Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

67 - Um vigoroso NÃO à homofobia e à violência no futebol

As cenas de brutal violência e de desequilíbrio emocional de alguns jovens, exibidas nos principais jornais da televisão nos últimos dias, deixaram-me revoltado e perplexo. A terrível  imagem do jovem torcedor montes-clarense do Cruzeiro, Otávio Fernandes, de 19 anos, caído ao solo, desacordado, sendo massacrado impiedosamente por alguns vândalos e selvagens integrantes da torcida Galoucura do meu querido Clube Atlético Mineiro, encheu-me de indignação e revolta. Como puderam fazer aquilo com uma pessoa totalmente indefesa, levando-o à morte? Não consigo entender o por quê de tanta crueldade e violência. Horríveis imagens aqui.
O futebol é um dos mais cultuados esportes do mundo, gerando verdadeiros apaixonados por seus times do coração. Eu, inclusive. Nada mais bonito e emocionante. Todos nós temos o direito sagrado de torcer apaixonadamente pelo time que a gente escolher. De gozar os amigos quando o nosso time ganha, de ser sacaneado quando se perde. E de fazer isso em paz, sem violência, sem animosidade. Faz parte do espírito do futebol a alegria, a brincadeira, a gozação, a vaia. Mas violência, NÃO!

Notícias da guerra entre as torcidas aqui.

Coisa parecida acontece contra os homossexuais, também com extrema violência. Conforme o Dicionário Aurélio, homofobia é a aversão aos homossexuais ou ao homossexualismo. Não se exige de uma sociedade conservadora e majoritariamente católica a aceitação sem traumas de tão polêmica matéria. É aceitável que algumas pessoas discordem, repudiem e se sintam incomodadas com a visão de pessoas do mesmo sexo trocando carinhos e mantendo relações afetivas. Confesso-me ainda um pouco incomodado com isso. Não estou ainda totalmente preparado para presenciar, por exemplo, a troca de beijos entre pessoas do mesmo sexo. Por conta da minha conservadora criação, acho que me sentirei embaraçado. Mas temos que nos acostumar, pois a homossexualidade existe, sempre existiu e a tendência é de que mais e mais pessoas se revelem com a modernidade dos costumes. Uma das características mais acentuadas dos homossexuais é a extrema inteligência e o enorme talento para as artes. Assim, vários deles fazem parte da minha coleção de ídolos: Cazuza, Cássia Eller, Freddie Mercury, Renato Russo, Elton John, Ana Carolina, entre outros. Uma coisa é discordar ou se sentir incomodado. Outra coisa bem diferente e inaceitável é agredir as pessoas sem respeitar o direito sagrado à sua opção sexual. O que temos a fazer é respeitar as pessoas, conviver harmoniosamente com elas e repudiar veementemente toda e qualquer atitude de preconceito e homofobia. 
Que vivamos todos em paz e em harmonia, pois todos somos filhos de DEUS. Amém.

Para maiores informações sobre a homofobia, acesse aqui.
Para acessar o Programa "Brasil sem homofobia" do Governo Federal, acesse aqui.