Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

61 - Personalidades espinosenses: GALDINO D´OS CARDEAIS

Existem pessoas que, mesmo sem perceber, fazem parte da vida de muitas outras, influenciando-as positivamente e gerando emoções e alegrias que marcam profundamente alguns períodos de suas vidas. Certamente, uma dessas pessoas é o talentoso músico Galdino. Nascido em Porteirinha, mudou-se para Espinosa aos 14 anos, onde fincou raízes e construiu família. Casado com Laurinda,  tem cinco filhos. Por muito tempo, ele foi o guitarrista do excelente grupo musical Os Cardeais, do saudoso Lourinho, que reinou absoluto e com enorme sucesso e credibilidade por todo o norte de Minas e sudoeste da Bahia, fazendo apresentações e shows com extrema qualidade e competência. Ao lado do chefe Lourinho, do tecladista Joãozinho, do saudoso baixista Devar, do baterista Canichane e dos vocalistas Niltinho e Osmar, Galdino proporcionou a mim e a milhares de espinosenses, momentos de extrema felicidade e alegria, principalmente nos bailes de carnaval no Clube dos Cem, no Espigão e no Mercado Municipal.  
Hoje ele é integrante do Grupo Musical Toque de Classe, ao lado do tecladista Paulo Tito e do vocalista Niltinho (ex-companheiro d´Os Cardeais). Recentemente, eles gravaram um DVD durante um show no salão de festas da AABB-Espinosa. Galdino trabalha também como professor de música no Programa AABB-Comunidade, uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Espinosa, atendendo a crianças carentes da nossa comunidade.  
Sou fã incondicional d´Os Cardeais e de Galdino desde a juventude, quando assistia, embasbacado, às suas performances com a guitarra. Em certo momento, já adulto, comprei um violão e tentei aprender a tocar, frequentando as suas aulas de música por, aproximadamente, um mês, à noite. Mas o horário coincidente com o futebol de salão na AABB atrapalhou e a falta de talento e de dedicação contribuíram para  a minha desmotivação, desaguando na minha desistência de me tornar um guitarrista do rock´n´roll.
Extremamente tímido e humilde, Galdino relutou um pouco em me conceder esta pequena entrevista, talvez sem se dar conta da sua grande importância para a cultura da nossa cidade e para a vida de milhares de espinosenses que, debaixo dos acordes da sua guitarra, viveram momentos inesquecíveis de amor e felicidade.
A todos os integrantes d´Os Cardeais e a ele, em particular, o meu respeito, admiração e agradecimento por tudo. Valeu!     

Galdino em seu trabalho no ensino de música aos participantes
do Programa AABB-Comunidade em Espinosa

Galdino na AABB-Espinosa, onde ensina música a meninos carentes

Galdino, ex-guitarrista do conjunto musical Os Cardeais,
atualmente membro da banda Toque de Classe, em Espinosa

DVD do Grupo Musical Toque de Classe

PERFIL: GALDINO D´OS CARDEAIS

Nome completo: Galdino Marceno de Brito
Local e data de nascimento: Porteirinha, 15 de junho de 1952
Filiação: Herculano Marceno de Brito (In memoriam) e Ângela Nogueira Soares (In memoriam)
Casado com Laurinda Lima de Sá Brito
Filhos: Dênis (31 anos), Fábio (29 anos), Ângela (27 anos), Érica (24 anos) e Elane (21 anos)
Time do coração: Cruzeiro
O que mais gosta: tocar e trabalhar com música
O que mais detesta: bebidas, drogas, falsidade, mentiras, pessoas de dupla personalidade
O melhor de Espinosa: a amizade, o trabalho que realiza, a certeza de não possuir inimigos
O pior de Espinosa: as drogas e a prostituição infantil
Estilo de música: MPB, música clássica, rock
Cantores preferidos: Fagner, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil
Músicas preferidas: "Carinhoso", "Moça", "O bêbado e o equilibrista"