Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

68 - 8 de dezembro: 30 anos sem John Lennon

Há exatos trinta anos, o mundo ficava perplexo e atordoado com a notícia da morte de um dos mais famosos e talentosos artistas da música popular. O imbecil enlouquecido Mark David Chapman assassinou a tiros o cantor e compositor John Winston Lennon, líder e lenda viva da mais famosa banda de rock de todos os tempos, The Beatles. John e Yoko Ono, sua mulher, voltavam de um estúdio de gravação e estavam chegando à sua residência, no Edifício Dakota, em Nova Iorque.


Nascido na cidade de Liverpool, na Inglaterra, aos 9 de outubro de 1940, John teve uma infância conturbada, tendo sido criado pela sua tia Mary "Mimi" Smith, após a morte de sua mãe, Júlia, devido a um atropelamento por um policial bêbado. Só tempos depois reencontraria o seu pai, Alfred "Alf" Lennon, que trabalhava na Marinha Mercante e esteve ausente por quase toda a sua infância e adolescência. Em 1956, quando estudava na Quarry Bank Grammar School, fundou a sua primeira banda: "The Quarrymen", que mais tarde daria origem à lendária "The Beatles". Depois de conhecer o jovem James Paul McCartney, John começaria uma das mais criativas parcerias na música em todo o mundo.


Depois de explodir com os Beatles, já composto por ele e Paul, e com o ingresso de George Harrison e Ringo Starr, Lennon conheceu o grande amor de sua vida, Yoko Ono, que mais tarde desencadearia o término da banda. John viveu com Yoko uma paixão avassaladora que gerou um filho, Sean Taro Ono Lennon, hoje músico, assim como o primeiro filho de Lennon, Julian, com a primeira mulher, Cynthia Powell.


John e Yoko participaram de inúmeros protestos a favor dos trabalhadores e contra a Guerra do Vietnã, atraindo a ira do governo americano, do então presidente Richard Nixon, que pretendia deportá-lo dos Estados Unidos. Depois de muita luta, conseguiu o Green Card e se fixou na cidade de Nova Iorque. Vivia um amor esplendoroso e mágico com Yoko Ono, havia terminado de lançar o disco "Double Fantasy", quando a tragédia se consumou pelas mãos de um fã enlouquecido: cinco tiros de um revólver 38 tiraram a vida do gênio da música John Lennon.


Após a sua morte, foi criado um memorial chamado "Strawberry Fields Forever", no Central Park, em frente ao Edifício Dakota, onde morava.


Saudades...
Para se lembrar de John, clique aqui. E aqui. E aqui. E aqui. E aqui. E aqui. E aqui.