Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 28 de julho de 2010

34 - A polêmica palmadinha...

O projeto de lei que modifica o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente promete causar muita polêmica nos próximos dias. De acordo com a mudança, fica proibido e vira crime usar castigos corporais de qualquer natureza na educação dos filhos. Ou seja, aquela velha palmadinha que os pais utilizavam para repreender e ensinar os filhos vai virar caso de polícia. Entendo que a idéia do projeto de lei é extremamente bem-intencionada, mas de difícil aplicação, já que fica a pergunta: quem vai fiscalizar milhões de lares brasileiros em todos os recantos desse país? Acho que o intuito, louvável, da mudança no Estatuto é, simplesmente, tentar conscientizar os pais para não se exarcebarem nos castigos desferidos na educação dos seus rebentos. Sou totalmente favorável a uma palmadinha nas nádegas dos pimpolhos, desde que sem violência ou requintes de crueldade, com a consequente explicação do porquê da punição. O que não se pode admitir jamais é o espancamento, a surra violenta, desferida no rosto, nas costas, com o uso de cintos com fivelas, galhos de árvores, pedaços de madeira ou fios e similares. Isso é totalmente inadmissível! Merece cadeia mesmo. Mas quem da minha geração não levou umas boas palmadas ou uma boa sova de "currião"? E olhe que em muitas ocasiões a gente merecia mesmo. Nem por isso nos tornamos revoltados ou pessoas violentas, a maioria. Pode haver casos opostos, claro. Não podemos generalizar.
O elogiável dessa medida do governo é a possibilidade de trazer à sociedade, a oportunidade de debater mais aprofundadamente o tema, trazendo resultados que possam coibir os excessos, verdadeiros absurdos, que frequentemente aparecem no noticiário.

33 - O Minas Esporte Clube

Dia desses, encontrei aqui em Montes Claros com Tatinho, nosso amigo e conterrâneo. No breve bate-papo que mantivemos, relembramos velhos fatos do futebol espinosense. Na ocasião, solicitei a ele que, se tivesse alguma fotografia de qualquer equipe de futebol de Espinosa, que me enviasse para publicar aqui no blog. E hoje, para minha surpresa, recebo dele, por e-mail, uma fotografia do Minas Esporte Clube. Conforme o prometido, aí está ela.
Meus agradecimentos ao Tatinho pela colaboração. O convite para enviar fotos da nossa Espinosa está aberto a todos os frequentadores desse blog. Publicarei com o maior prazer. Participem!

Na foto: Em pé: Véio, Pote, Gena, Valdir Mestre, Téo, Cleone e Zezinho Sapateiro; agachados: Pé-Duro, Júlio, Júnior, Tatinho e Carlinhos de Valdomiro.