Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 10 de setembro de 2011

209 - Música boa não tem idade: Bread

Nestes últimos dias em que a tristeza me pegou inadvertidamente, nada como escutar uma boa música para clarear as ideias e espantar a melancolia. E como é reconfortante perceber que velhas músicas, há muito tempo não ouvidas, nos trazem uma enorme sensação de paz e serenidade. O tempo passa rápido, cada vez mais rápido, mas as boas coisas da vida continuam imutáveis. As verdadeiras amizades, o amor da família, o prazer do futebol, um churrasquinho regado a cerveja com os amigos, a alegria de estar vivo e a ótima música do Bread. Acho que ninguém (ou pouquíssimas pessoas) tem conhecimento dessa banda americana que fez bastante sucesso nos anos 70. Mas se não conhecem, precisam conhecer. Àqueles que gostam de boa  música, apaixonadamente como eu, quero lhes mostrar um pouquinho da história do Bread. Vamos lá!
Bread foi uma banda norte-americana de rock, formada em Los Angeles, na Califórnia. O grupo foi um dos mais populares do início da década de 1970, se notabilizando por belas composições melódicas e harmonias bem trabalhadas.
O Bread foi formado em 1968 a partir do encontro entre David Gates e Jimmy Griffin. Acrescidos da presença de Robb Royer, o grupo começou a tocar nos bares de Los Angeles e posteriormente foi contratado pela gravadora Warner/Elektra - inicialmente apenas para ser uma banda de estúdio. O baterista Mike Botts se juntou a eles em seguida.
O primeiro single da banda, "Make It With You", alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana da Billboard, em 1970. O sucesso inesperado com o álbum "Bread", de 1969, fez com que a banda começasse a realizar diversas apresentações ao vivo pelos Estados Unidos.
O soft-rock de fácil assimilação conquistou as paradas norte-americanas, com destaque para "If", "Everything I Own", "Baby I'm-A Want You", "Guitar Man", "infringement" e "Aubrey". Ao mesmo tempo, criou-se um choque de egos entre seus componentes Gates e Griffin. A banda iria acabar em 1973.
Três anos mais tarde, reencontraram-se para lançar um último trabalho, "Lost Without Your Love", também bem recebido pela crítica e público.
Não há muito o que falar do trabalho desses caras. Basta deitar no sofá, fechar os olhos e ouvir as suas músicas enquanto desfruta das vibrações positivas que emanam da sua música de qualidade superior. A propósito, as que eu mais gosto são "The Guitar Man", "Aubrey" e "If" (Se, em inglês). Outra coisa: "Bread" é pão em inglês. Simples, harmonioso e imprescindível. Um grande abraço espinosense.
Fontes: wikipedia.com.br e lastfm.com.br