Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de junho de 2010

16 - O melhor time master de todos os tempos de Espinosa









Na história do futebol de Espinosa existiram grandes times, alguns dos quais tive a honra de participar. O Cruzeirinho, o Juventus, o Espinosense, o Santa Cruz, o Milan, o Ipiranga, o Minas, o Sayonara, o Atletiquinho, a M. Teixeira, entre outros. Mas um deles tem uma história de muitos craques e muitas vitórias. Criado pelo Tarcísio, o 9 de Março fez história no futebol espinosense. Com jogadores veteranos consagrados, o 9 de Março jogava por música. Tinha como rival o Bola de Ouro, que durante muito tempo foi o seu principal adversário.

O time base, na sua melhor fase, tinha Rogério no gol; Tintin e Palau nas laterais; a zaga tinha Zinho e Beto; o meio-de-campo contava com Fonso, Tarcísio, Eustáquio e Dai e o ataque era composto por Rubens e Walter. Ainda reforçavam esse timaço, entre outros: Doidinho, Alair, Maurício, Célio, Valdir, Ito, Claudão, Tiãozinho, Ró, Gena, João Carlos, Naneza, etc. Mais do que um time, a turma do 9 de Março era e continua sendo um excepcional grupo de grandes amigos.

Aí estão algumas fotos do inesquecível time do 9 de Março.

15 - Vander Lee

Para quem ainda não conhece, vou dar uma dica de boa música. Procurem ouvir Vander Lee. Cantor e compositor, mineiro de Belo Horizonte, atleticano, autor de lindas baladas e de ótimos sambas, com muito suingue e humor, Vander Lee é a prova concreta de que nem só de axé e funk vive a música brasileira.
Entre tantas músicas maravilhosas, destaco "Aonde Deus possa me ouvir", "Românticos", "Galo e Cruzeiro", "Eu e ela", "Esperando aviões" e tantas outras mais.

Acesse e veja com seus próprios olhos. Não deixe de fazê-lo. Você não se arrependerá.

http://www.youtube.com/watch?v=19OaxjeKkvo
http://www.youtube.com/watch?v=qhSrmV-YDO8
http://www.youtube.com/watch?v=8RxOPe-zG9s
http://www.youtube.com/watch?v=YE7VCErirw4

Abaixo a letra de "Aonde Deus possa me ouvir":

Aonde Deus possa me ouvir

Composição: Vander Lee

Sabe o que eu queria agora, meu bem...?
Sair chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também

Que me oferecesse um colo ou um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano
Mas a vida anda louca
As pessoas andam tristes
Meus amigos são amigos de ninguém.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender porque se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber

Meu amor...
Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir

Minha dor...
Eu não consigo compreender
Eu quero algo pra beber
Me deixe aqui pode sair.

Adeus...

Simplesmente maravilhoso...

14 - Que saudade do trem...




Símbolo de uma era de progresso e desenvolvimento, a velha estação ferroviária amarga, indefesa, a sua total deterioração. Tenho na memória, meio incompleta, a imagem dos vagões carregados de cimento que foram inapelavelmente tombados pela fúria da natureza, quando da famosa enchente de 1968, que ficou marcada para sempre na memória dos espinosenses. A saudade do "trem baiano" que, desativado, deixou a população sem um meio de transporte barato e seguro, bate de vez em quando. Viajei uma única vez, de Monte Azul à Montes Claros, e foi uma experiência inesquecível. O time de futebol de salão da AABB-Espinosa iria disputar a fase estadual na bela cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Fomos de carro até Monte Azul, onde pegamos o trem para Montes Claros. A viagem se deu completamente no vagão-restaurante, tomando cerveja e jogando baralho, com o balanço e o som característico do trem. Maravilhosa viagem! Em Montes Claros, alugamos uma velha Kombi que, após alguns problemas mecânicos e um pneu furado, nos conduziu, vivos e inteiros, à cidade de Ituiutaba.

Há, em Montes Claros, uma organização que luta para a volta do famoso "trem baiano", mas até agora, infelizmente, não conseguiu sucesso em sua empreitada.

Gostaria muito que a administração da cidade de Espinosa pudesse reformar a antiga estação ferroviária e construir ali um centro cultural, uma biblioteca pública ou, quem sabe, um escola de música e de teatro para a meninada. Sonhar nunca é demais.
A foto antiga mostra o dia da inauguração da estação ferroviária de Espinosa. Imagine a importância do fato naquela época.