Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

91 - Pitacos desvairados

Assim como Sócrates, não o craque meu ídolo do futebol, mas o filósofo grego, eu "só sei que nada sei". Mas não deixo, em nenhuma hipótese, de dar os meus pitacos sobre tudo o que acontece no mundo e que me atrai a atenção. Então, vamos a eles.

A DESPEDIDA DE RONALDO
Foi realmente emocionante o anúncio, feito pelo craque Ronaldo Fenômeno, da sua despedida dos gramados. Estava no horário de almoço e acompanhei emocionado a comunicação, pelo maior goleador em Copas do Mundo, da sua difícil decisão de, finalmente, encerrar a sua carreira. Perde o futebol mundial um talento excepcional, um prodígio com a bola nos pés, um artilheiro nato, que começou a sua caminhada no futsal no Valqueire Tênis Clube, passou pelas categorias de base do Social Ramos Clube, chegou ao São Cristóvão de Futebol e Regatas e dali, vendido ao Cruzeiro se destacou para o mundo do futebol. Foi vendido ao PSV Eindhoven da Holanda, depois ao Barcelona, transferiu-se para a Internazionali de Milão, voltou à Espanha para defender o Real Madrid e finalmente chegou para defender o Milan. Com seguidos problemas musculares e delicadas operações nos joelhos, as atuações já não eram regulares. Resolveu então retornar ao Brasil e defender o Corinthians, numa jogada comercial e de marketing muito badalada e cercada de muito dinheiro. Fez alguns bons jogos, marcou belíssimos gols, como sempre, e ganhou dois títulos: a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista em 2009. Mas a meta principal e a obsessão corinthiana era a conquista da Copa Libertadores. Foi um fiasco. Ainda na fase de repescagem, o Curingão naufragou diante do inexpressivo time do Deportes Tolima e deu adeus ao sonho. A revolta da torcida foi pesadíssima, com ataque ao ônibus do clube, com xingamentos, ameaças físicas e pixação nos muros da sede, execrando os jogadores e a diretoria. Ronaldo e Roberto Carlos foram os mais visados. Entendo ser este um dos principais motivos para que ele tenha se decidido a parar de jogar. Um cara que tem a sua história vitoriosa, conhecido e ídolo em todo o mundo, com uma imensa fortuna de aproximadamente um bilhão de reais, amealhada em contratos milionários com clubes e patrocinadores durante tantos anos, ter que se submeter a tudo isso: xingamentos, ameaças, pixações, ser chamado de gordo, de aposentado, realmente não é fácil. Acho que ele demorou muito para encerrar a carreira. Além disso, se quisesse jogar por mais um ano, deveria se dedicar menos às baladas e acontecimentos sociais e se aplicar mais na preparação física e no controle do peso. Mas mesmo com todos os erros cometidos na carreira, Ronaldo será lembrado eternamente como um gênio da bola, um craque do futebol mundial, um ídolo inesquecível. Valeu, Fenômeno!   

TROTES NA UNIVERSIDADE
Uma tradição medieval persiste até hoje em algumas universidades brasileiras: o trote. Criado lá pelo início do século XIV, o rito de iniciação consistia na idéia de castigar os novatos em represália à repressão rigorosa dos professores em sala de aula, com a promessa de poderem se vingar dos novatos no próximo ano. E assim prossegue essa idéia idiota até os dias atuais. É claro que não sou tão radical a ponto de não aceitar que haja uma brincadeira com o novo universitário. É necessário, até para o calouro, se integrar ao novo grupo, à nova casa, ao novo ambiente. É justo que se faça uma comemoração, com algum tipo de gozação, como corte de cabelo, pintura da cara, pagar uma farrinha, desde que o calouro participe voluntariamente. O que não se pode aceitar é o abuso, a violência física, a humilhação, forçar a ingestão de bebidas alcoólicas, criar situações vexatórias, ferir a dignidade das pessoas. Até mortes já ocorreram em alguns trotes na história, como as mortes dos alunos Carlos Alberto Sousa em Mogi das Cruzes-SP, em 1980, e Edison Tsung Chi Hsueh na USP, em 1999. Isso tem que acabar! 

A DERROCADA DA DITADURA NO EGITO
Nada dura para sempre. Nem nós nem qualquer ditadura em qualquer lugar do mundo. É só dar uma repassada na História. Já imaginaram quanto poder já esteve nas mãos de Adolf Hitler, Joseph Stalin, Benito Mussolini, Idi Amin Dada, Saddam Hussein, Francisco Franco, Augusto Pinochet, Mao Tse-Tung, Pol Pot e tantos outros? E a nossa ditadura, com seus "anos de chumbo", que perdurou por longos 21 anos? De repente, em algum momento da História, a força militar e política do líder autoritário se transforma em pó e ele se torna um fracote, às vezes sendo brutalmente assassinado pela turba revoltada e  incontrolável. Agora mesmo o ditador Hosni Mubarak teve que renunciar ao cargo, após gigantescos protestos da população que tomou de assalto a Praça Tahrir, no Cairo. Quem será o próximo a cair? Em que lugar? Em breve saberemos.

O PROGRAMA "ESQUENTA" DA REDE GLOBO
Finalmente aparece um programa que trata as pessoas mais humildes com dignidade e respeito. Quem já assistiu pôde perceber que, acho que pela primeira vez na televisão brasileira (como diria o "cara" Lula), finalmente um programa de televisão no Brasil trata os pobres, os humildes, os habitantes da periferia, como pessoas merecedoras de atenção e respeito, dando-lhes espaço para contarem as suas histórias e mostrarem os seus talentos. Em todos os outros programas de televisão, as pessoas menos favorecidas financeiramente sempre foram usadas para deboche e humilhação, seja nos programas de calouros, nas apresentações de 30 segundos, nos reality shows ou nos programas de auditório. Parabéns à Regina Casé, uma defensora ferrenha da cultura popular brasileira, esteja ela onde estiver, sem preconceitos.

AS IDIOTICES DE UM MUNDO DITO MODERNO
Cada dia que passa encontro mais coisas idiotas neste nosso mundo considerado moderno e desenvolvido. Pois bem. Vamos a elas.
  • No Japão, pesquisa indica que um terço dos jovens entre 16 e 19 anos preferem o videokê ao sexo;
  • Na Tailândia, casais tentam quebrar o recorde de beijo mais longo;
  • Em Montes Claros, jovens idiotas desfilam nos seus carros com som em altíssimo volume tocando músicas de péssima qualidade, demonstrando a falta de cérebro, a ausência de senso comum e péssimo gosto musical;
  • No Malauí, o governo quer multar as pessoas que soltarem pum em público;
  • Na Síria, uma empresa criou um sutiã que se abre automaticamente com o som de palmas;
  • No mundo inteiro, a proliferação de reality shows dos mais diversos assuntos entope os canais de TV;
  • No país inteiro, a estupidez das pessoas no trânsito ceifa milhares de vidas inocentes;
  • Na Itália, o primeiro-ministro Silvio Berlusconi se vê novamente metido em escândalos sexuais;
  • No Brasil, a transexual Ariadna, do BBB, vai posar nua para a Playboy. Chega, parei!
OS PARADOXOS DA JUSTIÇA BRASILEIRA
Estamos vivendo uma época um tanto quanto confusa. Há mais leis protegendo os bandidos, marginais e foras-da-lei do que as pessoas de bem. Hoje é fácil ver várias associações de proteção aos direitos dos presos, que tem direito a visitas íntimas e a saídas para o Natal e dia das mães, entre outras regalias. Defendo o direito sagrado de todos os criminosos de ter um tratamento digno, com boas refeições, em um ambiente asseado e decente, a defesa jurídica paga pelo Estado, a visita de parentes em dias predeterminados, o acesso à educação e à cultura e a integridade física preservada, óbvio. O que não posso concordar é com o acesso fácil a celulares, ao consumo de drogas, à facilidade de continuar administrando o crime de dentro da prisão, à redução da pena imposta pelas leis atuais. Eu acho que se o cara cometeu um crime grave, hediondo, deve pegar prisão perpétua, sem diminuição de pena em momento algum. Tem certos caras que nunca deixarão de ser criminosos. Não pode haver perdão para eles. Enquanto isso, nós, pobres cidadãos brasileiros, temos que nos esconder em casas cada dia mais cercadas de aparatos de segurança como cerca életrica, câmeras, alarmes, grades, monitoramento 24 horas, etc. Na realidade, nada disso resolve o problema. A saída é crer em DEUS e rezar muito.

Por hoje é só, depois pitaco mais. Um grande abraço espinosense.