Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

254 - Personalidades espinosenses: VICENTÃO

Figura das mais conhecidas na cidade, o comerciante Vicentão passou por maus bocados na vida. Depois de perder um braço, ainda jovem, em virtude de ferimentos graves após uma briga e de, em outro acontecimento funesto, sair bastante ferido em um acidente de carro, resultando em sequela em uma das pernas, ele venceu todas as dificuldades e continua tocando a vida, com muito trabalho e perseverança à frente da sua Churrascaria Boi nos Ares, ali na Praça Antonino Neves. Domina com maestria a sua profissão e é conceituadíssimo na arte do churrasco, com freguesia fiel conquistada em todos esses anos de trabalho árduo e de inúmeras dificuldades vencidas. Ele é, sem dúvida, um exemplo de determinação e força para vencer as adversidades da vida.

PERFIL:
Nome completo: Vicente Batista de Sá
Filiação: João Batista de Carvalho e Terezinha Batista de Sá
Local e data de nascimento: Espinosa, aos 6 de novembro de 1955
Estado civil: casado
Esposa: Delfina Rodrigues de Sá
Filhos: três, Irmo (27 anos), Vinícius (26 anos) e Camila (24 anos)
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: fazer churrasco, pescar
O que mais detesta: nada, gosta de tudo
O melhor de Espinosa: o carnaval, o Rio Verde cheio
O pior de Espinosa: nada, gosta de tudo
Se fosse o prefeito da cidade...melhoraria o esporte da cidade e construiria arquibancadas no Estádio Caldeirão
Estilo musical: sertanejo
Cantor preferido: Zezé di Camargo e Luciano
Música preferida: todas, sem distinção


253 - 2ª edição do SWU em Paulínia. SWU, o que é isto?

A segunda edição do SWU acontece na cidade de Paulínia (SP) nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com a apresentação de dezenas de bandas nacionais e internacionais pouco conhecidas do grande público. Da relação dos artistas e bandas que irão participar, gosto apenas de Zé Ramalho, Ultraje a Rigor, Peter Gabriel, Duran Duran, Megadeth e Faith no More. Alguns outros nomes famosos do mundo da música também estarão se apresentando como Kanye West, Hole, Lynyrd Skynyrd, Sonic Youth, Snoop Dogg, Black Eyed Peas, Damian Marley, Stone Temple Pilots e Alice in Chains. Confesso desconhecer a grande maioria dos outros participantes. Mas como o festival será transmitido pela TV Globo, é uma ótima oportunidade de conhecer novos artistas. Quem sabe não descobrimos aí um som que nos conquiste o coração?
Nesta edição as apresentações dos artistas se darão em quatro palcos e a área do festival será quatro vezes maior que a Fazenda Maeda, em Itu, que recebeu a edição passada. São esperadas 70 mil pessoas por dia.
O mapa do Festival SWU 2011
O local da SWU 2010: Fazenda Maeda, em Itu (SP)
O acampamento da SWU 2010 com centenas de barracas
Em Paulínia (SP), o local do festival deste ano
Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Copenhague e de reuniões entre países para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida?
Sim, essas grandes conferências e decisões são muito importantes. O problema é que, vendo as coisas acontecendo lá longe, na TV ou no jornal, parece que tudo está além de nosso alcance, que não podemos fazer nada para ajudar. Ok, o planeta tem que ser mais sustentável, mas, o que nós temos a ver com isso?
O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.
Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!
Experimente pesquisar o conceito de sustentabilidade em qualquer lugar e encontrará definições que falarão sobre: “pensamento sistêmico”, “equilíbrio dos ecossistemas”, “Relatório Brundtland”, hã? Calma. Vamos entender isso de maneira mais prática?
A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira – se apenas retiramos – uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.
O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia!
Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir minha casinha ali, posso também plantar outras duas para que meus netos tenham, anos depois, fruta e sombra num dia de sol.
Outra ideia de uma vida sustentável é estabelecer uma relação economicamente viável com o mundo. Trabalhar e buscar parcerias com quem está perto da gente é melhor, pois, além de fomentar o desenvolvimento daquela região, favorece o equilíbrio de todo o meio ambiente à sua volta.
Entenda que é possível cada um de nós trazer para dentro de sua vida, de sua rotina, de sua casa, as suas próprias ações sustentáveis, que podem ter uma importância muito maior do que a se imagina!
Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos está, sim, ao seu alcance. E, acredite: é exatamente a força dessa conscientização e dessa união que poderá, um dia, deixar limpos e cristalinos todos os oceanos do planeta.
Fonte: http://www.swu.com.br/