Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 14 de agosto de 2011

192 - Luciano do Valle, um grande empreendedor do esporte brasileiro

Um dos caras por quem eu tenho grande admiração pelo seu trabalho e competência na área esportiva é o locutor Luciano do Valle. Ele, além de ser um ótimo narrador de jogos de futebol, também se destaca em várias outras vertentes do esporte e narrou eventos memoráveis do esporte brasileiro. Entre estes, destacam-se os jogos de vôlei daquela geração fantástica de William, Xandó, Bernard, Badalhoca, Renan, Amauri e Montanaro, comandada pelo Bebeto de Freitas; as lutas e as entrevistas engraçadíssimas do pugilista Adílson "Maguila" Rodrigues; a Copa do Mundo de 1982 com aquele timaço de craques inesquecíveis (Zico, Sócrates, Falcão, Toninho Cerezzo, Júnior, Luizinho e Éder) e futebol encantador, comandado pelo Telê Santana, infelizmente derrotado pela Itália; a Seleção Brasileira de Masters, criada e comandada por ele e que contou até com a participação do Rei Pelé em um jogo, etc. Muito do brilho, visibilidade na mídia e da importância do vôlei atual se deve ao trabalho de Luciano do Valle em tempos passados.
A Seleção Brasileira de Masters, criada e comandada por
Luciano do Valle reuniu grandes craques do passado:
Em pé: Renato, Eurico, Figueroa, Carpinelli, Jaime, Carpegiani,
Hermes, Ado  e Alfredo Mostarda; Agachados: Wilson Carrasco,
Cafuringa, Gil, Rivellino, Edu, Romeu e Douglas.

O time mágico do Brasil na Copa de 1982 que me deu tanta alegria:
Valdir Perez, Oscar, Leandro, Falcão, Luizinho e Júnior;
Dirceu, Sócrates, Serginho, Zico e Éder.

A excepcional "Geração de Prata" do vôlei brasileiro,
comandada pelo técnico Bebeto de Freitas e que contava
com os craques Bernard, Xandó, Montanaro e William, entre outros.

O folclórico pugilista Adílson "Maguila" Rodrigues
Luciano do Valle Queirós, nascido em Campinas, aos 4 de julho de 1947, é um locutor esportivo, apresentador de televisão e empresário brasileiro. Desde cedo gostou de esportes e começou sua carreira profissional na Rádio Brasil de Campinas. Passou por várias emissoras e foi para a Rádio Nacional de São Paulo. Sua bela voz, sua excelente dicção e seu estilo foram ganhando nome em todo o Brasil. Luciano foi para a televisão e começou pela Rede Globo, em 1974. Narrou várias copas do mundo e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão, como Rede Globo (1974-1982), Rede Record (1982-1983, 2004-2006) e Rede Bandeirantes (1983-2003, 2006-hoje). Foi locutor de Fórmula 1 e transmitiu a fase áurea de Emerson Fittipaldi nessa categoria, que o transformou em um ídolo do esporte brasileiro.
Luciano não queria ser apenas um narrador, desejava ser um empresário de esportes no país, e um grande incentivador dos esportes. O que realmente conseguiu. Depois que saiu da Rede Globo no início dos anos 80, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela Rede Record. Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como Bernard, William, Montanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro. Depois promoveria a carreira de Maguila, famoso lutador de boxe nacional.
Ao passar para a Bandeirantes foi responsável pela ênfase da emissora nas transmissões esportivas (seu slogan passou a ser "O Canal do Esporte"), exibindo aos domingos o programa de longa duração "Show do Esporte", que apresentava todo o tipo de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos. Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos Rivellino, Edu e Dario.

Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidades de esportes de praia, em programas especiais de verão. Atualmente reduziu suas atividades empresariais, continuando como narrador e transmite o Campeonato Brasileiro pela Band e as provas da IRL. Apresentou o programa "Apito Final", pela TV Bandeirantes, durante a Copa do Mundo de 2006, e transmitiu os jogos do Brasil na mesma copa pelo canal de televisão a cabo Band Sports. Também apresenta com sua esposa Flávia do Valle, o programa "Tudo em Dia", programa local exibido aos domingos na Band RS.
Em 2011, atuou como dublador no filme "Carros 2", emprestando sua voz ao personagem Brent Mustanburger.
Fonte: Wikipedia.