Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 21 de agosto de 2010

42 - A mais famosa esquina espinosense

Algumas esquinas foram eternizadas por grandes artistas em suas músicas e suas histórias. A esquina das Ruas Divinópolis e Paraizópolis, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte entrou para a História por ter sido o cenário da criação do famoso "Clube da Esquina". Os talentosos garotos ali se reuniam para bater papo, jogar bola, tocar e falar de música, escutar Beatles e iniciar uma carreira musical das mais importantes para a música popular brasileira. Lô Borges, Tavinho Moura, Fernando Brant, Wagner Tiso, Toninho Horta, Flávio Venturini, Mílton Nascimento e Beto Guedes, entre outros, criariam músicas inesquecíveis, de grande qualidade, imortalizadas nos discos intitulados Clube da Esquina 1 e 2, o início de tudo.

Disco Clube da Esquina 1

Disco Clube da Esquina 2

A famosa esquina das Ruas Divinópolis e Paraizópolis, no Santa Tereza em BH
Outra esquina famosa foi imortalizada por Caetano Veloso na música "Sampa". A letra diz: "Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João, é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi, da dura poesia concreta de tuas esquinas, da deselegância discreta de tuas meninas".


Em Espinosa, a esquina mais famosa da cidade é, sem dúvida, a esquina da Rua Coronel Domingos Tolentino, a "Rua da Resina", com a minúscula Rua Arthur Bernardes. Ali era o ponto de encontro de uma turma enorme de meninos e meninas que, em completa algazarra, alegria e convívio fraternal, soltavam a sua criatividade e energia em mil brincadeiras. As casas de "Sêo" Vavá, "Madrinha" Judith e "Tia" Zulmira serviam de cenário para todo tipo de brincadeira na rua: quatro cantos, gude (bilóia), chicotinho queimado, "guerau", dupla, finca, 31 de janeiro, queimada, e tantos outros mais. Era uma farra só. E quantos olhares e beijos apaixonados, quantas demonstrações de amor e carinho, quantos momentos inesquecíveis aconteceram ali? Era nessa esquina também que nos reuníamos para inventar e decifrar charadas. Eram participantes ativos "Sêo" João Meira, o saudoso Nenzão, Luizão, Lelo, Eustáquio, Magrão, Júlio, Quinha e muitos outros. Quanta saudade!



Quinha, com Cristian e Tatiane, Eustáquio,
Nusa, Luciana, Vânia, Ágda e Lói.
 
A esquina da minha vida, onde se vê o casarão onde viveu
minha avó, "Madrinha" Judith
Vista da esquina a partir do Rio São Domingos