Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

259 - Os entusiastas do esporte e os animados peladeiros de Espinosa

O futebol sempre foi e continua sendo o esporte mais praticado em Espinosa. Os campos de futebol, infelizmente, estão desaparecendo da paisagem da cidade, ocupados por construções de todos os tipos. Em compensação, as opções de quadras poliesportivas e de campinhos de futebol society estão aumentando bastante. Quase todas as escolas estão disponibilizando aos seus alunos espaços cobertos para a prática de esportes, coisa impensável nos tempos em que estudávamos, pois havia apenas a quadra dos Pereira e a da AABB, sem cobertura alguma, o que era um problema por causa do sol forte e da chuva, que restringia o tempo de uso.
Mas atualmente, com a construção de vários campos society gramados na cidade, por abnegados entusiastas do esporte, a coisa melhorou bastante. Tenho consciência de que existem outros por lá, mas vou listar os que eu conheço e espero que outros sejam construídos, aumentando as opções para os aficionados pelo futebol.
Zé Carlos, proprietário de uma fábrica de iogurte, a Norte Vida, construiu nas suas dependências um campo society gramado que é usado por alguns peladeiros da cidade. Infelizmente, até hoje, não tive oportunidade de jogar lá, mas espero que isto aconteça brevemente. 
O Clube Toca dos Craques também construiu o seu campo society gramado, por intermédio do seu proprietário Sidney Castro, um dos melhores jogadores de futebol da história da cidade e grande entusiasta do esporte. 
A AABB-Espinosa também construiu o seu, por iniciativa e bastante empenho de Mílton Barbosa e com uma pequena ajuda minha, onde sempre jogo com os meus amigos quando em Espinosa. 
Gibão, um batalhador incansável pelo esporte da cidade, também tem o seu campinho ali no Cigano, próximo ao Rio São Domingos, onde sempre bato uma pelada com a turma, quando estou em Espinosa.
Mas quem mais me chamou a atenção foi Idelson, o proprietário da loja de confecções Só Montão, que construiu em sua propriedade ao lado do Rio São Domingos, próximo à Santa Terezinha, na ponte da linha férrea, dois campos de futebol society gramados e iluminados, de extrema qualidade. Com um gramado impecável, ele mantem os campos com o maior cuidado e recebe a todos com o maior respeito e atenção. Tive a felicidade de jogar lá junto com a sua turma, a convite do meu amigo Alair, e fui extremamente bem recebido. É muito gratificante saber que pessoas empolgadas e determinadas investem o seu próprio dinheiro para oferecer a alguns a possibilidade de praticar esportes. Um ótimo exemplo para os órgãos públicos e os administradores da cidade.
E o que dizer das pessoas que ali vão para baterem uma bolinha, encontrar os amigos, se distraírem e espantar o estresse do dia a dia? Muitos deles são ainda jovens, alguns são quarentões, outros mais idosos, uns craques, outros ex-craques, alguns medianos, outros completos pernas-de-pau, mas todos com a vontade e a alegria de correrem atrás da bola que tanto prazer nos oferece. A esta turma toda o meu abraço e a esperança de reencontrá-los em breve para mais uma pelada nos nossos campinhos.
Um grande abraço espinosense.
O  campo society do Clube Toca dos Craques

O campo society Izaías Mariano Mendes na AABB-Espinosa
A turma de peladeiros do campinho de Gibão em
frente à jaqueira toda carregada


Entrada dos campos de Idelson do Só Montão

Segundo campo de Idelson

Primeiro campo de Idelson
 

Turma de peladeiros do campo de Idelson

258 - A ressurreição dos ídolos esquecidos nos comerciais de TV

Não sei se vocês repararam, mas a onda atual na mídia televisiva, explicitada nos comerciais de TV, é a ressuscitação de velhos ídolos do passado que estavam afastados da mente das pessoas. Vários comerciais apresentados na atualidade trazem de volta canções e artistas que estavam praticamente esquecidos do show business e do grande público. Um dos comerciais, do litrão da Skol, traz de volta o cantor e compositor Beto Barbosa, que ficou famoso na década de 80 por suas músicas de lambada "Adocica" e "Preta". Beto Barbosa, ou Raimundo Roberto Morhy Barbosa, nasceu aos 27 de fevereiro de 1955, em Belém do Pará, e ficou famoso como o "Rei da Lambada" nos anos 80. Lançou 21 discos e ganhou um Troféu Imprensa de melhor cantor em 1991, dividido com José Augusto.


O desaparecido cantor e compositor Byafra, responsável pelo sucesso "Sonho de Ícaro", também da década de 80, que fez enorme sucesso na época, estrela um comercial da Bradesco Seguros. Byafra, na verdade, Maurício Pinheiro Reis, nasceu em Niterói (RJ) aos 15 de outubro de 1957, e com os seus dois maiores sucessos, "Leão Ferido" (Byafra e Dalto), do álbum "Despertar", de 1981, e "Sonho de Ícaro" (Piska e Cláudio Rabello) do álbum "Existe uma ideia", de 1984, faturou dois Discos de Ouro. Fez sucesso como compositor de temas de novelas e lançou até agora 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.


A música "Sorria, Sorria", do falecido cantor Evaldo Braga, que foi um enorme hit nas rádios de todo o país nos anos 70, é a trilha sonora do comercial do automóvel Renault Duster. Evaldo Braga, conhecido como o "Ídolo Negro", nasceu em Campo dos Goytacazes (RJ), aos 28 de setembro de 1948, de pais desconhecidos e depois de uma carreira de imenso sucesso, faleceu precocemente, em um acidente automobilístico, aos 31 de janeiro de 1973.


Quem se destaca em um comercial da Caixa Econômica Federal sobre loterias é o falecido cantor Wilson Simonal, excelente cantor que foi um explosivo sucesso nos tempos da ditadura e que teve a sua carreira prejudicada, ou sepultada, por denúncias, não comprovadas, de entregar colegas, adversários do regime, aos milicos. A música que embala o comercial da Caixa é "Vesti azul", grande sucesso de Simonal. Ele nasceu aos 23 de fevereiro de 1938 no Rio de Janeiro e é considerado por muitos como um dos melhores cantores do Brasil de todos os tempos. A sua carreira, que ia de vento em popa, foi praticamente destruída após rumores de que ele seria dedo-duro, entregando colegas aos militares da didatura. A partir de então, passou o resto da vida  praticamente esquecido e abandonado pela imprensa e pelo público, vindo a falecer de problemas ocasionados pelo alcoolismo, em 25 de junho de 2000. A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em julgamento simbólico realizado em 2003, concluiu que Wilson Simonal era inocente das acusações que lhe foram imputadas. Um documentário contando a sua vida, dirigido por Cláudio Manoel (do Casseta & Planeta), Micael Langer e Calvito Leal, intitulado "Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei" foi lançado em 2009.


Mas o revival não fica só por aí. Outras músicas famosas de cantores e bandas idolatrados também estrelam comerciais na atualidade, como o clássico "Come together" dos Beatles, no comercial da Nextel e "I can´t get no satisfaction" dos Rolling Stones, no comercial do Nissan March 2012.
Além de ser um resgate de grandes artistas que estavam relegados ao ostracismo, é uma boa oportunidade para os jovens se interessarem a conhecer um pouco mais da história da música popular brasileira e mundial. Que venham outros comerciais resgatando outros artistas esquecidos e outros já consagrados para o deleite das novas gerações.

257 - Exclusão da pesquisa

Recebi hoje um e-mail de Roberto Rodrigues Muniz (Ró) (publicado em comentários)  me cientificando da possibilidade de manipulação do resultado da enquete do nosso blog a respeito das prováveis candidaturas à prefeitura de Espinosa nas eleições do próximo ano. Eu já estava sentindo que a enxurrada de votos dados na pesquisa estava um pouco anormal, mas não tinha como comprovar isto. Como tenho amizade, respeito e confio plenamente na palavra de Ró, e para evitar qualquer mínima possibilidade de fraude no sistema, infelizmente terei que tomar a decisão radical de suspender a enquete. Isto me deixa imensamente chateado, pois só confirma a ferocidade da luta política em Espinosa, que causa inimizades e atitudes irracionais desde muito tempo atrás, na eterna luta entre pés-duros e pés-moles. 
Gostaria de esclarecer e acrescentar que tenho carinho e amizade por todas aquelas personalidades listadas na enquete e peço desculpas a elas pela minha decisão. A ideia era simplesmente ter um retrato do momento político da cidade, captando a intenção de escolha dos internautas na definição do nosso novo governante a partir de 2013. Infelizmente o processo saiu da normalidade.
Quero também relatar a vocês que eu tomei a decisão de excluir alguns comentários postados aqui por um internauta que não se identificou, com acusações contra um dos possíveis candidatos. Reafirmo a todos que jamais aceitarei mensagens com ataques à integridade das pessoas, principalmente de forma anônima. Finalizando, agradeço a todos aqueles que passaram por aqui para exercer o seu direito sagrado de expressar a sua opinião.  
Um grande abraço espinosense.
Para descontrair e brincar um pouquinho com assunto tão sério, algumas charges políticas.