Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 5 de dezembro de 2010

66 - Personalidades espinosenses - XARÁ DO BANCO DO BRASIL

Quando resolvi publicar aqui no meu blog pequenas entrevistas com espinosenses ilustres, um dos primeiros personagens que me vieram à mente foi Francisco Gomes da Rocha, bancário aposentado do Banco do Brasil, meu colega por vários anos em Espinosa. Popularmente conhecido como Xará, apelido carinhoso que ganhou na cidade, ele é uma das mais fascinantes figuras que eu já conheci. Dono de um carisma extraordinário, de uma inteligência extrema e sempre bem-humorado, Xará é aquele cara que não consegue atrair inimigos, convivendo harmoniosamente com todas as pessoas, de todos os grupos e classes sociais.
Nascido em Sete Lagoas-MG, veio para Espinosa ainda jovem para tomar posse como funcionário do Banco do Brasil, na década de 60. É curioso perceber que ele desempenhou toda a sua carreira em uma única agência, a de Espinosa, da posse à aposentadoria, conquistando o respeito e a admiração de colegas e munícipes, tornando-se merecidamente um genuíno cidadão espinosense.
A ele, o meu abraço e a amizade eterna. Que DEUS lhe dê muita saúde e vida longa.
Xará, fotografado na Avenida Dr. José Cangussu

Um dos mais interessantes personagens espinosenses

Xará: a descontração e o bom humor como virtude

PERFIL: XARÁ DO BANCO DO BRASIL

Nome completo: Francisco Gomes da Rocha
Local e data de nascimento: Sete Lagoas, aos 02 de outubro de 1943
Filiação: Francisco da Rocha Araújo e Raimunda Nascimento Cruz Araújo
Solteiro
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: reencontrar amigos que trazem boas lembranças e que lembram a família; sorrir, mesmo nas adversidades e tomar uma cervejinha em um lugar tranquilo, sem tumulto.
O que mais detesta: ser enganado.
O melhor de Espinosa: o povo espinosense, sua generosidade e calor humano.
O pior de Espinosa: estiagens prolongadas que geram desemprego e miséria.
Estilo de música: romântica.
Cantor favorito: Raimundo Fagner.
Música favorita: "Todas as Nossas Senhoras" de Roberto Carlos.

65 - É só alegria no futebol brasileiro

Ufa! Que bom que eu estava errado (ver postagem 48). Sinceramente, com a pífia e decepcionante campanha do meu GALO no campeonato brasileiro deste ano, entendia que a queda para a segunda divisão seria inevitável. Mas com a saída do Luxemburgo e a chegada do Dorival Júnior, as coisas melhoraram, o time se acertou, a reação aconteceu e conseguimos nos salvar da decapitação.


Para completar a minha imensa alegria, eis que ascendem, para a primeira divisão do Brasileirão, o glorioso Bahia e o nosso querido Ameriquinha, dos intermináveis Fábio Júnior e Euller. Muito bom!


Mas a alegria não para por aí, pois a conquista do título pelo Fluminense, deixando o Cruzeiro a ver navios, mais uma vez morrendo na praia, também traz boas emoções. É só alegria!
Cabe registrar que o Cruzeiro, ao perder para o GALO por 4 x 3 em 23 de outubro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, perdeu a chance de, além de se sagrar campeão nacional pela segunda vez, mandar o time atleticano de volta à segunda divisão. Por muito tempo os cruzeirenses terão pesadelos com o "matador" Obina, que marcou 3 gols neste jogo sensacional e inesquecível. 


Em 2011 a alegria continuará em ritmo alucinante, pois na pré-temporada ganharemos mais uma vez, pela 41ª, o campeonato rural em cima do nosso freguês maior. Logo após conquistaremos os títulos da Copa do Brasil, da Copa Sul-americana e do Campeonato Brasileiro, conquistando em dose tripla uma vaga na Copa Libertadores da América de 2012, que depois de ganhá-la, nos dará a chance de faturar o título de campeão mundial, em Abu Dhabi. É emoção demais para um apaixonado coração atleticano.

A máquina atleticana nos bons tempos:
Em pé: João Leite, Toninho Cerezo, Wantuir, Márcio, Alves e Valdemir,
Agachados: Marinho, Ângelo, Reinaldo, Paulo Isidoro e Ziza.