Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 1 de junho de 2011

138 - O movimentado futebol de outrora em Espinosa

O que anda acontecendo com o futebol de Espinosa? Como estou distante, não tenho maiores informações sobre o futebol de campo jogado na cidade. Apareceram grandes craques ultimamente? O Cruzeirinho ainda está em atividade? E o Ypiranga? Há outros times de destaque na cidade, atuando constantemente? E a rivalidade, ainda existe?
Houve um tempo em Espinosa em que o futebol atraía multidões ao estádio, ou melhor, ao Campão. Assim era chamado o campo de futebol da cidade, sem gramado, que ficava onde hoje está o Mercado Municipal. Com a construção do mercado novo, o prefeito da época, Paulo Cruz, transferiu o estádio para um local mais afastado da cidade, o que gerou algumas reclamações por parte dos esportistas de então. Mas a mudança mostrou-se correta e necessária, pois além de dotar a cidade de um espaço bem mais amplo e estruturado para acomodar o comércio agitado dos agricultores e comerciantes, proporcionando maior conforto à população, também propiciou o crescimento da cidade naquela direção do Bairro Santa Cláudia.
Mercado Municipal, onde no passado existia o campo de futebol
da cidade, conhecido como Campão, palco de partidas memoráveis

Entrada do Estádio Caldeirão no Bairro Santa Cláudia

Campo de futebol do Estádio Caldeirão
Mas voltando ao assunto do futebol, naquele tempo em que o futebol tinha uma enorme dimensão na vida da população, que não contava ainda com o advento da televisão, os jogos aos domingos eram uma atração especial. Havia grandes times e excelentes jogadores em todas as categorias: dos "profissionais", juniores e infantis. Os "profissionais" cultivavam uma rivalidade acirrada: Santa Cruz e M. Teixeira (depois Espinosense). Quando um desses times jogava em Espinosa, o outro estava se apresentando em outra cidade. Mesmo sem estradas asfaltadas e normalmente viajando em caminhões, sem o mínimo conforto, os times viajavam por todo o norte de Minas e sudoeste da Bahia, se confrontando com ótimas equipes de Monte Azul, Mato Verde, Porteirinha, Janaúba, Licínio de Almeida, Jacaraci, Guanambi, Urandi, Caculé, etc. Entre os juniores, brilhavam alguns times como o Milan e o Juventus. Entre os infantis, a rivalidade em um determinado tempo, era entre o Cruzeirinho e o Sayonara. Houve também muita rivalidade entre o Cruzeirinho e o "Time de Vardim" de Monte Azul. O time monte-azulense era um celeiro de craques como Pasida, Morróia, Pepê, Luciano, entre outros. Esse timaço atuava somente em seu campo, em Monte Azul, indo jogar apenas uma vez em Espinosa, contra o Cruzeirinho, saindo de campo ainda no primeiro tempo, depois de um pênalti assinalado a nosso favor pelo polêmico árbitro Quincão.
Uma característica determinante para o desenvolvimento do futebol naquela época, foi a presença marcante de pessoas muito devotadas ao esporte, verdadeiros heróis. Drumond foi uma delas, comandando o M. Teixeira e o Espinosense. Betão era o líder do Santa Cruz. Etvaldo dirigia o Sayonara. No Cruzeirinho, Domingão de Gino e, posteriormente, Seu Mateus, foram os grandes comandantes daquela criançada toda. E muitos outros abnegados desportistas daquele e de outros períodos, merecem o respeito e o reconhecimento de muitos atletas espinosenses entre os quais eu me incluo: Alício de Peone, Gibão, Sargento Anfilófio, etc.
A fotografia abaixo mostra o Cruzeirinho em uma partida na cidade de Monte Azul, comandado pelo saudoso esportista Mateus Salviola Antunes, nosso grande chefe.
Equipe do Cruzeirinho no campo do Odon Oliva em Monte Azul:
Lucélio, Nelsão, Jorjão, Jânio, Tarcísio, Dinga, Eustáquio, Péba e Seu Mateus;
Euclides (In Memoriam), Zezinho, Tatuzinho, Benildo e Edu.


137 - Mais uma feliz conquista: 20.000 visualizações de páginas

Chegamos neste início do mês de junho de 2011 ao número de 20.000 visualizações de páginas aqui no nosso blog, desde que ele foi criado, exatamente em uma quinta-feira, dia 20 de maio de 2010. Já se passou um ano desde então. É mais uma conquista que me deixa bastante feliz e entusiasmado para continuar trabalhando e oferecendo a todos os internautas, espinosenses ou não, a possibilidade de receber informações, fotografias, opiniões e histórias da cidade e do povo de Espinosa, além de poder participar enviando as suas mensagens e opiniões. Pretendo coletar mais informações a respeito da nossa cidade, bem como novas fotografias e histórias de vida de alguns personagens ilustres que tem grande importância no desenrolar da nossa história.
Espero que estejam apreciando esse humilde canal de comunicação e que continuem a acessá-lo, dando seus pitacos e mandando suas críticas e colaborações.
O meu muitíssimo obrigado a todos vocês, visitantes deste blog, razão única da sua existência. Um grande abraço espinosense.

Umas imagens de Espinosa, só pra matar a saudade...
O baile incansável das ondas irrequietas da represa 

O crepúsculo refletido nas águas da Barragem Cova de Mandioca

A praça com o verde contrastando com o mais lindo céu azul

Coisa linda de se ver: o Rio Verde caudaloso e fascinante
Uma visão geral da cidade debaixo do belo céu azul-celeste