anonimato para divulgar o que pensam, de forma tão covarde? Não consigo entender, sinceramente. Irei retirar do nosso blog todos os comentários com insultos a qualquer pessoa ou candidato. Se alguém quiser comentar algo aqui, será muito bem aceito. Desde que dentro dos padrões morais de respeito e dignidade, além de que tenham ideias e comentários sensatos. E, principalmente, que tenham o destemor de estar identificados. Muito obrigado a todos.

celenterado disse...

belíssimo blog, Eustáquio! fico navegando em outros sites e deixo o seu blog aberto para poder ouvir as músicas. de muito bom gosto a escolha da rádio.
parabéns pela sinceridade e inteligência de demonstrar a sua liberdade de opinião e escolha. triste e sem sentido são os anônimos. nos faz perceber que muitas pessoas da nossa cidade ainda não perceberam o benefício que uma Democracia pode nos trazer.
abraço e sucesso.

Marta disse...

Ao anônimo de 26 de julho de 2012às 06:16h:

Com certeza você não o conhece como cidadão, amigo, companheiro, pai, filho e empreendedor. Algum outro sentimento ou motivo o leva a julgá-lo.

Marta disse...

Peço desculpas e retifico a mensagem acima é para o anônimo de 23 de julho de 2012 19:37

Anônimo disse...

RSRS, Marta, achei que vc estava falando isso comigo (anônimo 26 de julho de 2012 ás 06:16), e ao CELENTERADO e ao SR. EUSTÁQUIO, eu não falei como que não quero que as pessoas se expressem, sei que estamos em um tempo de democracia e que todos tem o seu direito de expressar o que realmente pensam, só achei ruim usar de um blog que até então publicava mensagens sobre espinosa, espinosenses, esportes, montes claros e outros, porque a política só nos traz rancor, distancia amigos, parentes, por causa de uma paixão sem limites, independente de lado A ou B. Pensa bem, veja se isso será vantajoso.