Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de junho de 2011

144 - Túlio de Melo, montes-clarense campeão francês 2011 pelo Lille

Este nosso blog foi idealizado para tratar, prioritariamente, de fatos e personagens da nossa cidade-mãe, Espinosa, bem como de futebol. Mas, com o passar do tempo, sem perceber, outros assuntos foram ingressando sorrateiramente e também ganharam aqui o seu espaço.
Dias atrás, recebi uma reclamação de um internauta, muito meu amigo, Walter Cabeção, que não é de Espinosa e gostaria que eu não ficasse apenas focado nas coisas da nossa cidade, mas que desse espaço também a outros personagens de outros lugares, como por exemplo, Montes Claros. Veja aqui seu comentário. E resolvi atendê-lo com a postagem aqui de uma pequena homenagem a um atleticano montes-clarense, o atacante Túlio de Melo, que está fazendo sucesso no futebol da França, se tornando campeão da Copa da França e do Campeonato Francês este ano, com o time do LOSC Lille Métropole.
O time do Lille, sendo Túlio o segundo em pé, à esquerda

Comemoração de Túlio com os companheiros de time

Ônibus do Lille em meio à torcida, na comemoração do título francês
O título do Campeonato Francês ganho pelo Lille foi intensamente comemorado pelos torcedores do clube, que não levantavam o troféu há 56 anos, pois havia ganhado apenas em 1946 e 1954. O Lille conquistou o título de campeão no sábado, dia 21 de maio, com o empate por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain, com uma rodada de antecedência, e, como havia conquistado na semana passada a Copa da França, com a vitória por 1 a 0 justamente sobre o PSG, ficou com o "Double" da temporada, façanha que havia conquistado somente no ano de 1946.

A turma do Lille se esbalda na piscina do estádio,
Túlio com a bandeira do Brasil

Comemoração da vitória na Copa da França sobre o PSG
Um dos grandes destaques do LOSC durante toda a temporada foi o atacante brasileiro Túlio de Melo.
Túlio Vinícius Fróes de Melo nasceu em Montes Claros aos 31 de janeiro de 1985, é filho de Walmir e Marilza e sobrinho de meu amigo Júnior do Jac´s, empresário do setor de bares e restaurantes aqui em MOC.
Ainda no juvenil do Galo, em 2001, e já campeão

Túlio de Melo com a gloriosa camisa do Clube Atlético Mineiro
Túlio iniciou sua carreira no Atlético Mineiro, aos 11 anos de idade, onde, apesar dos muitos gols marcados nas categorias de base, não foi aproveitado no time principal. Esteve, por um período, emprestado ao Santa Cruz-PE para disputar o Campeonato Pernambucano e a Copa do Brasil.
Túlio comemora mais um gol com a camisa 9 do Lille
Sem oportunidades no Galo se transferiu para a Europa em 2004 para integrar a equipe dinamarquesa do AaB Aalborg. Em 2005 ele assinou um contrato de três anos com o clube francês Le Mans, onde ganhou boa reputação como um  poderoso atacante, tornando-se o maior artilheiro do clube na primeira divisão francesa, com 24 gols . Suas atuações impressionantes na primeira metade da temporada 2007-08 (10 gols em 19 partidas) causaram o interesse de equipes de nível superior, como os clubes Palermo e Parma, da Itália.
Túlio com a camisa do Le Mans
Seu nome mais tarde causou polêmica entre estas equipes, pois havia a acusação de que ele tivesse assinado contratos com ambos os clubes, mas foi o Palermo que conseguiu a sua contratação.
Ele se juntou ao time rosanero em julho de 2008, mas logo foi listado pelo clube para transferência e conseguiu apenas jogar 45 minutos em uma partida pela Copa da Itália, uma derrota em casa por 2 x 1 diante do Ravena.
Túlio em campo com a camisa vermelha do Lille

Sempre em busca do gol, sua vocação maior
Em 31 de agosto de 2008, o clube LOSC Lille Métropole anunciou ter concluído a contratação do brasileiro, com a assinatura de contrato de Túlio de Melo a partir de Palermo. Desde então, Túlio, apesar de ter sofrido algumas contusões, que prejudicaram bastante a sua carreira, tornou-se um dos destaques da equipe.
Túlio visita a Cidade do Galo, relembrando o seu início de carreira

Túlio de Melo revê amigos na Cidade do Galo
Tive o prazer de conhecê-lo, há poucos anos atrás, durante suas férias em Montes Claros. Túlio é um rapaz bastante tranquilo, dedicado ao trabalho, bem humilde e equilibrado, um cara que, apesar da carreira vitoriosa e de jogar e morar na Europa, não ficou de nenhuma maneira deslumbrado com a fama.
Eustáquio e Túlio na AABB-MOC, em 2008
Carreira de Túlio de Melo:
Anos                       Clube                                 Jogos        Gols
2003-2005  -  Atlético Mineiro
                       Infantil:                                        74             56
                       Juvenil:                                        41             25
                       Júnior:                                         28             15
2004–2005 -  AaB AalBorg BK                              19               7
2005–2008 -  Le Mans                                          72             35
2008-2008 -  Palermo                                           6               4
2008–2011 -  Lille                                                67             26