Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

238 - Nem mesmo a seca implacável consegue destruir a beleza da natureza

Um dos lugares que fizeram parte da minha vida e onde passei momentos maravilhosos e inesquecíveis é a barraginha da fazenda de Clóves Cruz, no Rio São Domingos. Ali sempre íamos passear de bicicleta, buscar umbu, beber garapa de cana, tomar banho e fazer piqueniques com toda a nossa turma de amigos. É um lugar aprazível e ainda hoje, bem arborizado e encantador. Gosto muito dali e sempre nas minhas férias, dou um jeito de visitá-lo. Fiz isso novamente este ano e fiquei triste ao ver que, pela primeira vez, não há um pingo d´água no açude. Mesmo com a seca, nos anos anteriores, sempre ficava um restinho de água ali no poço. Neste ano, infelizmente, só areia. Mesmo assim, o lugar é de uma beleza encantadora. Espero que a chuva venha logo e restabeleça totalmente a beleza daquele recanto tão agradável.
A estradinha ladeada pelas árvores secas aguarda a chuva

O muro de pedras é uma imagem de rara beleza

O cachorro atento guarda a bela casa de grama e árvores
verdes em contraste com a seca vegetação ao redor

Bela vista da casa no campo próxima ao rio

A casa da fazenda de Clóves Cruz, local de fabricação da
famosa e prestigiada cachaça Ingazeira 

A vegetação ainda preservada na beira do rio

Apesar da seca implacável, o verde ainda resiste

A beleza da natureza em sua mais bela forma

A gigantesca árvore desfila a sua beleza mesmo em
tempo de seca inclemente

As grandes árvores verdes não deixam a esperança morrer

Mesmo em tempo de seca, o balneário não perde a beleza

Visão da entrada do pontilhão sobre o rio

Ó rústico pontilhão sobre o Rio São Domingos

Aqui é um ótimo lugar para se tomar um banho em
época de cheia no rio

Um recanto de grande beleza, mesmo na seca

A pequena represa é um cartão postal da cidade

Quando a chuva chegar, tudo por aqui se transformará

Em breve por aqui as águas correrão límpidas e ligeiras

237 - Espinosenses pelo mundo: GENÉSIO JOSÉ TOLENTINO

Genésio José Tolentino nasceu em Espinosa, Minas Gerais, em 11 de dezembro de 1888, filho de Sebastião José Tolentino e de dona Honorata Geraldina Tolentino. Residiu por um grande período em sua terra natal, onde foi comerciante, fazendeiro e tarefeiro da estrada de rodagem Espinosa-Matias Cardoso, tendo exercido os cargos de Delegado de Polícia, Promotor de Justiça e Juiz de Paz.
Nomeado Prefeito Municipal de Espinosa, exerceu a função até 1934. Transferindo-se em agosto de 1934 para Montes Claros, dedicou-se ao comércio naquela cidade. Casou-se, a 22 de abril de 1908, com dona Orlinda Caldeira Tolentino. Faleceu em 1952.

236 - Algumas dicas importantes de saúde. Cuide-se!

O maior e mais importante valor da nossa vida é a saúde. Com ela podemos fazer tudo. Sem ela, a vida se transforma em dor e sofrimento. E para mantê-la sempre em ordem é necessário, no dia a dia, alguns cuidados simples e fáceis que, certamente, farão enorme diferença em um futuro bem próximo, quando os anos de excesso e desleixo na infância e na juventude irão cobrar a sua conta. Portanto meus amigos, tratem de abrir os olhos e se conscientizarem da necessidade urgente de mudança de hábitos para que possamos viver mais e muito bem, com bastante saúde para acompanhar a vida dos nossos filhos e netos. Cuidem-se!

Dicas para evitar a contaminação alimentar:

  1. Antes de começar a cozinhar, lave bem as mãos com sabonete ou detergente.
  2. Nunca utilize ovos com a casca rachada.
  3. Evite comer ovos crus, gemadas, maionese caseira ou ovos fritos com a gema mole.
  4. Cozinhe com água filtrada ou fervida.
  5. Limpe a caixa-d’água de sua casa a cada seis meses.
  6. Lave as latas de alimentos e bebidas antes de abrir.
  7. Nunca abra latas estufadas ou com pontos de ferrugem.
  8. Não congele novamente alimentos que já foram descongelados.
  9. Mergulhe verduras, frutas e legumes em duas colheres (sopa) de hipoclorito de sódio ou uma colher (sobremesa) de cloro dissolvido em 1 litro de água. Depois, passe-os em água fervida.
  10. Compre leite e derivados de fornecedores confiáveis e com a sigla SIF (Serviço de Inspeção Sanitária).

Os 10 piores alimentos para a sua saúde:

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10° - SORVETE: Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9° - SALGADINHO DE MILHO: De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8° - PIZZA: Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7° - BATATA FRITA: Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6° - SALGADINHO DE BATATA: Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5° - BACON: Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4° - CACHORRO QUENTE: Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.
3° - DONUTS (ROSQUINHAS): Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2° - REFRIGERANTE: Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1° - REFRIGERANTE DIET: “Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior alimento de todos os tempos”, conclui.