Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

198 - Terminam as Festas de Agosto em Montes Claros

Terminaram neste domingo, com um concorrido desfile pelas ruas do centro da cidade e uma missa na Igrejinha do Rosário, as festividades culturais das "Festas de Agosto" em Montes Claros. As chamadas Festas de Agosto acontecem em Montes Claros há mais de 160 anos, em honra do Divino Espírito Santo, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, aliando a crença religiosa com o folclore da região, através das apresentações culturais dos Marujos, Caboclinhos e Catopês.
É uma das mais bonitas manifestações culturais do país, pois a tradição centenária emana do entusiasmo, da fé e da religiosidade do povo humilde da cidade, em suas singelas homenagens aos santos de sua devoção. Este ano as comemorações foram descentralizadas e aconteceram na Praça da Matriz, na rua dos casarões antigos nos fundos da Igreja, na Praça Dr. Carlos e na Avenida Coronel Prates, próximo à Igrejinha do Rosário. Participaram ainda grupos folclóricos de outras cidades como Serro e Esmeraldas.
É a minha festa preferida entre tantas que acontecem na cidade de Montes Claros.
As Festas de Agosto são realizadas pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com colaboração de órgãos e entidades como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Serviços Urbanos, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), Associação de Promoção e Ação Social (APAS), Petrobras e Banco do Nordeste, Circuito Turístico Sertão Gerais e Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros.
Algumas considerações sobre a origem da festa. A "Marujada" é a teatralização de uma epopeia marítima, exaltando os feitos dos marinheiros portugueses e os princípios cristãos da religião católica, com características regionais. A encenação conta com a participação de 18 a 24 "Marujos", com vestimentas enfeitadas com rendas e cetim, metade em azul e outra metade em vermelho. Os "Marujos" saem dançando pelas ruas, entoando canções suaves, que agradam a todos. Em formação de colunas, com instrumentos musicais, dirigem-se em cortejo até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a fim de participar das festividades do mês de agosto.
As "Cabocladas" ou "Caboclinhos" constituem um divertimento de origem indígena. Seus figurantes são dez a quinze pares de crianças entre sete e dez anos, vestidas com saiotes vermelhos, enfeitados com plumas. Usam também capacetes de penas e carregam arcos e flechas. Além desses "Caboclinhos", o grupo é completado por uma figura infantil, o "Caciquinho", por seis figuras adultas, dois porta-bandeiras e os músicos. Os adultos envergam roupas enfeitadas de penas e muitos balangandãs, sem qualquer semelhança com trajes indígenas. Todos os componentes desse conjunto assistem à Missa e acompanham silenciosos os festejos.
Os "Catopês" ou "Dançantes" correspondem aos "Zumbis" ou às "Congadas" de outros lugares, mas com adaptações regionais. Os participantes agrupam-se em "Ternos", contendo cada um deles cerca de vinte pessoas, entre adultos e crianças, todos homens. Com vestimentas simples, os "Catopês" nos dias das festas saem pelas ruas cantando ao ritmo de tambores, e formam um cortejo com o rei, a rainha, membros das famílias dos festeiros, o povo da cidade e a banda de música, que acompanham o séquito até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Fonte: José Wilson Santos-montesclaros.mg.gov.br














A nota triste deste ano foi o acidente com uma van que trazia um grupo de uma comunidade quilombola do município de Catuti-MG para participar das festividades aqui em Montes Claros, que resultou na morte de nove pessoas.